Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Quando chegar lá - Leitura recomendada

5 dicas para conciliar estudos e trabalho

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho: Como manter o seu trabalho e a sua rotina de estudos sem se atrapalhar

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária?

 

5 dicas para conciliar estudos e trabalho

 

Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e trabalho. Esperamos que consiga fazer as pazes entre as duas partes da sua vida, afinal, são essenciais e uma depende da outra. Quem sabe sobra até um tempo para a vida social?

 

Estudar no exterior

 

1. Saiba priorizar suas tarefas

 

Quando você recebe o seu salário, fica fácil se focar mais na fonte dos fundos e se esquecer da faculdade. Mas lembre-se que um resultado negativo na faculdade influencia em seu desempenho profissional (e ainda passar uma imagem de desleixo aos seus superiores).

 

O balanço entre o trabalho e os estudos pode estar na priorização. Primeiro, você vai terminar aquela relatório para o seu serviço, porque o prazo final de entrega é amanhã. Depois, você vai reservar um dia inteiro para aquela lista de exercícios que vale metade da sua nota naquela matéria complicada da faculdade.

 

Dê prioridade às tarefas (e nada de procrastinar).

 

2. Escolha um trabalho que agregue aos estudos

 

Se você está à procura de uma vaga profissional, considere trabalhos que combinem com a sua área de estudo e acrescentem conhecimentos ao que você aprende em sala de aula. Esta será uma forma excelente de complementar e combinar os estudos com a sua vida profissional.

 

Está com dificuldade de conseguir uma vaga por falta de experiência? Leia nossas dicas de como conseguir experiência profissional sem experiência profissional.

 

3. Faça uma gestão do tempo eficiente

 

Quando você tem um trabalho e um curso para concluir, lidar com o seu tempo de forma eficiente torna-se muito importante. Prepare-se com antecedência!

 

Se você já souber quanto tempo de hora vaga você terá na próxima semana, crie um cronograma de estudos. Mantenha uma agenda atualizada para não se esquecer de datas e prazos. E, mais uma vez, evite a procrastinação.

 

4. Seja flexível

 

Durante o seu curso universitário, você terá períodos mais sobrecarregados do que outros. Já durante os meses mais sossegados, você pode aproveitar para se dedicar mais ao trabalho e, quem sabe, fazer algumas horas extras.

 

É uma forma de compensar os dias que você terá que sair nem um minuto mais tarde do seu horário de trabalho para poder estudar.

 

5. Mantenha um dia livre

 

Toda semana, tire um dia inteiro para descansar e se distrair, seja no sábado, no domingo ou em qualquer outro dia que você não trabalha. Saia com os amigos, leia um livro, assista à TV, faça compras, limpe a casa e, principalmente, não se sinta culpado por “não fazer nada”.

 

Um dia desligado do trabalho e da faculdade recarregará as suas energias e evitará a exaustão.

 

5 dicas para conciliar estudos e trabalho

 

Leia também: 5 habilidades que todo estudante deve ter no currículo.