Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

8 coisas que todo estudante faz

Confessa! Você já fez todos esses itens da nossa lista, não é mesmo? Tudo bem, a gente também!

8 coisas que todo estudante faz
140

Não adianta: a vida de estudante é cansativa mesmo. E por vezes até entediante – principalmente nas aulas daquela matéria que você não gosta! Mas todo mundo tem que passar por isso e até que pode ser divertido. Sempre tem aquele professor que amamos, a matéria que nos encanta, nosso grupo de amizade que vai durar a vida inteira e, claro, o preparo para aquela tão sonhada graduação...

 

A experiência pode ser diferente para cada um, mas há algumas coisas que todo mundo faz!

 

1. Estudar na véspera da prova

 

 

Não, isto está longe do ser ideal. Onde eu estudei, cansava de ouvir os professores dizendo que “aula dada é aula estudada”. Ou seja: se você estudar o conteúdo no dia em que ele foi dado em sala de aula, quando for hora de estudar para a prova, bastará revisar tudo o que você já viu durante o bimestre. Certo?

 

Na teoria, sim. Mas sabemos que a prática pode ser diferente. Vários estudantes têm mania de deixar tudo para o último dia, seja a entrega de um trabalho ou os estudos para uma prova. Aí, na véspera, bate aquele desespero que, infelizmente, todos conhecemos muito bem!

 

2. Escrever listas com todas as coisas que você precisa fazer – e não conseguir terminar

 

 

Listas, listas e mais listas. Para algumas pessoas (como eu), as listas são coletes salva-vidas: elas nos ajudam a nos organizar, dão uma forcinha à nossa memória (porque, convenhamos, nem sempre é possível lembrar de tudo) e basicamente nos dão uma sensação de propósito.

 

Mas, como tudo nem sempre sai como planejamos, alguns itens podem ser negligenciados ou ficar inacabados. Por exemplo: aquelas 20 páginas da apostila que você prometeu ler hoje ou aquela redação com prazo para daqui duas semana.

 

É a vida...  

 

3. Grifar a apostila toda

 

 

Todo mundo tem a sua rotina para estudar. Encontrar um lugar adequado, colocar uma playlist especial para tocar, arrumar todo o material necessário, pedir para que as pessoas da casa façam silêncio, etc.

 

No quesito “material para os estudos”, há um item que acaba se destacando: a caneta marca texto! Mais famosa na cor amarelo “cheguei”, agora é possível adquiri-la em diversas cores. Aí você começa grifando uma frase que parece importante e, quando vê, a página toda está coberta de colorido berrante porque você acabou marcando a apostila toda!

 

4. Dar uma cochilada durante a aula

 

via GIPHY

 

 

Não aprovamos este comportamento. Mas é que às vezes acontece sem querer: você está lá na aula, tentando prestar atenção, e, de repente, sente o mundo desaparecendo. Aí você acorda assustado, com a cabeça pendurada e a boca meio aberta, e a primeira coisa que você faz é checar se alguém percebeu que você acabou de tirar um cochilo bem no meio da sala de aula!

 

Isso pode acontecer principalmente se as suas aulas começarem às 7h da manhã ou então se você precisa ir direto do trabalho para as aulas no período noturno. Nós sabemos como você se sente... Exausto!

 

5. Criar um sistema de recompensa pelas tarefas feitas

 

 

Hoje é dia de estudar. Se eu conseguir ficar uma hora inteira estudando sem distração, vou me presentear com uma barra de chocolate.

 

Hoje eu preciso terminar meu trabalho de História da Arte. Vou assistir a um episódio de série para cada parágrafo que eu conseguir escrever.

 

Nossa, hoje eu estudei bastante! Acho que mereço dormir por duas horas esta tarde.

 

6. Tentar estudar, mas ficar no celular

 

 

Celular... Um vício difícil de largar. É que ele vem com muitas distrações: aplicativos, joguinhos, mensagens que não param de chegar, vídeos de gatinhos fofos, atualizações de posts dos amigos e muito, muito mais.

 

Aposto que até mesmo enquanto você está estudando, atualiza seu status para “Estudando” no Facebook e fica tuitando sobre como não aguenta mais o seu curso. “Falta muito para a formatura? #socorro”

 

7. Não conseguir anotar tudo que estava na lousa (e tirar foto ao invés de copiar à mão)

 

via GIPHY

 

 

Esta vai para quem estudou no ensino médio e/ou ensino superior antes dos smartphones dominarem o mundo! Você precisou anotar tudo o que a professora escrevia na lousa durante a aula e nem sempre era possível acompanhar. Aí, na hora de estudar, aquele pedacinho inacabado faz uma falta tremenda e você precisava recorrer aos amigos que eram mais ágeis para anotar conteúdo à mão.

 

Hoje em dia, é claro, as coisas mudaram. Munidos de aparelhos celulares, os estudantes passaram a tirar foto do conteúdo, seja na lousa, quadro digital ou apresentação de pdf.

 

 

Mesmo com as facilidades atuais, vale lembrar que escrever à mão continua sendo um excelente exercício para a memória!

 

8. Esperar ansiosamente pelo intervalo

 

 

Recreio ou intervalo? Não importa! O que importa mesmo é que aquele sinal barulhento parece mais o canto dos anjos quando o estômago começa a roncar e você não consegue mais se concentrar em nadinha do que a professora está falando. Os últimos minutos de aula antes do intervalo são um exercício de paciência.

 

Vida de estudante...

 

A vida de estudante pode não parecer fácil, mas pode ter certeza que você vai sentir muita falta dos anos de escola ou de universidade.

 

E se você estiver terminando o colegial, saiba que nem todos os hábitos do ensino médio funcionarão na faculdade. Saiba mais aqui!

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

8 coisas que todo estudante faz

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...