Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Publicada a versão 2012 do Shangai Ranking

As melhores universidades do mundo classificadas pelo Shangai Ranking

Shangai Ranking 2012
1743

Foi lançada a versão 2012 da famosa classificação universitário Shangai Ranking, realizada e publicada pelo ARWU – Academic Ranking of World Universities. Entre as 20 melhores universidades deste ano, 17 são dos Estados Unidos; já entre o top 100, 53 delas são americanas.

 

A Harvard University conquistou o 1º lugar, repetindo o seu desempenho no ranking de 2011. As top 10 universidades são: Harvard, Stanford, MIT – Massachusetts Institute of Technology, Berkeley, Cambridge, Caltech – California Institute of Technology, Princeton, Columbia, Chicago e Oxford.

 

O ARWU é administrado pelos pesquisadores do Center for World-Class Universities of Shanghai Jiao Tong University (CWCU), na China. A lista das melhores universidades feita através de estudos e pesquisas da CWCU é publicada anualmente desde 2003. O ARWU usa seis indicadores objetivos para classificar as instituições de ensino superior do mundo todo:

 

1) Número de alunos e funcionários ganhadores do Prêmio Nobel e do Fields Medals.

2) Número de pesquisas realizadas pelas universidades citadas na Thomson Scientific.

3) Número de artigos publicados em jornais e veículos de comunicação científicos com foco em Natureza e Ciência.

4) Número de artigos presentes no Science Citation Index (Índice de Citação Científica).

5) Número de artigos presentes no Expanded and Social Sciences Citation Index.

6) Desempenho por estudante, levando em consideração o tamanho da instituição e do corpo discente.

 

Mais de mil universidades são estudadas e classificadas, e a cada ano as 500 melhores são publicadas no ranking online da Shangai. Nesta versão de 2012, O Reino Unido aparece com duas instituições entre as top 20 e nove entre as top 100 – o que significa que caiu duas posições em relação ao ano passado.

 

São elas: University of Cambridge (5), the University of Oxford (10), University College London (21), Imperial College London (24), the University of Manchester (40), the University of Edinburgh (51), King’s College London (68), the University of Bristol (70) and the University of Nottingham (86).

 

As instituições asiáticas tiveram uma melhora este ano. A University of Tokyo aparece em 20º lugar; a China (incluindo Hong Kong e Taiwan) tem 42 universidades entre as 500 melhores, ultrapassando o Reino Unido, com 38.

 

O Brasil aparece seis vezes no ranking: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

O Academic Ranking of World Universities divulgou também as cinco melhores universidade por área de estudo (ARWU-FIELD) e por disciplina (ARWU-SUBJECT).

 

ARWU-FIELD (área de estudo)

Ciências Naturais e Matemática – Harvard, Berkeley, Princeton, Caltech e MIT

Engenharia/Tecnologia e Ciências da Computação – MIT, Stanford, Berkeley, UIUC e UT Austin

Ciências Biológicas e Agrícolas – Harvard, MIT, UC San Francisco, Cambridge e Washington (Seattle)

Farmácia e Medicina – Harvard, UC San Francisco, Washington (Seattle), Johns Hopkins e Columbia

Ciências Sociais – Harvard, Chicago, Berkeley, MIT e Columbia

ARWU-SUBJECT (disciplina)

Matemática – Princeton, Harvard, Berkeley, Cambridge e Stanford

Física – Harvard, MIT, Berkeley, Princeton e Caltech

Química – Harvard, Berkeley, Stanford, Cambridge e ETH Zurich

Ciência da Computação – Stanford, MIT, Berkeley, Princeton e Harvard

Economia/Business – Harvard, Chicago, MIT, Berkeley e Columbia

 

Veja a lista completa das 500 melhores universidades no Shangai Ranking.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Shangai Ranking 2012

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3249

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

3036

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1393