
A Times publicou o seu mais recente ranking, o “Times Higher Education 100 Under 50 2014”, uma lista com as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo com menos de 50 anos de história. A Ásia Oriental lidera mais uma vez o ranking; já o Reino Unido tem seis representantes a menos em relação à lista de 2012. A análise de instituições "jovens" é uma forma de identificar as futuras potências em ensino superior que poderão competir lado a lado com os Estados Unidos, ainda a maior referência mundial em educação acadêmica.
A Ásia é representada por universidades da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura, inclusive, no primeiro, terceiro, quarto e quinto lugar. A coreana Pohand University of Science and Technology está na primeira posição pelo segundo ano consecutivo.
No total, 29 países/regiões aparecem entre as 100 posições do ranking (um a mais do que em 2013, com a entrada da Índia). Espanha (sete representantes), França (seis), Alemanha (seis), Canadá (cinco) e Taiwan (quatro) foram outros países com forte desempenho.
O Reino Unido teve uma queda no seu resultado. Em 2012, 20 instituições representavam o país; 18 em 2013. Já em 2014, o número caiu para 14 – mesmo desempenho alcançado pela Austrália, que permanece um país promissor academicamente, com um representante a mais em relação ao ano passado. Os Estados Unidos, que costumam dominar os rankings da Times de melhores universidades do mundo, conquistaram o segundo lugar no "100 Under 50" com oito instituições.
Brasil
A Universidade Estadual de Campinas é a única instituição brasileira a conquistar um lugar entre as 100 melhores universidades com até 50 anos, na faixa 301-350. Fundada em 1966, a instituição pública campineira tem até 2016 para continuar integrando o ranking, quando completará 50 anos de criação.
As 10 melhores universidades com até 50 anos de funcionamento
1. Pohand University of Science and Technology – Coreia do Sul
2. École Polytechnique Fédérale de Lausanne – Suíça
3. Korea Advanced Institute of Science ans Technology – Coreia do Sul
4. Hong Kong University of Science and Technology – Hong Kong
5. Nanyang Technological University – Singapura
6. Maastricht University – Holanda
7. University of California, Irvine – Estados Unidos
8. Université Paris-Sud – França
9. Université Pierre et Marie Curie – França
10. Lancaster University – Reino Unido
O ranking
As instituições de até 50 anos são avaliadas com base em treze fatores em cinco áreas-chave: renda recebida da indústria para pesquisas e inovação; ensino e ambiente de aprendizado; citações e influência de pesquisas realizadas pela instituição; volume, renda e reputação das pesquisas; perspectiva internacional (número de estudantes, acadêmicos e pesquisadores internacionais integrantes da instituição).
Mais de 50 milhões de citações são analisadas e comparadas pela Thomson Reuters, empresa responsável pelos dados do ranking. Este é a maior pesquisa sobre reputação em ensino superior do mundo, com a participação de mais de 10 mil acadêmicos.
Leia mais: