Quem diria que as horas passadas lidando com três coisas ao mesmo tempo enquanto estuda, apresentando seminários para a classe e fazendo trabalhos em grupo poderiam prepará-lo para uma entrevista de trabalho. Acontece que muitas destas atividades realizadas durante os anos de faculdade são transferíveis, ou seja, são importantes também para um ambiente profissional. Saiba como a seguir!
Procrastinação produtiva
É na universidade que você aprende a procrastinar produtivamente, que é diferente da procrastinação comum. Apesar de não terminar as tarefas principais o mais cedo e rápido possível, para não se sentir culpado, você dará um jeito de preencher o seu tempo com afazeres menores e menos importantes que, uma hora ou outra, precisariam ser feitos de qualquer forma. Assim, talvez você tenha essa mania irritante de deixar tudo para última hora, mas o seu desktop estará impecavelmente arrumado, os seus livros estarão organizados em ordem alfabética, as suas roupas estarão lavadas e passadas, e outras coisas do tipo.
Orçamentos
Fast food e macarrões instantâneos não compõem uma alimentação saudável, mas indicam outra qualidade da maioria dos estudantes: conseguir viver dentro de um orçamento apertado. Logo no começo da vida universitária, você aprende que é possível fazer R$ 20 durar uma semana. Afirmar que você sabe "operar dentro de um orçamento limitado" e é experiente na "priorização de fundos" pode soar bem em uma entrevista de trabalho.
Multitarefa
Você consegue ler sua apostila, checar o Facebook, fazer anotações no caderno e atender ao celular tudo ao mesmo tempo, sem se perder? Então você já adquiriu a habilidade multitask. Mas vamos concordar... Cursar tantas disciplinas diferentes simultaneamente, com provas e trabalhos na mesma semana, já comprova a capacidade dos estudantes de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo.
Comunicação
Universidade: o lugar onde você se torna melhor amigo de qualquer pessoa que pede uma caneta emprestada! Tá, não é bem assim... Mas você passa a conviver com centenas de pessoas que nunca havia visto antes e consegue fazer amizade com várias delas (dezenas, talvez?). O ambiente universitário lhe força a sair da sua zona de conforto e socializar-se, mesmo se você for uma pessoa tímida.
Organização e gestão do tempo
Com tantas provas, trabalhos e prazos finais, os estudantes se tornam um tanto criativos na gestão do tempo para conseguir dar conta de tudo, enquanto mantêm a vida social e, em vários casos, a rotina profissional. E quem sofre com isso é o sono (vide as noites mal dormidas!).
Trabalho em equipe
Três palavras: trabalho em grupo. (Bom, talvez mais três: prova em dupla.)
Pesquisa
Quatro anos de graduação lhe transformam em um expert em pesquisa. Vai dizer que você não recorre à internet toda vez que precisa estudar ou escrever um trabalho? E à biblioteca também. Você aprende a encontrar a resposta para tudo em alguns minutos.
Comprometimento
Convenhamos: para concluir um curso de quatro anos é preciso muito comprometimento e dedicação! Ter um bacharelado (principalmente com um bom desempenho) demonstra aos empregadores que você se mantém fiel às suas decisões até o fim.
Falar em público
Você tremeu, suou e gaguejou nas suas primeiras apresentações em sala de aula? Normal! Mas após algumas delas, com certeza, passou a se sentir mais confiante e a dominar a arte de falar em público. Esta é merecidamente uma competência transferível para o ambiente profissional.
Leia mais:
Como ser produtivo em 60 segundos
O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho