Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

A rotina de 10 minutos para se preparar para estudar

Cinco passos que podem levar menos de dez minutos e vão te deixar pronto e concentrado para os estudos

Como criar uma rotina de estudos fácil em cinco passos

A vida é cheia de interrupções: o celular apitando a todo o momento com mensagens do Whastapp; o seu colega de quarto ouvindo música alta; um episódio novo de The Walking Dead; a geladeira cheia de coisa boa...

 

Como criar uma rotina de estudos?

 

Todas estas coisas serão excelentes quando estiver à toa, mas enquanto estuda, até mesmo a menor das interrupções pode ser uma grande distração. E como você se concentrará se estiver distraído? A resposta: não vai dar.

 

O que você pode fazer é evitar as distrações. Siga os cinco passos sugeridos pelo USA Today e, em dez minutinhos, estará preparado e concentrado para os estudos.

 

Encontrar o seu curso no exterior: intercâmbio

 

1. Escolha o seu lugar de estudos

 

Cada estudante tem uma preferência sobre o ambiente perfeito para estudar, seja em uma escrivaninha no quarto, ou então em uma mesa do Starbucks mais próximo. Espaços de estudo ideais são relativamente sossegados, bem organizados e com uma atmosfera confortável. Estabelecer um lugar certo para se estudar toda vez que precisar mergulhar nas apostilas ajuda a treinar o seu cérebro a mudar mais facilmente para o seu “modo de estudo” quando for necessário.

 

Mesmo que você prefira estudar fora do seu quarto, opte sempre por lugares sem muitos estímulos visuais e auditivos.

 

10 dicas para fazer boas provas.

 

2. Organize o seu espaço de estudo

 

Não importa onde você escolher como o seu espaço, é importante que você o mantenha limpo e organizado. Livre-se de tudo que você não precisará para os estudos e reúna tudo que será necessário. Em um quarto, isto significa jogar fora tarefas antigas e lixos acumulados na sua mesa antes de retirar da mochila o seu material.

 

Em um espaço público, como o Starbucks ou uma biblioteca, isto significa levar com você apenas o necessário para os estudos, como laptop, carregador, apostilas, livros, caderno e alguns outros itens de papelaria; e sentar-se no local mais reservado, de costas para a porta.

 

Quando estiver estudando, silencie o seu celular e deixe-o fora de alcance!

 

3. Estipule metas para cada sessão de estudo

 

Quando o seu espaço estiver pronto, antes de começar definitivamente os estudos, use alguns minutinhos para criar o seu plano para a sessão de estudo ou então uma lista com tudo que você precisa fazer nas próximas duas horas. Ter uma ideia do que precisa ser finalizado no dia ajuda a melhorar o seu foco e torna os estudos mais eficientes.

 

Quantos capítulos da apostila você vai ler? Quais exercícios precisam ser terminados? Qual redação vai escrever? Tudo isso deve ser estipulado antes de começar.

 

21 técnicas de revisão para estudantes

 

4. Mantenha lanches por perto, mas fora de vista

 

Comer algo durante os estudos, quando da maneira correta, pode ajudar na concentração. É muito importante – especialmente se você estiver planejando uma maratona de estudos – manter-se bem alimentado e hidratado.

 

Primeiramente, escolha comidas “silenciosas”: embalagens barulhentas e o “croc croc” da mastigação podem ser distrações. Também prefira opções mais limpas, nada que faça uma sujeira na sua mesa de estudos, ou que pingue na sua apostila. Boas opções: café, chá e água, para bebidas, e nozes, vegetais crus e frutas, para comidas. Mantenha-os por perto, numa gaveta ou na mochila, mas fora de vista.

 

5. Música para estudar concentrado

 

Alguns estudantes sentem-se mais produtivos quando escutam música, enquanto outros preferem o silêncio. Se você for do primeiro tipo, coloque fones de ouvido e escute uma playlist mais relaxante para ajudar a manter o foco - tem várias delas já prontas no Spotify.

 

Se você preferir o silêncio, coloque fones que bloqueiam o barulho do ambiente ou certifique-se de estudar em algum lugar sossegado e sem interrupções.

 

Como criar uma rotina de estudos em cinco passos

 

Leia mais: Cinco técnicas de preparação para provas

Leitura recomendada

article Img

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior, alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros no exterior?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para

8.6K
article Img

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

2.4K