Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Oxford conquista o ranking Times Higher Education pela primeira vez

Pela primeira vez em 12 anos, EUA perdem o primeiro lugar; universidades da Ásia vêm ganhando espaço no ranking mais famoso do mundo

Oxford conquista o ranking Times Higher Education pela primeira vez em 12 anos
1026

A versão de 2016-17 do famoso ranking universitário mundial da Times Higher Education (THE) foi dominado pela primeira vez pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. O California Institute of Technology, que vinha convicto em primeiro lugar há anos, caiu para a segunda colocação.

 

Diferente do desempenho alcançado no mais recente ranking QS, o Reino Unido teve um bom ano no THE com 90 instituições entre as melhores do mundo. No top 10, Cambridge e Imperial College London acompanham Oxford respectivamente em 4ª e 8ª. As demais posições entre as 10 melhores foram preenchidas por universidades americanas, como de costume, e uma suíça: Stanford, Harvard, Princeton, Massachusetts Institute of Technology (MIT), ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich, University of California – Berkeley e University of Chicago.

 

De fato, o Reino Unido perde apenas para os Estados Unidos. No entanto, há indícios de que o país tenha que se empenhar para manter o resultado em versões futuras do ranking devido às percepções negativas sobre o sistema de ensino superior britânico entre os estudantes internacionais após a votação pela saída do Reino Unido da União Europeia, e também devido à ameaça emergente do mercado educacional asiático.

 

“A lista expandida deste ano é uma comprovação de como a educação superior global se tornou competitiva. Para começar, as 980 melhores universidades do mundo vêm de 79 países diferentes”, diz Phil Baty, editor do Times Higher Education World University Rankings. “Além disso, várias coisas aconteceram pela primeira vez em muitos anos: os EUA perderam a primeira posição pela primeira vez nos 12 anos da história do ranking, dando lugar à Oxford do Reino Unido.”

 

Ásia sobe no ranking

 

Depois do Reino Unido, a Alemanha teve o melhor desempenho na Europa, com 41 universidades, várias delas no top 100. No total, as instituições europeias representam mais de 40% da lista de 2016-17. Mesmo assim, o desempenho poderia ter sido melhor, não fosse pelo crescente resultado das instituições da Ásia. No topo, vem a Universidade Nacional de Singapura em 24ª, seu melhor resultado de todos os tempos; a Peking University da China ficou em 29º, avançando 13 posições em relação ao ano passado, e a Tshinghua em 35ª.

 

A Coreia do Sul também teve uma grande melhoria no seu desempenho esse ano; no entanto, Hong Kong é o destaque da Ásia, com cinco instituições no top 200.

 

Brasil

 

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada brasileira no ranking da THE, na faixa das 251-300 melhores universidades do mundo. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece entre na faixa 401-500; todas as demais instituições do Brasil na lista não conseguiram um lugar no top 600. Veja o resultado brasileiro aqui.

 

As 20 melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education World University Rankings 2016-17

 

2016-17

 2015-16

Instituições

País

1

2

University of Oxford

Reino Unido

2

1

California Institute of Technology

Estados Unidos

3

3

Stanford University

Estados Unidos

4

4

University of Cambridge

Reino Unido

5

5

Massachusetts Institute of Technology

Estados Unidos

6

6

Harvard University

Estados Unidos

7

7

Princeton University

Estados Unidos

8

8

Imperial College London

Reino Unido

9

9

ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich

Suíça

=10*

13

University of California, Berkeley

Estados Unidos

=10

10

University of Chicago

Estados Unidos

12

12

Yale University

Estados Unidos

13

17

University of Pennsylvania

Estados Unidos

14

16

University of California, Los Angeles

Estados Unidos

15

14

University College London

Reino Unido

16

15

Columbia University

Estados Unidos

17

11

Johns Hopkins University

Estados Unidos

18

20

Duke University

Estados Unidos

19

18

Cornell University

Estados Unidos

20

25

Northwestern University

Estados Unidos

21

21

University of Michigan

Estados Unidos

22

19

University of Toronto

Canadá

23

22

Carnegie Mellon University

Estados Unidos

24

26

National University of Singapore

Singapura

=25

23

London School of Economics and Political Science

Reino Unido

=25

32

University of Washington

Estados Unidos

27

24

University of Edinburgh

Reino Unido

28

28

Karolinska Institute

Suécia

29

42

Peking University

China

=30

31

École Polytechnique Fédérale de Lausanne

Suíça

=30

29

LMU Munich

Alemanha

 

*Empate

 

Fonte: Texto originalmente escrito por Katie Duncan em Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

 

Leia mais:

Ranking QS 2016-17: desempenho do Reino Unido cai; Austrália e Canadá melhoram

Novo Shanghai Ranking mostra melhora das universidades da Austrália e da China

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Oxford conquista o ranking Times Higher Education pela primeira vez em 12 anos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3307

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

3117

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1425