Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Oxford vence ranking da Times Higher Education 2022

Nova versão do Times Higher Education World University Rankings é a maior até agora: 1.600 universidades de 99 países foram avaliadas. Oxford é vencedora!

Oxford é melhor universidade do mundo no ranking Times 2022

 

Chegou a época do ano novamente em que anunciamos as melhores universidades de acordo com o cobiçado Times Higher Education World University Rankings. A lista de 2022 marca um alcance ainda maior das instituições de ensino superior mundiais. A nova edição avaliou o impressionante número de 1.600 universidades de 99 países diferentes.

 

As classificações deste ano também consideraram a influência da pandemia da Covid-19 no desempenho e nas tendências do ensino superior pelo mundo. Quer saber quem ganhou? Confira a seguir!

 

Estudar no exterior

 

Quais são as melhores universidades do mundo?

 

Nenhuma grande surpresa entre os dez primeiros lugares do Times Higher Education World University Rankings 2022; eles foram dominados por algumas das instituições mais renomadas e famosas do mundo, como sempre.

 

O primeiro lugar foi uma grande disputa entre a Oxford University e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). No final, a Oxford saiu vitoriosa pelo sexto ano consecutivo, enquanto o Caltech saltou duas posições em relação a 2021, empatando com a Harvard.

 

As dez melhores posições foram dominadas por instituições dos Estados Unidos – oito no total –, muitas das quais são membros do famoso grupo Ivy League. O mesmo aconteceu em 2021, com apenas duas universidades do Reino Unido entre as dez primeiras, ambas membros do Russell Group, a Oxford e a Cambridge.

 

O top 10 do ranking de 2022 não tem novos participantes e apresenta as mesmíssimas universidades de 2021.

 

No entanto, a Princeton University melhorou duas posições, ficando em sétima; e a University of California, Berkeley caiu uma. A nova edição também vê a Cambridge e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts dividirem o quinto lugar. Já a Harvard teve sua melhor colocação no ranking desde 2016, em terceira.

 

Essas são as dez melhores universidades do mundo de acordo com o Times Higher Education World University Rankings 2022:

 

1. University of Oxford

=2. California Institute of Technology

=2. Harvard University

4. Stanford University

=5. University of Cambridge

=5. Massachusetts Institute of Technology

7. Princeton University

8. University of California, Berkeley

9. Yale University

10. University of Chicago

 

Melhores universidades do mundo, Times Higher Education 2022

 

Quais universidades se classificaram entre as 30 melhores?

 

Podemos notar algumas tendências interessantes e novidades nas classificações para 2022. Este é, por exemplo, o primeiro ano em que duas universidades da China ficaram entre as 20 melhores, a Universidade Tsinghua e a Universidade de Pequim. Além disso, as seis instituições chinesas entre as 100 melhores e as outras dez entre as 200 destacam o crescimento e a força do ensino superior do país.

 

Hong Kong também teve um desempenho digno de nota. Quatro de suas instituições estão entre as 100 melhores, como a University of Hong Kong e a Chinese University of Hong Kong, respectivamente em 30ª e 49ª.

 

Embora os países da Ásia vêm avançando, os Estados Unidos ainda representam o maior número de universidades entre as 200 melhores, com 57. O Reino Unido vem em segundo lugar com 28 representantes, seguido pela Alemanha com 22 instituições.

 

A Austrália e a China também estão bem estabelecidas entre as 200 melhores, com 12 e dez universidades, respectivamente.

 

Curiosamente, o Canadá viu uma ligeira queda com apenas sete universidades entre as 200 melhores, colocando o país no mesmo nível da Suíça. As principais colocadas canadenses foram a University of Toronto, em 18ª, e a University of British Columbia, em 37ª.

 

A Arábia Saudita conseguiu a sua primeira participação no top 200, a King Abdulaziz University, classificada em 190º.

 

Essas foram as universidades nas posições 11 a 30:

 

11. Columbia University – Estados Unidos

12. Imperial College London – Reino Unido

=13. Johns Hopkins University – Estados Unidos

=13. University of Pennsylvania - Estados Unidos

15. ETH Zurich – Suíça

=16. Peking University – China

=16. Tsinghua University - China

=18. University of Toronto – Canadá

=18. University College London – Reino Unido

20. University of California, Los Angeles - Estados Unidos

21. National University of Singapore - Singapura

22. Cornell University - Estados Unidos

23. Duke University - Estados Unidos

=24. University of Michigan-Ann Arbor - Estados Unidos

=24. Northwestern University - Estados Unidos

26. New York University - Estados Unidos

27. London School of Economics and Political Science – Reino Unido

28. Carnegie Mellon University - Estados Unidos

29. University of Washington - Estados Unidos

=30. University of Edinburgh - Reino Unido

=30. University of Hong Kong – Hong Kong

 

Mudanças notáveis ​​nas 30 primeiras classificações incluem um aumento de cinco posições para a Universidade Nacional de Singapura e uma queda de três posições para a Universidade Duke. A Universidade de Columbia teve uma melhoria significativa de seis lugares em 2022, passando para a 11ª posição, enquanto a Universidade de Pequim subiu sete posições, para a 16ª posição.

 

Qual metodologia foi usada para as classificações de 2022?

 

O Times Higher Education World University Rankings 2022 utiliza 13 indicadores-chave de desempenho. Além disso, a análise incluiu 14,4 milhões de publicações de pesquisa, 108 milhões de citações e a participação de 22.000 acadêmicos do mundo inteiro.

 

Os 13 indicadores de desempenho usados ​​são divididos em quatro áreas principais:

 

  • Ensino: reputação, proporção entre alunos e professores, renda institucional, entre outros;
  • Pesquisa: reputação, produtividade e renda;
  • Citações: influência das pesquisas;
  • Perspectiva internacional: proporção de estudantes internacionais, proporção de professores internacionais, colaborações internacionais e transferência de conhecimento.

 

O ranking 2022 teve o impacto da pesquisa sobre a Covid-19. O trabalho crítico para encontrar vacinas e gerenciar a crise de algumas universidades resultaram em melhorias no ranking, como o da Universidade de Oxford (1ª) e a chinesa Universidade de Wuhan (157ª). Isso se relaciona principalmente a um aumento acentuado nas pontuações de citações para as universidades que produzem artigos médicos relacionados ao vírus.

 

O que estudaram os criadores da vacina contra a Covid-19?

 

As melhores universidades do Brasil

 

A Universidade de São Paulo (SP) segue na dianteira, classificada na faixa das 201-250 do Times Higher Education World University Rankings 2022, mesmo desempenho alcançado na edição anterior. Não só a melhor do Brasil, a USP vence na América Latina. Das quatro áreas de avaliação principais da metodologia do ranking, ela ficou entre as 100 melhores do mundo em ensino e pesquisa.

 

Essas foras as cinco mais bem colocadas do Brasil:

 

  • 201-250 - Universidade de São Paulo (USP)
  • 401-500 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • 601-800 - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • 601-800 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 601-800 - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

5K
article Img

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

4.2K
article Img

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

2K