
Hoje em dia já virou clichê falar sobre a importância do networking para alavancar a carreira, não é mesmo? Todavia, vamos bater nessa tecla novamente — porém, com um enfoque ligeiramente diferente: a importância das viagens e cursos no exterior para o seu networking ser eficiente no desenvolvimento da sua carreira.
Depois do advento da internet, o mundo ficou pequeno. É a chamada globalização. E isso afeta diretamente o seu planejamento de carreira, quer você esteja nos passos iniciais (buscando um curso de línguas ou ainda escolhendo onde fazer o seu curso superior) ou já está em uma fase de “refinamento” (quando já está procurando por cursos de especialização, pós-graduação ou MBA’s).
Estudar no exterior, há décadas, era coisa para gente rica. Não havia muita informação disponível sobre os cursos, o domínio de uma língua estrangeira era um “luxo”, e morar fora do país, mesmo que somente por alguns meses, era uma realidade muito distante da maioria das pessoas.
Atualmente isso mudou, especialmente pela concorrência acirrada entre as companhias aéreas e sites onde você pode inclusive comparar preços como o Skyscanner. Estudar em outro país é não somente uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros, mas também uma fonte relevante de contatos que podem ser muito importantes no decorrer da vida profissional. O mesmo vale para a presença em eventos internacionais, como congressos e feiras.
Os contatos pessoais feitos em viagens internacionais — seja em universidades, congressos ou eventos profissionais — são uma forma prazerosa de ampliar a sua rede de networking e de mudar o seu patamar de contatos, elevando-o ao nível internacional. Conhecer alguém cara a cara traz uma vantagem imaterial que os contatos virtuais não possuem. O velho “olho no olho” estabelece uma relação humana mais próxima, que inspira mais confiança. Então, quando estiver viajando, nada de preguiça! Participe das atividades, você só tem a ganhar.
É claro que não estamos falando de uma simples troca de cartões. Isso é coisa do passado. Os tempos mudaram e os dias de hoje exigem que o networking seja ativo, e o engajamento e envolvimento contam muito. É preciso “cultivar” os contatos feitos tanto durante as viagens quanto depois que você volta para casa. Também não vale só falar com alguém quando estiver procurando alguma coisa. A sua rede de contatos precisa ser “cultivada” com carinho. É nessas horas que a sua presença nas redes sociais fará a diferença.
Então, quando estiver planejando a sua viagem internacional de estudos ou a negócios, procurando suas passagens aéreas e hospedagem, lembre-se também de pesquisar os lugares onde você conhecerá pessoas relacionadas ao seu desenvolvimento profissional, seja galerias, eventos específicos, museus ou festas patrocinadas por empresas do seu interesse.