Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Como aproveitar um estágio ao máximo

Um passo a passo de como aproveitar um estágio ao máximo, desde a pesquisa e a entrevista até o trabalho, contatos e feedback de outros profissionais.

Como aproveitar um estágio ao máximo
146

A experiência profissional que você adquire durante a faculdade é extremamente valiosa. Ela pode te destacar dos demais formandos no mercado de trabalho e influenciar o rumo da sua carreira. Um pouco assustadora, não? Normal sentir-se pressionado, mas isso pode ser usado a seu favor a fim de encontrar a melhor oportunidade de estágio e também de aproveitá-la ao máximo.

 

Pesquisa

 

Comece todo o processo fazendo uma pesquisa minuciosa por empresas e vagas, selecionando as opções que melhores se encaixem em seu perfil e objetivos profissionais. Talvez você fique bastante tentado a enviar o seu currículo ao maior número de vagas possível indiscriminadamente, mas esta nem sempre é a opção mais produtiva. O mais indicado é encontrar um número de possibilidades nas quais você tem mais chances de se destacar e também de aprender a área de seu interesse.

 

O LinkedIn é uma excelente fonte de informação, inclusive para compreender o perfil da empresa e de seus colaboradores, além de fazer conexões profissionais valiosas. Visite o site oficial da companhia, leia atenciosamente sobre a sua história, sua missão e política, e também os requisitos da vaga em aberto. Saber quais habilidades e conhecimentos são necessários para ser contratado te ajudará a certificar-se de que realmente é qualificado para a vaga.

 

Leia também: 5 dicas para a construção de um currículo internacional.

 

O processo seletivo

 

Durante a entrevista, é importante mostrar-se interessado na vaga, perguntando sobre as exigências e responsabilidade da sua função, as chances de aprender com os diferentes departamentos da empresa e também de ser efetivado no final do estágio.

 

Além de demonstrar interesse pelo empregador, saiba explicar quais são os seus próprios objetivos com o estágio e o que você gostaria de adquirir com a experiência. Um candidato resoluto consegue passar uma boa primeira impressão e a segurança necessária para impressionar os entrevistadores.

 

Pode ser também que perguntem qual média salarial você gostaria de receber. Isso não é tão comum em entrevistas para estágios, uma vez que a maioria oferece um salário base (isso quando a vaga não é remunerada), mas é bom ter uma resposta pronta caso queiram saber.

 

Muitas vezes, fazer perguntas ao invés de apenas respondê-las ajuda a se sentir mais confortável durante a entrevista e também com o papel que você exercerá se for contratado.

 

Se você precisar que a empresa assine qualquer documento da sua universidade para comprovar o estágio, avise-os o quanto antes possível.

 

Presença online

 

Antes de começar a enviar o seu currículo, crie uma presença profissional online, principalmente fortalecendo a sua conta no LinkedIn. Revisite também a timeline de suas redes sociais para certificar-se de não haver nada comprometedor que possa acabar com as suas chances de ser chamado para uma entrevista.

 

Os recrutadores já utilizam há algum tempo o Facebook e outras mídias sociais para fazer uma seleção prévia de seus candidatos. Utilize essas ferramentas a seu favor! Enquanto estiver passando por esse processo de entrevistas, é de bom tom maneirar nos compartilhamentos mais pessoais.

 

Durante o estágio

 

Parabéns, você foi contratado! Agora é hora da parte mais importante: aproveitar o estágio. O estagiário pode ser necessário em diferentes tarefas, desde preparar o café até organizar documentos, dependendo da sua função na empresa. No entanto, independente de todas as suas responsabilidades, o essencial é o aprendizado geral.

 

Mesmo que você considere algumas das tarefas “simplórias” demais, é importante ter em mente que todo tipo de experiência profissional traz uma série de aprendizados e habilidades que serão valiosos na hora de conseguir uma vaga efetiva:

 

  • Trabalho em equipe;
  • Solução de problemas;
  • Convívio empresarial;
  • Gestão do tempo;
  • Relações interpessoais;
  • Organização;
  • Desenvoltura em softwares e outros programas/sistemas;
  • Respeito a cargos superiores.

 

Só pra citar alguns!

 

Estas mesmas pessoas com quem você está convivendo e que estão te dando ordens podem ser essenciais para a sua efetivação ou então tornarem-se contatos vitais para a sua indicação a outras vagas no momento certo. Todo mundo precisa começar de algum ponto.

 

Às vezes você vai se sentir bem mais capaz do que as suas tarefas exigem. No entanto, foque-se em fazê-las da melhor maneira possível. Logo, as chances de seus superiores perceberem que você pode ser muito mais útil para a empresa são grandes, e assim, aos poucos, você vai ganhando novas responsabilidades e desafios, além de conquistar a confiança deles.

 

Leia também: 4 lições que você aprende em um emprego do qual não gosta.

 

Proatividade

 

Empregadores amam iniciativa e proatividade. Fato! Mostrar-se disposto a aprender cada vez mais e demonstrar interesse genuíno te ajudarão a crescer dentro da empresa. Tente absorver o máximo de conhecimentos que a empresa pode lhe proporcionar, de preferência em diferentes departamentos; participe das reuniões da equipe, dê sugestões positivas, compartilhe as suas ideias e conhecimentos, faça amizade com os seus colegas de trabalho.

 

E também divirta-se! É possível que a partir do momento que você é efetivado, a sua rotina profissional fique bem mais corrida e exigente, e você vai sentir falta da época de estágio, em que tudo era mais fácil. É um período de aprendizado, de erros e tentativas, mas também de muito crescimento, contatos e experiências valiosas.

 

Respeito

 

O respeito deve existir de todas as partes. Mesmo que as suas tarefas sejam, de alguma forma, principiantes por ser o estagiário, isto, de maneira alguma, deve ser uma desculpa para que os demais colaboradores faltem com o respeito com você. Saiba a quem recorrer caso não esteja satisfeito com o ambiente de trabalho. A comunicação entre o estagiário e o seu superior imediato deve ser sincera, aberta e respeitosa, para que você sinta segurança ao procurá-lo sempre que precisar.

 

Após o estágio

 

Com o fim do estágio, não se despeça e suma do mapa. Peça pelo feedback construtivo de seus superiores, pergunte o que eles acharam da sua atuação na empresa, quais eram os seus fortes e no que você ainda pode melhorar.

 

Outra ação importante é conversar com o departamento de Recursos Humanos para demonstrar interesse por vagas que possam surgir na empresa. Cientes de seu interesse, eles talvez prefiram entrar em contato direto com alguém que já conheçam e que também já conhece a dinâmica da empresa – no caso, você.

 

Leia também: Como conseguir experiência profissional sem experiência profissional

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como aproveitar um estágio ao máximo

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

5300

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3392

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1668