Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

5 coisas que você aprenderá fora da sala de aula ao estudar no exterior

Desde a comunicação até a valorização do seu país de origem, há diversas coisas que você aprende além das salas de aulas universitárias ao estudar no exterior

5 coisas que você aprenderá fora da sala de aula ao estudar no exterior

Ao estudar no exterior, você vai aprender absurdamente dentro das salas de aulas, laboratórios, estúdios e grupos de estudas da sua universidade. Com certeza, você escolheu a instituição que oferece as matérias que te interessam e professores aclamados. Tudo isso faz com que a experiência no exterior seja ainda mais enriquecedora.

 

Mas uma coisa que nem todo mundo comenta é o quanto você vai aprender fora das salas de aulas. Morar em outro país, estudar em um sistema de ensino diferente, conhecer pessoas de diversas nacionalidades, aprender a se virar sozinho, vivenciar outra cultura... Tudo isso fará com que você cresça e retorne uma nova pessoa, cheia de vivência e conhecimentos.

 

A seguir, nós listamos cinco coisas que você aprende fora das salas de aulas durante os estudos no exterior.

 

Se você está considerando fazer um curso no exterior, verifique as informações, promoções e ofertas disponíveis em www.viva-mundo.com

 

1. Comunicação

 

Uma das razões pela qual os estudantes escolhem estudar no exterior é aprender um segundo ou terceiro idioma e, consequentemente, desenvolver suas habilidades comunicativas. Mas mesmo que já saibam o idioma do destino escolhido, suas habilidades de se adaptar a novas culturas aumentarão consideravelmente.

 

A linguagem é definida pelas necessidades das pessoas que a falam. Há certas palavras e frases que alguns idiomas usam que não podem ser traduzidas. O que as pessoas querem e os métodos que usam para descrevê-lo obviamente variam muito dependendo da cultura circundante - a arte, a retórica, a história e assim por diante.

 

Além disso, a própria estrutura de um idioma pode diferir tanto que não apenas as palavras, mas a estrutura gramatical e os costumes históricos de um lugar definem como os pensamentos são reunidos. Esta é apenas uma das razões pelas quais aprender uma língua pode ser tão difícil, porém muito gratificante.

 

Ao cercar-se de um grupo de pessoas para quem o idioma tem necessidades e requisitos diferentes (mesmo que seja o mesmo idioma que o seu), você pode abrir sua mente para diferentes ideias e estruturas. Se isso é difícil de entender, vamos simplesmente culpar a restrição inerente que o idioma coloca na comunicação.

 

2. Compreensão

 

Se você for para um novo lugar, você simplesmente aprenderá coisas novas. Bem óbvio.

 

Mas, além de aprender sobre a cultura e os costumes do seu novo lar, você será, como uma consequência da sua compreensão, capaz de relacionar as coisas que você aprendeu com o que você já conhece. Isso pode reformular seu conhecimento anterior e revelar o tanto (ou o pouco) que você tinha compreendido antes.

 

Isso realmente amplia o entendimento da vida e pode revelar muitas possibilidades. Pode permitir que você aprecie certas coisas ainda mais, que antes podia ter dado como garantidas. E que você se compreenda melhor.

 

Não é fácil ter um controle firme sobre quem você é, e muitas pessoas passam a vida inteira tentando descobrir isso. Aprendendo mais cedo, você poderá realmente entender as suas aspirações, a pessoa que você é e quem você poderia potencialmente se tornar.

 

3. Como ser você mesmo

 

Entender quem é você é uma coisa, mas estar inteiramente confortável com isso é outra. Embarcar em qualquer tipo de curso inevitavelmente envolverá algum acordo com quem você é. O trabalho, a tensão emocional e o estresse vão pesar sobre você. Mas é tudo por causa do desenvolvimento do seu eu.

 

Essas coisas passam rápidas ao estudar no exterior. Você pode se sentir perdido às vezes, com um pouco de saudade ou como se você não pertencesse àquele lugar. Mas, ao lutar e trabalhar não apenas em suas lições escolares, mas também na sua personalidade, em como lidar com os desafios, em como vencer as dificuldades ... Você se tornará uma pessoa mais forte muito mais rapidamente estudando no exterior.

 

4. Foco

 

Uma coisa que você talvez não perceba (e ocorre quando você está no conforto da sua casa) é que as pessoas geralmente enchem suas vidas de coisas insignificantes. Nem todos, é claro, mas certamente há uma tendência em permitr que seus sonhos e objetivos se distanciem por causa de outras coisas vagas e desnecessárias.

 

Todos nós devemos reservar um tempo suficiente para a família, a carreira e as aspirações, mas com frequência o dia pode ser preenchido com coisas sem sentido. Alguns podem argumentar muito sobre a política, alguns podem gastar muito tempo na internet e redes sociais, alguns se concentram em nada, apenas deixam o tempo passar.

 

E, embora isso possa ser bom por um curto período de tempo, se você tiver suas aspirações definidas em mente, essas pequenas coisas podem realmente atrasar os seus objetivos.

 

Enquanto estiver no exterior, você pode até notar mais isso na suas férias. Você tem mais tempo para outras pessoas, tem um dia mais estruturado, você pode até achar que seu horário de sono melhora muito apenas porque você se concentra mais no agora do que em todos os outros disparates.

 

Você quer viver intensamente seu intercâmbio e não deixa que coisas banais impeçam isso.

 

5. Quanto você ama sua casa

 

Finalmente, você aprenderá o quanto aprecia o lugar de onde veio. Isso pode soar como uma dificuldade para alguns, mas não significa que você não irá gostar do lugar que você escolheu para estudar no exterior. Mas sem dúvidas você sentirá saudade de certas coisas da sua casa e, nessa sua nova vida, você passará a compreendê-las e admirá-las ainda mais.

 

A perda faz parte da vida e tem seus prós e contras. Aqueles que vão estudar no exterior sem a intenção de voltar, irão vencer todos esses desafios e se tornarão mais maduros.

 

Aqueles que planejam retornar, ficarão divididos entre a saudade de voltar para casa e a saudade de tudo que eles viveram e conquistaram. Mas é um presente maravilhoso poder ter se envolvido com tantas alegrias e voltar para casa com ao sensação de dever cumprido e com tantos benefícios, lembranças, amigos, experiências e novas habilidades.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 coisas que você aprenderá fora da sala de aula ao estudar no exterior

Editor - colaborador

Dê uma olhada...