O Reino Unido conquistou os dois melhores lugares do mais recente Times Higher Education’s World University Rankings, famoso ranking universitário mundial que, neste ano, chega à sua 13ª edição. A lista de 2017-18, publicada hoje, traz a University of Oxford e University of Cambridge, respectivamente, em primeiro e segundo lugar do mundo!
Este é o segundo ano consecutivo que a Oxford consegue segurar o importante título; a Cambridge, por sua vez, desbancou as americanas California Institute of Technology (Caltech) e a Stanford University em 2017.
Apesar das duas primeiras posições do ranking, o Reino Unido tem apenas 12 universidades entre as 100 melhores do mundo, enquanto os Estados Unidos, em comparação, têm 41.
Globalmente, os Estados Unidos continuam a dominar a lista, mas as universidades chinesas estão crescendo ano a ano.
Mudanças gerais no desempenho do Reino Unido
Embora as instituições britânicas consideradas de elite terem mantido ou melhorado a posição em relação ao ano passado, algumas das menos ranqueadas tiveram uma queda – principalmente nos fatores de ensino e pesquisa. Isto pode ter acontecido graças à concorrência global cada vez mais acirrada, como comprovam as diversas universidades asiáticas que melhoraram o desempenho nos mesmos fatores.
Há também o receio de que o Brexit tenha um impacto profundo no desempenho das universidades do Reino Unido nos próximos anos. O número de estudantes europeus matriculados nas instituições britânicas já caiu 5% este ano. Além disso, as melhores universidades, como Cambridge e Oxford, recebem muitos financiamentos da Europa e esta verba pode receber um corte significativo dependendo dos acordos finais do Brexit.
Europa
A Europa, no geral, manteve um desempenho forte, apesar da competição com a Ásia:
- A ETH Zurique, da Suíça, caiu uma posição, mas continua no top 10, em 10º lugar;
- A Trinity College Dublin conseguiu melhorar 14 posições, conquistando a 117ª;
- Universitat Pompeu Fabra (UPF) e Scuola Superiore Sant’Anna melhoram o desempenho e passaram a ser as melhores colocadas, respectivamente, da Espanha e da Itália.
A Europa agora tem sete universidade entre as 30 melhores do mundo, enquanto a Ásia tem três. Em 2017, os continentes tinham, respectivamente dez e duas instituições no top 30.
Ásia
- Duas universidades chinesas conseguiram ultrapassar a melhor instituição da Alemanha, a LMU Munique;
- A Tsinghua University ultrapassou a École Polytechnique Fédérale de Lausanne da Suíça;
- A Universidade de Pequim ultrapassou a Karolinska Institute, da Suécia, conseguindo o mesmo patamar que a Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) foi a única brasileira a alcançar a faixa 251-300.
Depois dela, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está entre as 401-500 melhores do mundo, e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre as 501-600.
As 10 melhores universidades do mundo, segundo o ranking da Times de 2017-18
1. University of Oxford – Reino Unido
2. University of Cambridge – Reino Unido
=3. California Institue of Technology – Estados Unidos
=3. Stanford University – Estados Unidos
5. Massachusetts Institute of Technology – Estados Unidos
6. Harvard University – Estados Unidos
7. Princeton University – Estados Unidos
8. Imperial College London – Reino Unido
9. University of Chicago – Estados Unidos
=10. Instituto Federal de Tecnologia de Zurique - Suíça
=10. University of Pennsylvania – Estados Unidos
Para ver o ranking completo, clique aqui.