Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

TCC no exterior: O que é Capstone?

Trabalho de conclusão de curso em inglês? Entenda o que é o capstone project, o TCC de graduações no exterior, que pode ter diferentes formatos.

Trabalho de conclusão de curso em inglês? Entenda o que é o capstone project, o TCC de graduações no exterior, que pode ter diferentes formatos.

Assim como no Brasil, se você fizer uma graduação no exterior, vai precisar fazer um trabalho de conclusão de curso – o famigerado TCC. Em alguns países, como nos Estados Unidos e Canadá, ele se chama capstone project e pode assumir diferentes formas, de um trabalho escrito formal a um estágio prático, dependendo da sua universidade e da sua área de estudo.

 

Capstone Project

 

O projeto final tornou-se parte integrante do currículo do diploma universitário em alguns países. Embora de fato tenha várias formas, o seu propósito permanece o mesmo. O capstone é uma oportunidade de realizar uma pesquisa independente, a fim de conceber uma solução inovadora para um problema do mundo real. Embora um projeto desse escopo e escala possa ser desafiador, também é muito gratificante e ajuda a concluir a sua graduação com uma experiência completa.

 

Estudar no exterior

 

Com nomes diferentes como capstone project, capstone course ou capstone experience, às vezes até culminating project ou senior exhibition, dependendo da área, ele é, assim como o TCC, a tarefa final do curso e desempenha um papel vital na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, graças às suas aplicações práticas e o desenvolvimento de conhecimentos e as habilidades profissionais durante o processo.

 

Para algumas graduações, o capstone exige o desenvolvimento de um projeto e uma apresentação dos resultados e aprendizados. Para outros, inclui um exame para testar habilidades interdisciplinares (como matemática, redação, pensamento crítico etc.). O projeto também pode ser a criação de um artigo de pesquisa final que explore um tópico específico dentro da área do estudante, resultado de uma pesquisa individual independente.

 

Tudo, claro, com a orientação de professores e supervisores qualificados da universidade.

 

Resumindo, o capstone project representa novos trabalhos e ideias. Você, como estudante do último ano de bacharelado, tem a oportunidade de demonstrar os conhecimentos e as habilidades adquiridos ao longo do curso.

 

Leia também: Undergraduate Education: O que é graduação?

 

TCC em inglês: preparo para o mundo do trabalho

 

O capstone project busca consolidar o aprendizado dos estudantes no último ano de bacharelado em uma valiosa experiência prática. Com isso, pretende ajudar a transformá-los em graduados bem-preparados e com um conjunto completo de habilidades.

 

Os universitários, na maioria das vezes, trabalham juntos em pequenas equipes para encontrar soluções inovadoras para problemas da vida real, ao mesmo tempo em que identificam percepções valiosas sobre as demandas e responsabilidades do mercado de trabalho, mais especificamente, do setor no qual pretendem trabalhar depois da graduação.

 

Isso proporciona aos alunos a chance de desenvolver e aplicar as suas habilidades de liderança, gestão, pesquisa e várias outras, além de compreender as consequências de suas decisões em um "espaço seguro". Ao integrar a teoria aprendida em sala de aula e experiência prática, o seu projeto pode diferenciá-lo dos graduados de outras instituições e ser usado no seu currículo profissional.

 

Além disso, para a universidade, o TCC permite identificar se os alunos estão aprendendo as habilidades necessárias para alcançar uma carreira de sucesso após a formatura. Com isso, é possível fazer alterações nos cursos e requisitos de graduação a fim de melhor preparar os alunos para a vida após a conclusão dos estudos. Os projetos bem-sucedidos dos estudantes servem como um display dos cursos da universidade.

 

Porque, como já escrevemos aqui, as universidades internacionais se preocupam com o preparo profissional de seus estudantes. O sucesso deles é a maior propaganda da qualidade do ensino oferecido por elas.

 

Leia também: 8 serviços de carreira de universidades no exterior.

 

Capstone Project: trabalho de conclusão de curso em inglês

 

Por que se chama capstone?

 

A palavra capstone, em inglês, significa topo, última pedra, arremate ou capeamento. No sentido figurativo, pode significar ponto alto ou pronto crucial. No âmbito acadêmico, o capstone project recebeu esse nome porque representa uma conquista culminante, assim como o capstone na arquitetura.

 

Formatos do capstone Project

 

Os capstones variam em formato dependendo da sua área de especialização. Se você estiver se formando em Letras, pode ter que escrever um longo artigo interpretando alguma peça de literatura. Se você estiver se formando em Design, pode ter que montar uma mostra com projetos práticos. Se estiver se formando em Engenharia, pode precisar desenvolver um projeto em grupo para criar uma proposta de construção, software ou outro produto final. Em muitos casos, essa é a oportunidade de trabalhar com um projeto real da indústria ou com um cliente real do setor.

