Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Caltech conquista 1º lugar da Times pelo quarto ano consecutivo

As melhores universidades de 2014-2015 segundo a Times: EUA ainda dominam a lista; universidade brasileira melhora a sua posição

Ranking da Times 2014
1732

A instituição California Institute of Technology (Caltech) triunfou pelo quarto ano consecutivo na primeira posição do aclamado ranking universitário mundial da Times Higher Education. No segundo e terceiro lugar, estão a Harvard, dos Estados Unidos, e a Oxford, do Reino Unido (no ano passado, ambas dividiram a segunda posição da lista).

 

A Stanford University conseguiu manter-se no quarto lugar, enquanto a Cambridge ganhou espaço e conquistou o quinto. O top 10 das melhores universidades do mundo é completado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Princeton University, University of California - Berkeley, Imperial College London e Yale University.

 

Apesar de os Estados Unidos e o Reino Unido continuarem a dominar o Times World University Ranking com o maior número de instituições nas melhores posições, os dois países estão perdendo espaço na lista a um ritmo bem lento.

 

Sessenta por cento das universidades americanas caíram de posição em relação ao ranking de 2013, enquanto a Grã-Bretanha, agora, tem 29 instituições no Top 200, duas a menos que em 2013. Apesar desta pequena queda não parecer nada alarmante, a mudança gradual de longo prazo nos próximos anos deverá, certamente, ser observada com cuidado.

 

Ásia

 

Um propulsor desta mudança será a contínua ascensão da Ásia.  Atualmente, as universidades asiáticas compõem um oitavo do Top 200 - 24 instituições, quatro a mais em relação ao ranking anterior -, com a Universidade de Tóquio e a Universidade Nacional de Singapura entre as 25 melhores do mundo. Outro destaque foi a Nanyang Technological University que pulou da 76ª posição para a 61ª.

 

O editor do Times Higher Education World Rankings destacou o "forte suporte financeiro do governo, liderança e comprometimento com a excelência em ensino superior e pesquisa" como as razões principais do crescimento da Ásia no ranking, enquanto várias universidades ocidentais lutam para conseguir financiamento público.

 

Brasil

 

A partir da posição 201, o ranking passa a classificar as instituições por faixas, até o 400. O Brasil continua fora do Top 200, mas conquistou uma posição melhor este ano. A Universidade de São Paulo (USP) passou da faixa 226-250 para a 201-225. A Universidade Estadual de Campinas manteve o seu lugar entre as universidades 301-350.

 

Outros países acompanham o Brasil apenas entre as posições 201 a 400: Chile, Colômbia, República Tcheca, Grécia, Islândia, Índia, Irã, Macau, Polônia, Portugal e Tailândia. No geral, há 28 países representados entre as 200 melhores universidades do mundo (dois a mais do que em 2013) - 11 deles têm apenas um representante.

 

Times Higher Education

 

O Ranking da Times é a lista universitária mais respeitada do mundo. O seu Top 200 anual das melhores instituições de ensino superior do mundo é utilizado como fonte de informação e credibilidade por estudantes internacionais que querem estudar no exterior.

 

O ranking é feito com base em 13 indicadores de desempenho, que avaliam como a universidade tem se saído em relação às pesquisas, transferência de conhecimento, perspectivas internacionais e ambiente de aprendizado.

 

TOP 20

 

As melhores universidades do mundo em 2014 segundo a Times Higher Education foram:

 

1. California Institute of Technology - Estados Unidos

2. Harvard University - Estados Unidos

3. University of Oxford - Reino Unido

4. Stanford University - Estados Unidos

5. University of Cambridge - Reino Unido

6. Massachusetts Institute of Technology - Estados Unidos

7. Princeton University - Estados Unidos

8. University of California, Berkeley - Estados Unidos

9. (empate) Imperial College London - Reino Unido

9. (empate) Yale University - Estados Unidos

11. University of Chicago - Estados Unidos

12. University of California, Los Angeles - Estados Unidos

13. Swiss Federal Institute of Technology Zürich - Suíça

14. Columbia University - Estados Unidos

15. Johns Hopkins University - Estados Unidos

16. University of Pennsylvania - Estados Unidos

17. University of Michigan - Estados Unidos

18. Duke University - Estados Unidos

19. Cornell University - Estados Unidos

20. University of Toronto - Canadá

 

Leia sobre o ranking de 2013

Veja o ranking Times Higher Education World University Rankings 2014 na íntegra.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking da Times 2014

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3321

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

3138

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1430