Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Clubes e Associações: o que são e como enriquecem a vida de quem estuda no exterior?

O que são clubes e associações estudantis de universidades no exterior e quais são os seus benefícios?

Clubes e Associações: o que são e como enriquecem a vida de quem estuda no exterior?
136

A maioria das universidades tem uma série de clubes e associações com os quais você pode se envolver. Mas o que eles são? E como eles fazem a vida no campus ser mais gratificante?

 

Bem, primeiro vamos entender do que estamos realmente falando. "Clubes" geralmente se referem a clubes esportivos, enquanto "associações" ou "sociedades" são grupos com foco em outros assuntos além de esportes. Embora isso nem sempre seja o caso, já que nada pode ser tão simples, então às vezes os termos "clubes", "associações", "grupos" e "sociedades" podem ser intercambiáveis.

 

Qualquer que seja a sua escolha (e você é incentivado a participar de quantos quiser ou puder), seu novo clube ou sociedade irá desenvolver seus interesses, ajudar a conhecer pessoas que pensam como você, permitir encontrar um hobby ou simplesmente socializar. Ao estudar no exterior, isso pode ser particularmente valioso como uma maneira de conhecer pessoas, especialmente se houver uma barreira linguística.

 

Benefícios

 

Juntar-se a um clube esportivo oferece a oportunidade de competir, melhorar fisicamente e, claro, conhecer outros competidores com interesses semelhantes. Com certeza haverá alguns esportes nos quais você tem interesse e alguns que você realmente não gosta. Dependendo da sua universidade, no entanto, também pode haver muitos esportes nos quais você tem um interesse passageiro, ou que, em geral, tenha curiosidade, e agora você tem a chance de realmente se aprofundar e experimentar por si mesmo.

 

Se você é um iniciante, intermediário ou um expert, os bons clubes oferecerão a você um espaço para jogar contra pessoas de nível similar a você. Às vezes, os clubes também oferecem sessões de treinamento e prática, além da melhoria que você terá apenas jogando com os outros.

 

Quanto maior a universidade que você escolher, mais esportes provavelmente estarão disponíveis, com muito espaço extra e instalações. Se você estiver interessado em ingressar, digamos, em um clube de badminton, mas a sua nova universidade não tem um campo de badminton, então fique atento a alguns nas proximidades, já que os clubes podem fazer uso de instalações externas. Naturalmente, quanto mais estudantes houver, maior será a chance de haver outros que também terão interesses semelhantes.

 

Universidades e faculdades que se orgulham de suas conquistas atléticas, obviamente, e provavelmente terão uma maior variedade de oportunidades esportivas, mas mesmo se você escolher uma instituição sem muitos clubes para participar, você deve manter a mente aberta! Existem todos os tipos de esportes exclusivos que podem surgir, e não há mal nenhum em tentar algo novo. Você pode apenas encontrar o esporte perfeito para você!

 

Associações e sociedades

 

Quanto às associações e sociedades, bem... por onde começar?

 

Semelhante aos clubes esportivos, ingressar em uma sociedade é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer todo tipo de amigos de vários lugares do mundo. E as sociedades podem ser sobre o que você quiser. Na verdade, quase tudo o que você pode imaginar que alguém poderia ser apaixonado, há uma sociedade para isso em algum lugar.

 

Existem algumas sociedades mais esperadas que você provavelmente encontrará, como teatro, vida selvagem, cinema, dança e assim por diante. Interesses comuns, paixões e hobbies. Muitas vezes haverá sociedades comprometidas com religião, país ou raça, para que as pessoas possam se conectar com outras semelhantes. Mais uma vez, para os estudantes no exterior, isso pode ser particularmente valioso, mesmo que seja por nada mais do que ouvir uma língua à qual você está acostumado, de tempos em tempos.

 

Depois, há os grupos e associações mais exclusivos. Alguns são compreensíveis, como a Sociedade Tolkien ou a Sociedade Real Ale, mas outros são menos. A Universidade de Sussex, no Reino Unido, tem uma Sociedade de Apreciação de Nicolas Cage, a Universidade de Michigan, sediada nos EUA, tem um Squirrel Club e a Mount Allison University, no Canadá, tem uma sociedade sobre gaita de foles. Existem grupos de cafeteiras, associações de engomadores e sociedades de assassinos. Como mencionado anteriormente, quase qualquer coisa que alguém possa ter um interesse passageiro, provavelmente haverá um grupo ou associação relacionada em algum lugar para isso.

 

E a razão para todos esses grupos malucos é que eles podem ser fundados por estudantes. O que significa que, se você é tão interessado sobre algum assunto, você pode começar um. Isto é particularmente importante se você se encontrar em uma universidade sem o clube que tanto desejava participar - simplesmente comece você mesmo!

 

Tenha em mente que você pode ter que pagar uma taxa, que você precisará encontrar membros e que pode haver algum administrador ocasional para manter o grupo. Mas isso vale a pena pelos benefícios sociais, a chance de colocá-lo em seu currículo e apenas pela simples diversão mais do que qualquer outra coisa.

 

Normalmente, você pode procurar clubes e sociedades on-line ou, se sua universidade tiver uma “Semana de Jovens”, haverá sempre uma “Feira de Sociedades”, na qual você poderá procurar e inscrever-se em clubes ou sociedades que atraiam seu interesse.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Clubes e Associações: o que são e como enriquecem a vida de quem estuda no exterior?

Editor - colaborador

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

5300

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3391

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1668