Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Quatro formas de melhor usar o seu tempo para estudar

Como otimizar o seu tempo: maneiras de estudar sem perder muito tempo do seu dia.

Como melhorar a forma que você estuda
3065

Tem sempre um momento (ou vários) durante o semestre letivo – seja de uma graduação ou uma pós-graduação - que você se encontra afogado em aulas, provas, trabalhos, conteúdos, projetos em grupo... Correndo contra o tempo para não perder os prazos finais. A sensação é de que não lhe sobra tempo para nada além dos estudos. Não se desespere! Todo estudante passa por isso e se há tantos graduandos é porque é possível superar esta fase. E para ajudá-los a não arrancar os cabelos, listamos quatro formas de otimizar o seu tempo e agilizar os estudos:

1) Pense. Não é piada! A forma mais simples de ser produtivo sem stress é pensando. Você não precisa estar o tempo todo enfurnado em casa escrevendo sua pesquisa acadêmica ou estudante intensamente. Às vezes, pensar vagarosamente sobre o conteúdo que aprendeu pode ser um método eficiente de estudar e colocar em ordem as suas ideias ou ter clareza de suas dúvidas. O melhor de tudo é que este método pode ser usado em qualquer lugar: no trabalho, no banho, cozinhando, andando até as suas aulas... É só deixar o pensamento fluir e saber canalizá-los aos estudos.

2) Anote as suas ideias. O próximo passo após pensar e organizar as suas ideias é lembrar-se delas. Com frequência, as melhores ideias surgem nos momentos mais inconvenientes. Quem já não teve aquela enorme frustração de ter uma ótima ideia, mas pouco depois não conseguir mais a formular da mesma forma que antes? Perder o raciocínio? Para prevenir este tipo de situação você pode manter sempre com você um caderno ou bloco de notas, e anotar as suas ideias assim que elas surgem, desta forma você não desperdiça tempo tentando reformulá-las mais tarde.

3) Crie flashcards. São pequenos cartões de papel nos quais você pode escrever tópicos mais importantes, frases, fórmulas complicadas de decorar, ou quaisquer outras informações do conteúdo das aulas que precisam ser estudados. Os flashcards podem ser bastante úteis porque são fáceis de carregar com você. Melhor ainda: agora, com os smartphones, você pode baixar aplicativos e criar flashcards no próprio celular, iPad... Como o app Flashcards++ da Apple e o site Quizlet. É só os reler vez ou outra, todos os dias, para as informações irem gravando na mente.

4) Escute. Algumas pessoas acham mais fácil reter informações que foram escutadas do as que lidas. Para elas, vai a dica: gravem as suas aulas ou a si mesmos lendo o que precisa ser estudado para as provas. Depois é só adicionar o áudio no seu pen drive, celular, iPod e escutá-lo durante o dia, seja dirigindo, caminhando, ou quando achar melhor.

 

Leia mais:

10 maneiras de melhorar o seu inglês antes de estudar no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como melhorar a forma que você estuda

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

4960

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

3276

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

1603