
Não dá mais para imaginar uma vida sem nossos smartphones, não é mesmo? Quando você for estudar no exterior, ele praticamente tornará uma extensão do seu braço. E está tudo bem, porque com os aplicativos certos, o seu celular será a ferramenta facilitadora da sua experiência. Ele te ajudará em cada passo e te salvará de vários perrengues, com certeza. Por isso, selecionamos a seguir cinco tipos de aplicativos gratuitos que não podem faltar no seu celular.
Mas lembre-se: o vício em smartphone é algo sério e, se não controlado, pode prejudicar a sua experiência e, principalmente, os seus estudos. Não se esqueça de guardar o seu celular sempre que possível e aproveitar o mundo ao seu redor!
1. iStudiez
O iStudiez é um planejador para estudantes. O app te ajuda a rastrear diariamente as suas tarefas de casa, agenda e notas. Ao alimentá-lo com seus horários de aulas, lições, prazos para entrega de trabalhos e datas de provas, ele te mantém organizado e te avisa para não esquecer de nada.
No mercado há nove anos, o iStudiez permite que o usuário escolha o formato do planner e também acompanha a evolução de suas notas acadêmicas.
2. Desafios Despertador
Se as suas aulas forem matinais e você for daqueles que enfrenta enorme dificuldade de sair da cama, o aplicativo Desafios Despertador tem de estar entre os seus aplicativos. Basicamente, ele funciona como um despertador comum – você estipula um horário e ele é acionado toda manhã. A diferença é que, para conseguir desligar o celular, você precisa vencer um desafio ou uma tarefa.
Os desafios são variados - um quebra-cabeça, uma equação matemática, um jogo de memória ou de sequência, entre outros. O aplicativo pode pedir para você reconhecer objetos simples ou então encontrar as imagens com sorrisos na tela.
Você tem a opção de escolher um tipo específico de desafio ou deixar no modo aleatório e realizar uma tarefa diferente por dia. O Desafios Despertador, inclusive, sugere um desafio: você se esquece de beber água ao longo do dia? Configure o alarme para parar apenas quando você se levantar e tirar uma foto de um copo d’água.
3. Any.do: Lista de Tarefas, Calendários e Lembretes
Crie tarefas, receba lembretes e compartilhe listas. Essa é a proposta principal do famoso Any.do. Como estudante no exterior, a gestão do tempo se tornará uma habilidade requisitada e importante para enfrentar o dia a dia sem esquecer de nada e sem perder nenhum prazo. O app propõe atomizar a sua gestão do tempo com uma lista de tarefas que pode ser sincronizada entre celular, PC e tablete.
O Any.do também tem ferramentas de alarmes para cada tarefa e de compartilhamento de listas colaborativas entre os usuários – o que será bastante útil para os trabalhos em grupo.
4. Freedom
Distração e procrastinação, dois dos maiores inimigos da produtividade dos estudantes. Se você tiver dificuldade de desligar do restante do mundo para se concentrar e leva muito mais tempo do que o necessário para terminar as suas tarefas, este é o aplicativo adequado para você. Assuma o controle do seu próprio celular bloqueando os aplicativos que quiser na hora de estudar.
No Freedom, você seleciona quais apps gostaria de bloquear no seu smartphone ou tablete (ou nos dois ao mesmo tempo), estipula a hora que o bloqueio deve começar e por quanto tempo durará. E pronto! Você não fica totalmente desconectado do mundo – ainda pode receber ligações de emergência, por exemplo – mas consegue um nível maior de atenção sem se distrair com mensagens e notificações.
5. GPS
Aqui vale qualquer tipo de GPS, como o Google Maps ou o Waze, principalmente se você não tiver um senso de direção muito aguçado. Estes aplicativos serão seus guias pelas ruas do novo país. Enquanto ainda não decora os seus caminhos pela cidade estrangeira, o GPS economizará tempo e dor de cabeça no seu dia a dia – e dinheiro também, porque você vai precisar pagar uma nova passagem se pegar o ônibus errado.
Há ainda outros aplicativos de transporte público, como o Moovit, que acompanha o movimento de ônibus, metrôs, trens e bondes públicos de 400 cidades do mundo inteiro em tempo real. O Citymapper é outro app com proposta semelhante, no entanto, funciona apenas em 39 grandes cidades internacionais, por enquanto.