Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Os cinco melhores aplicativos para estudantes internacionais

A vida de estudante internacional pode ser bem mais fácil com estes cinco tipos de aplicativos que selecionamos para você!

Os 5 melhores aplicativos para estudantes internacionais
62

Não dá mais para imaginar uma vida sem nossos smartphones, não é mesmo? Quando você for estudar no exterior, ele praticamente tornará uma extensão do seu braço. E está tudo bem, porque com os aplicativos certos, o seu celular será a ferramenta facilitadora da sua experiência. Ele te ajudará em cada passo e te salvará de vários perrengues, com certeza. Por isso, selecionamos a seguir cinco tipos de aplicativos gratuitos que não podem faltar no seu celular.

 

Mas lembre-se: o vício em smartphone é algo sério e, se não controlado, pode prejudicar a sua experiência e, principalmente, os seus estudos. Não se esqueça de guardar o seu celular sempre que possível e aproveitar o mundo ao seu redor!

 

1. iStudiez

 

O iStudiez é um planejador para estudantes. O app te ajuda a rastrear diariamente as suas tarefas de casa, agenda e notas. Ao alimentá-lo com seus horários de aulas, lições, prazos para entrega de trabalhos e datas de provas, ele te mantém organizado e te avisa para não esquecer de nada.

 

No mercado há nove anos, o iStudiez permite que o usuário escolha o formato do planner e também acompanha a evolução de suas notas acadêmicas.

 

2. Desafios Despertador

 

Se as suas aulas forem matinais e você for daqueles que enfrenta enorme dificuldade de sair da cama, o aplicativo Desafios Despertador tem de estar entre os seus aplicativos. Basicamente, ele funciona como um despertador comum – você estipula um horário e ele é acionado toda manhã. A diferença é que, para conseguir desligar o celular, você precisa vencer um desafio ou uma tarefa.

 

Os desafios são variados - um quebra-cabeça, uma equação matemática, um jogo de memória ou de sequência, entre outros. O aplicativo pode pedir para você reconhecer objetos simples ou então encontrar as imagens com sorrisos na tela.

 

Você tem a opção de escolher um tipo específico de desafio ou deixar no modo aleatório e realizar uma tarefa diferente por dia. O Desafios Despertador, inclusive, sugere um desafio: você se esquece de beber água ao longo do dia? Configure o alarme para parar apenas quando você se levantar e tirar uma foto de um copo d’água.

 

3. Any.do: Lista de Tarefas, Calendários e Lembretes

 

Crie tarefas, receba lembretes e compartilhe listas. Essa é a proposta principal do famoso Any.do. Como estudante no exterior, a gestão do tempo se tornará uma habilidade requisitada e importante para enfrentar o dia a dia sem esquecer de nada e sem perder nenhum prazo. O app propõe atomizar a sua gestão do tempo com uma lista de tarefas que pode ser sincronizada entre celular, PC e tablete.

 

O Any.do também tem ferramentas de alarmes para cada tarefa e de compartilhamento de listas colaborativas entre os usuários – o que será bastante útil para os trabalhos em grupo.

 

4. Freedom

 

Distração e procrastinação, dois dos maiores inimigos da produtividade dos estudantes. Se você tiver dificuldade de desligar do restante do mundo para se concentrar e leva muito mais tempo do que o necessário para terminar as suas tarefas, este é o aplicativo adequado para você. Assuma o controle do seu próprio celular bloqueando os aplicativos que quiser na hora de estudar.

 

No Freedom, você seleciona quais apps gostaria de bloquear no seu smartphone ou tablete (ou nos dois ao mesmo tempo), estipula a hora que o bloqueio deve começar e por quanto tempo durará. E pronto! Você não fica totalmente desconectado do mundo – ainda pode receber ligações de emergência, por exemplo – mas consegue um nível maior de atenção sem se distrair com mensagens e notificações.

 

5. GPS

 

Aqui vale qualquer tipo de GPS, como o Google Maps ou o Waze, principalmente se você não tiver um senso de direção muito aguçado. Estes aplicativos serão seus guias pelas ruas do novo país. Enquanto ainda não decora os seus caminhos pela cidade estrangeira, o GPS economizará tempo e dor de cabeça no seu dia a dia – e dinheiro também, porque você vai precisar pagar uma nova passagem se pegar o ônibus errado.

 

Há ainda outros aplicativos de transporte público, como o Moovit, que acompanha o movimento de ônibus, metrôs, trens e bondes públicos de 400 cidades do mundo inteiro em tempo real. O Citymapper é outro app com proposta semelhante, no entanto, funciona apenas em 39 grandes cidades internacionais, por enquanto.

 

Leia também:

8 dicas para começar bem o ano letivo

6 dicas para fazer trabalhos em grupo sem dor de cabeça

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Os 5 melhores aplicativos para estudantes internacionais

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

6444

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3835

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1877