Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

As quatro estações nos Estados Unidos

As quatro estações dos EUA: as mudanças do clima norte-americano

As quatro estações nos EUA
114624

Os americanos têm o costume de dizer que eles têm as quatro estações do ano. Achava isso estranho, afinal qualquer lugar do mundo as tem. Mas, após completar um ano de intercâmbio, eu entendi o que queriam dizer. Eu moro no interior de São Paulo. Aqui tivemos verão durante todos os meses de inverno, com um calor que não condizia com a estação. E então, quando adentramos a primavera em setembro tivemos duas semanas de frio - da forma que não tivemos durante todo o inverno. Já nos Estados Unidos, as estações são demarcadas como deveriam ser.

 

 

Inverno

 

Quando cheguei, em fevereiro, eram os últimos dias de um inverno rigoroso, com muitas nevascas. A neve ainda cobria tudo de branco. Todas as casas possuem sistemas de aquecedores internos o que faz ser bem mais fácil de aguentar as temperaturas negativas. É um tira-e-põe constante de casacos, tocas, luvas e cachecóis.

 

Primavera

 

Após o inverno, chega a primavera que segue a risca o que a estação deve ser: reflorescimento da flora. As árvores voltam a desabrochar e tudo volta a fica colorido. Um verdadeiro contraste com o branco do inverno. São duas semanas cheias de flores - e pólen no ar -, para então dar lugar ao verão.

 

Verão

 

Acostumada com o calor escaldante do nosso país tropical, não imaginava que poderia sofrer com o calor nos Estados Unidos. No entanto, na Virginia o calor é pegajoso e nevoento, quase um clima praiano (apesar da minha cidade Centreville estar a mais de 300 km da costa). Da mesma forma que o inverno, o verão é mais fácil de ser aguentado porque as casas também possuem sistemas de ar condicionado.

 

Outono nos Estados Unidos

 

Outono

 

E por final, a estação que tornou-se a minha preferida nos Estados Unidos. O outono tinge tudo de cores quentes. As árvores tornam-se vermelhas, laranjas e amarelas e, consequentemente, com o cair das folhas, tudo que há embaixo delas também. O frio já começa a dar as caras e tem fim o horário de verão - o sol começa a se por às 16h.

 

Isso tudo, é claro, na região onde morei. Há estados americanos em que se neva seis meses por ano, como no Colorado. E há estados em que pouco faz frio, como na Flórida e na Califórnia. É um país grande e diverso climaticamente como o Brasil. Portanto, fica a dica: é importante checar o clima dos seus destinos de estudo de interesse, isso pode influenciar bastante a sua experiência no exterior. Mas por experiência própria, mesmo não gostando de frio, posso dizer que é muito legal vivenciar todas as mudanças climáticas do país.

 

(As foto no inverno é da rua da minha homestay; a de outono é em um parque de Fairfax, uma cidade vizinha a minha na Virginia.)

 

Leia mais:

Compras nos Estados Unidos

Férias e folgas acadêmicas nos Estados Unidos

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

As quatro estações nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

4979

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3282

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1610