
Se você estiver desesperado porque a semana de provas de encerramento do semestre letivo está se aproximando – sério, quem não fica? –, este post é para você. O importante é manter a calma e estudar, estudar e estudar. A lista com 25 dicas para a semana de prova a seguir foi baseada em um texto do site USA Today para estudantes universitários na semana de finals, mas se encaixa em qualquer realidade acadêmica ou escolar. As dicas irão ajudá-lo a se organizar e a identificar estratégias eficientes de estudos para se dar bem nos estudos!
Encontre as suas estratégias preferidas e experimente algo novo se as suas técnicas de estudos atuais não estiverem surtindo o efeito desejado (ou seja, boas notas nas provas).
1. Crie uma mega lista-de-coisas-para-fazer e um cronograma para os dias restantes do semestre. Divida as próximas provas em unidades menores de estudo, o que irá preveni-lo de se sentir sobrecarregado e o ajudará a monitorar o seu progresso diário.
2. Comece! Não espere até a vontade de estudar aparecer – se esperar muito, correrá o risco de ela nunca aparecer.
3. Revise as suas anotações diariamente (mesmo quando não estiver em período de provas).
4. Identifique o formato das provas. Varie as suas técnicas de estudo de acordo com o tipo da prova (oral ou escrita, múltipla escolha ou dissertativa, etc.).
5. Preveja possíveis questões que cairão na prova. Como? Reveja provas antigas, converse com estudante que já cursaram a mesma disciplina, preste atenção nas orientações do professor sobre a prova, quais assuntos foram mais salientados em sala de aula, etc.
6. Entenda e crie respostas para as questões que você ainda não tem muito conhecimento. Se o conteúdo é cumulativo e você estiver com dificuldade em um assunto específico deste material, retorne a ele e só passe para o próximo quando sentir que compreendeu o suficientemente.
7. Desenvolva fichas de resumos para cada aula.
8. Conecte novas informações a coisas que você já sabe. Estas associações ajudam a reter informações.
9. Marque um horário para conversar com o professor, um tutor ou especialista da universidade, se necessário. (Às vezes, nem o Google tem a resposta que você precisa, então é melhor ir direto à fonte.)
10. Verifique em suas apostilas e materiais impressos se a editora fornece ajuda e materiais de estudo extras online.
11. Estipule objetivos mensuráveis para cada sessão de estudos, assim você se mantém na linha e evita frustrações. Por exemplo: hoje eu vou estudar os capítulos 2 e 3 e criarei um resumo para cada um deles.
12. Crie recursos mnemônicos, como acrósticos, rimas ou siglas, que possam ajudá-lo a memorizar as informações.
13. Faça pequenos intervalos entre os estudos. O cérebro processa uma quantia limitada de informação e precisa descansar um pouco.
14. Recompense-se com atividades naturalmente agradáveis, como jogar X-Box ou dar uma checada no Facebook.
15. Mantenha-se saudável. Durma bem e evite a cafeína. É sério, o seu cérebro agradecerá.
16. Desenhe tabelas, diagramas, mapas mentais ou imagens para representar e organizar informações.
17. Estude em voz alta. Em um quarto ou sala vazia, finja que está explicando o conteúdo para alguém, usando as suas próprias palavras. Isto ajudará a avaliar a sua compreensão do conteúdo e a estimular a memória.
18. Estude em um ambiente com poucas distrações. Desligue o celular, televisão e notificações do email. (Provavelmente, você precisará do computador ou laptop para estudar; por isso, faça o logoff em suas redes sociais para não correr a tentação de visitá-las o tempo todo.)
19. Identifique exemplos e ilustrações que simplifiquem o conceito estudado e demonstrem formas práticas de usá-lo.
20. Responda as questões no final de cada capítulo da sua apostila. (Chega de preguiça! Estas questões extras ajudam a revisar o capítulo e a memorizar o conteúdo aprendido.)
21. Teste a si mesmo. Crie fichas de estudo, estude-as, depois cubra as suas anotações e tente se lembrar do que está escrito. Se esta técnica não funcionar para você, invente outras formas de quiz para testar a si mesmo.
22. Forme um grupo de estudos e desenvolva um teste prático juntos.
23. Gerencie a sua ansiedade. Cada estudante tem uma forma diferente de se acalmar, seja ouvindo músicas tranquilas, alongando-se e respirando fundo, correndo ou praticando algum esporte, escrevendo em um blog, etc. Encontre uma maneira de evitar o estresse e liberar pensamentos negativos.
24. Quando você achar que já sabe tudo, continue! (Em inglês isto se chama overlearning, uma teoria pedagógica em que se pratica uma habilidade recém-adquirida além do domínio inicial, até se tornar automática.)
25. E por último, examine as suas crenças sobre o aprendizado. Aprender algo não acontece rápido e a compreensão não é fixa. Por isso, mantenha-se otimista, seja persistente, acredite no seu potencial. O talento pode ser desenvolvido. Você aprenderá ao trabalhar duro, procurar ajuda e usar estratégias eficientes.
Leia mais:
Cinco técnicas de preparação rápida para provas
Dicas para conciliar estudos e trabalho
10 desafios que você vai enfrentar e superar ao estudar no exterior
Habilidades surpreendentemente transferíveis que todo estudante tem
Como ser produtivo em 60 segundos
5 dicas para melhorar a sua experiência no exterior
O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de emprego
Como conseguir experiência profissional sem experiência profissional