Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Como manter hábitos saudáveis de estudo?

Como manter hábitos saudáveis de estudos em meio à pandemia, aulas remotas e isolamento. Teste nossas dicas e veja o que funciona para você!

Como manter hábitos saudáveis de estudo?

A gente sabe, não está fácil. Com a possibilidade de continuar estudando remotamente mais um ano e as fronteiras fechadas para estudantes brasileiros, bate o desânimo. Enquanto isso, somos bombardeados por notícias tristes e assustadoras o tempo todo. A vontade de jogar tudo para o alto e passar o dia dormindo é grande. Mas os seus estudos precisam continuar!

 

Por isso, te perguntamos: está pronto para melhorar a sua rotina e seguir em frente de uma maneira mais saudável?

 

Estudar no exterior: encontre o seu curso internacional

 

Se a sua resposta for sim, vem com a gente que temos dicas boas abaixo. Se a reposta for não, convidamos a continuar a ler mesmo assim. Quem sabe não se sente mais motivado até o final desse artigo? Esperamos que sim!

 

Mas atenção: esse artigo não é coisa de coach. As nossas dicas não são regras! Tente adaptá-las ao que funciona para você. Se não funcionar, tudo bem também. Há diversas formas de manter uma rotina saudável, você encontrará uma que se encaixe melhor ao seu perfil com a prática.

 

1. Comece o dia com um estado de espírito mais calmo

 

Hábito de estudos saudável

 

A forma com que você começa o seu dia pode ditar o desandar das coisas. Iniciá-lo bravo com as notícias ou preocupado com os prazos, por exemplo, já aumenta o nível de ansiedade, o que atrapalha não só a sua produtividade como o seu bem-estar emocional.

 

Antes de se sentar na sua mesa de trabalho ou de estudos:

 

  • Pare e faça dez respirações profundas devagarinho;
  • Pense em cinco coisas positivas sobre você e a sua vida.

 

Ao focar em coisas boas desde o momento em que acordar, começará a mudar os seus pensamentos para uma mentalidade mais otimista.

 

Deixe para se atualizar com as notícias para outro momento!

 

2. Hidrate-se

 

Hábito de estudos saudável

 

Beba água ao longo do dia! A água é essencial para o desempenho do corpo e manter-se hidratado ajuda na função cerebral, consequentemente, melhorando nossa capacidade de realizar as nossas tarefas do dia a dia.

 

Se você digitar na busca da web quanto de água deve beber ao longo do dia encontrará uma miríade de informações desencontradas – cada site diz algo diferente. O melhor é manter uma garrafa perto de você e beber a água ao longo dos estudos à medida que sentir vontade, sem uma regra muito fixa. Ao deixar um copo ao seu alcance o tempo todo, pelo menos você se lembra de se hidratar.

 

Mas se você gosta de regras, a quantia certa é bastante individual – depende da sua prática de exercícios físicos, tamanho e peso, alimentação, entre outros fatores. Confie na sua sede.

 

A nutricionista entrevistada pelo site Conquiste Sua Vida, por exemplo, sugere 35 ml multiplicado pelo seu peso corporal. O resultado seria o tanto de água que você deveria beber por dia.

 

3. Troque de roupa

 

Hábito de estudos saudável

 

Sabemos que essa dica é bem clichê, mas ela é clichê por um motivo: funciona. Experiência própria. Mesmo se você estiver trabalhando ou estudando de casa, faça questão de trocar de roupa ao se levantar.

 

Tá, não precisa se vestir como se fosse de fato sair de casa, tudo bem escolher uma roupa bem confortável. Mas pelo menos tire o pijama! Isso já é o primeiro passo para se motivar a iniciar as tarefas do dia.

 

Melhor ainda, tome uma ducha rápida no começo do dia para despertar.

 

4. Alimente-se

 

Hábito de estudos saudável

 

Coma saudável. Sim, senhor, coma seus vegetais.

 

Não tem como deixar a alimentação saudável de fora em uma lista de hábitos saudáveis. Um corpo e mente sãos vão longe.

 

Sugerimos a leitura desse artigo que escrevemos para o site Viva-Mundo, mas aqui vai um resumo:

 

  • Grãos e cereais integrais: fonte de energia;
  • Frutas vermelhas e verduras/vegetais escuros: antioxidantes, ajudam na retenção de memória;
  •  Chocolate amargo em pequena quantidade: aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial;
  • Peixes gordos: gorduras naturais poli-insaturadas;
  • Carnes magras e grelhadas: proteína e vitaminas.

 

Mas claro, você não precisa de carne para uma alimentação saudável ou consumo diário de proteína. (Nossa editora, inclusive, é vegetariana!) Nesse caso, sugerimos que passe com um nutricionista apto a montar um cardápio vegetariano/vegano.

 

Não pule nenhuma refeição e faça pausas regulares ao longo do dia.

 

Leia também: Como usar a Técnica Pomodoro para melhorar sua concentração?

 

5. Reserve um tempo para o seu bem-estar

 

Hábito de estudos saudável

 

Reserve um tempo ao longo do dia para parar, respirar, espairecer e cuidar de você. E isso pode significar muita coisa:

 

  • Alongar-se;
  • Praticar exercícios;
  • Ler;
  • Realizar alguma atividade que você considera terapêutica, como bordar ou caminhar (de máscara);
  • Brincar com o seu cachorro;
  • Olhar pela janela;
  • Ligar para a sua avó.

 

Sério, qualquer coisa que melhore o seu humor e descanse a sua mente. Seria interessante também passar esse tempo longe das redes sociais.

 

O que funciona para você?

 

E aí, o que achou? Você já pratica alguma dessas dicas? O que você faz o seu dia a dia que ajuda e não listamos aqui?

 

Esperamos que você consiga seguir com os estudos de uma maneira mais saudável!

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

7.7K
article Img

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

4.3K
article Img

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

2.2K