 

Um capstone nem sempre é apenas um trabalho escrito, embora costume ser parte dele. Os alunos de Arte, por exemplo, podem fazer exposições de seus trabalhos, enquanto os de outras áreas terão de passar por uma prova oral, defender sua tese para um grupo de professores ou concluir um livro.

 

O TCC no exterior é muitas vezes multifacetado, o que significa que há uma apresentação ou performance, um artigo ou uma pesquisa que formam o projeto completo.

 

Exemplos de capstone em universidades do exterior

 

O projeto capstone pode variar, inclusive, dentro da própria universidade – cada curso, cada área de estudo tem um formato e uma proposta diferente para o trabalho de conclusão de curso no último ano da graduação.

 

Veja alguns exemplos a seguir!

 

1. Syracuse University, nos Estados Unidos

 

Cada área de estudo da Syracuse University, da Antropologia à Matemática, tem um projeto capstone diferente no último ano da graduação. O Senior Capstone do Departamento de Gestão de Esporte, por exemplo, é uma forma de colocar o estudante em contato com o setor, participando de estágios e palestras.

 

Como parte dos requisitos de graduação, os alunos concluem um Senior Capstone de 12 créditos para obter uma valiosa experiência prática na indústria antes de se formarem na Syracuse.

 

“Uma vez que o capstone é o culminar da sua experiência acadêmica, o processo de planejamento começa durante já no primeiro ano e termina com uma experiência de um semestre completo em uma entidade esportiva específica, normalmente em um local fora de Syracuse”, explica o site oficial da Universidade.

 

Nela, o capstone project é a oportunidade de concluir uma importante tese de pesquisa ou projeto criativo em sua área de especialização. Você escolhe um tópico que lhe interessa profundamente (embora as escolhas dos alunos de ciências ou engenharia possam ser mais restritas). Durante todo o processo, você tem os recursos da universidade à sua disposição e é orientado por um membro do corpo docente.

 

2. Kansas University, nos Estados Unidos

 

“O meu TCC foi um capstone course em que cada professor que oferece aquela aula tem que fazer um contato com uma empresa da região”, conta Leticia Couto em entrevista ao Hotcourses Brasil sobre a sua experiência de cursar Jornalismo na Kansas University.

 

“A minha professora fez um contato com uma organização deles [Hallmark] chamada Kaleidoscope, que usam materiais que seriam lixo para fazer cartões de aniversário. Eles também fazem giz de cera – digamos que um giz de cera venha quebrado, eles dão para a Kaleidoscope e é um espaço para crianças se expressarem em termos de criatividade. O meu TCC foi que a gente teve que fazer uma campanha para trazer mais pessoas para essa organização Kaleidoscope. Foi uma experiência profissional”.

 

Na Kansas University também, o seu capstone vai variar de acordo com a sua área. O projeto do programa de Saúde Pública, por exemplo, é uma experiência de 192 horas que exige dos estudantes a síntese e a integração de seus conhecimentos e a aplicação na prática em alguma área da saúde pública.

 

A partir dessa experiência, eles entregam um trabalho descrevendo as atividades e os resultados encontrados. O último passo é uma defesa oral do trabalho.

 

3. York University, no Canadá

 

Na York University, em Toronto, há o Cross-Campus Capstone Classroom, também chamado de C4, para fornecer aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipes interdisciplinares em desafios do mundo real que tenham impacto social.

 

Ao longo do processo com duração de um ano, os alunos desenvolverão e aprimorarão habilidades transferíveis enquanto aprendem o valor de múltiplas perspectivas e abordagens de pesquisa, design e resolução de problemas.

 

“Essa experiência os ajudará a reconhecer o que podem oferecer ao mundo e, assim, prepará-los para o futuro”, diz a York University.

 

O C4 inclui colaboração em equipe; parceiros e mentores fora do campus; pesquisa avançada; aulas multidisciplinares; pensamento crítico, criativo e estratégico; desafios complexos do mundo real; e desenvolvimento de carreira valendo crédito acadêmico.

 

E aí, ficou interessado? Encontre o seu curso no exterior!

 

Se precisar de uma ajuda para encontrar o seu curso no exterior, sugerimos a nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. É fácil de usar e você encontra resultados de acordo com os seus interesses, objetivos e orçamento.

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior , alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para responder esta pergunta do que alguém que realmente

7.8K
article Img

5 dicas para conciliar estudos e o trabalho

Você terá uma reunião de trabalho em dois dias, mas não consegue achar tempo para se preparar porque semana que vem tem três provas na faculdade. O que fazer quando a vida profissional entra em conflito com a universitária? Manter uma rotina atarefada é desafiador e cansativo, por isso gostaríamos de ajudar listando cinco dicas para conciliar os estudos e o trabalho e para fazer as pazes entre estas duas partes da sua vida. E, quem sabe, sobra até um tempo para a

4.4K
article Img

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

2.2K