Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Ásia lidera novo ranking “Times Higher Education 100 Under 50 2014”

Times lança o novo ranking das 100 melhores universidades do mundo com até 50 anos de história. Unicamp é a única brasileira na lista.

Ásia lidera novo ranking “Times Higher Education 100 Under 50 2014”
1348

A Times publicou o seu mais recente ranking, o  Times Higher Education 100 Under 50 2014”, uma lista com as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo com menos de 50 anos de história. A Ásia Oriental lidera mais uma vez o ranking; já o Reino Unido tem seis representantes a menos em relação à lista de 2012. A análise de instituições "jovens" é uma forma de identificar as futuras potências em ensino superior que poderão competir lado a lado com os Estados Unidos, ainda a maior referência mundial em educação acadêmica.

 

 A Ásia é representada por universidades da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura, inclusive, no primeiro, terceiro, quarto e quinto lugar. A coreana Pohand University of Science and Technology está na primeira posição pelo segundo ano consecutivo.

 

No total, 29 países/regiões aparecem entre as 100 posições do ranking (um a mais do que em 2013, com a entrada da Índia). Espanha (sete representantes), França (seis), Alemanha (seis), Canadá (cinco) e Taiwan (quatro) foram outros países com forte desempenho.

 

O Reino Unido teve uma queda no seu resultado. Em 2012, 20 instituições representavam o país; 18 em 2013. Já em 2014, o número caiu para 14 – mesmo desempenho alcançado pela Austrália, que permanece um país promissor academicamente, com um representante a mais em relação ao ano passado. Os Estados Unidos, que costumam dominar os rankings da Times de melhores universidades do mundo, conquistaram o segundo lugar no "100 Under 50" com oito instituições.

 

Brasil

 

A Universidade Estadual de Campinas é a única instituição brasileira a conquistar um lugar entre as 100 melhores universidades com até 50 anos, na faixa 301-350. Fundada em 1966, a instituição pública campineira tem até 2016 para continuar integrando o ranking, quando completará 50 anos de criação.

 

As 10 melhores universidades com até 50 anos de funcionamento

 

1. Pohand University of Science and Technology – Coreia do Sul

2. École Polytechnique Fédérale de Lausanne – Suíça

3. Korea Advanced Institute of Science ans Technology – Coreia do Sul

4. Hong Kong University of Science and Technology – Hong Kong

5. Nanyang Technological University – Singapura

6. Maastricht University – Holanda

7. University of California, Irvine – Estados Unidos

8. Université Paris-Sud – França

9. Université Pierre et Marie Curie – França

10. Lancaster University – Reino Unido

 

O ranking

 

As instituições de até 50 anos são avaliadas com base em treze fatores em cinco áreas-chave: renda recebida da indústria para pesquisas e inovação; ensino e ambiente de aprendizado; citações e influência de pesquisas realizadas pela instituição; volume, renda e reputação das pesquisas; perspectiva internacional (número de estudantes, acadêmicos e pesquisadores internacionais integrantes da instituição).

 

Mais de 50 milhões de citações são analisadas e comparadas pela Thomson Reuters, empresa responsável pelos dados do ranking. Este é a maior pesquisa sobre reputação em ensino superior do mundo, com a participação de mais de 10 mil acadêmicos.

 

Leia mais:

Infográfico: passo a passo de como estudar no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ásia lidera novo ranking “Times Higher Education 100 Under 50 2014”

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3071

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

2733

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1249