Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Ligando para o Brasil

12297

Depois de passar horas em um vôo desconfortável (primeira classe é para poucos!), enfrentar a fila e o mau humor do fiscal da imigração, descobrir sozinho como utilizar o transporte público ou andar pelo aeroporto todo procurando pelo seu transfer, você finalmente chega ao seu novo lar doce lar, seja ele definitivo ou não.

Cansado de tudo e extremamente extressado com o processo, você resolve parar para sentar e respirar. É exatamente nesse momento que você se dá conta de algo muito importante: preocupado com toda a sua nova realidade, você não teve nem tempo de lembrar de ligar para casa e dar sinal de vida e, a esta altura, toda a sua família/amigos/namorado(a) já devem estar neuróticos atrás de notícias suas. Bate o desespero.

Calma meu amigo, existem várias maneiras, bem econômicas por sinal, de "bater um fone" para o Brasil:

A opção mais tradicional ainda é o cartão telefônico internacional. O preço varia conforme o país e tempo de ligação e ele pode ser adquirido em qualquer aeroporto ou lojinha de conveniência. Para utilizá-lo basta encontrar um telefone público, discar o número informado no verso e digitar o número de telefone desejado assim que a gravação pedir. Para quem não sabe fazer ligação internacional aí vai a "fórmula":

00 (DDI do país desejado) (DDD do estado desejado) (Número de telefone desejado) 

O DDI do Brasil é 55. Então, por exemplo, se você quiser ligar para o número 1234-5678 em Curitiba, onde o DDD é 41, o número para o qual deverá discar será o seguinte: 00 55 41 12345678.

A segunda opção (e talvez a mais barata se você tiver um computador e acesso à internet) é fazer uma conta no Skype. Você pode baixar o programa, gratuitamente, no site www.skype.com. Com o programa instalado no seu computador você liga de graça para qualquer outra conta Skype ou também pode comprar créditos online utilizando um cartão de crédito e ligar para qualquer telefone fixo ou celular do mundo a baixo custo. Para ligar do Reino Unido para o Brasil por exemplo, o minuto custa £0,13 (aproximadamente R$0,30) para telefone celular e £0,05 (aproximadamente R$ 0,13) para telefone fixo. Vale a pena. Em alguns países como a Inglaterra, já é possível comprar aparelhos celulares que vêm com o programa instalado, o chamado SkypePhone, que já é febre estre estudantes internacionais.

Outra possibilidade interessante é comprar e instalar no seu celular um chip de uma operadora local do país onde você está. Para isso, é necessário que você desbloqueie o aparelho antes de viajar na sua operadora brasileira, apresentando a nota fiscal. Os chips custam entre 5 e 25 euros e alguns deles já vem com créditos. Existem planos para todos os gostos (inclusive para ligações internacionais e uso da internet) e a tarifa para ligações locais e internacionais geralmente é menor do que a cobrada pelas operadoras brasileiras. Só é bom ficar atento ao fato de que algumas operadoras cobram para receber ligações internacionais. Fuja dessas.

Agora, se você não tiver nem um centavo no bolso, seus créditos no celular acabarem, o Skype não estiver conectando mas ainda assim você precisar fazer uma ligação urgente para o Brasil, não se desespere! Você ainda tem a quarta opção que é o BrasilDireto. Esse serviço da Brasil Telecom permite que você ligue a cobrar para o Brasil de qualquer telefone do mundo, seja ele fixo ou móvel, público ou privado. Você pode efetuar a chamada automaticamente, com a ajuda de um operador ou utilizando um cartão telefônico. É só ligar para o número de acesso do serviço, que é diferente em cada país. O atendimento é feito em inglês ou português, 24 horas por dia (todos os dias da semana) e as tarifas dependem do país, horário, dia da semana e tipo de ligação. Para maiores informações sobre os números de acesso e as tarifas cobradas visite o site da Brasil Telecom.

A vantagem desse serviço é que se você estiver quebrado quem paga a conta no final do mês não é você. O único risco é o da pessoa para quem você ligou não aceitar a ligação. Nesse caso porque não mandar um e-mail, uma carta ou até mesmo um sinal de fumaça?

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

4481

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3144

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1476