Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Saiba como aproveitar e melhorar sua interação com os habitantes locais

Seis dicas de como aumentar e melhorar a sua interação com os moradores locais do seu destino de estudo – e aprender muito com isso!

Saiba como aproveitar e melhorar sua interação com os habitantes locais
108

Ao viajar, existe sempre um medo de que você possa parecer um turista inconveniente. Eles entram pelo meio do caminho, atrapalham os moradores locais e geralmente se tornam um incômodo - ninguém quer ser essa pessoa.

 

E isso é especialmente preocupante para aqueles que planejam ficar em um lugar por um longo período de tempo – como os estudantes internacionais, por exemplo. Uma das principais maneiras de se integrar com uma nova população é melhorar suas interações com os habitantes locais. Você pode aprender muito mais sobre sua nova moradia e se sentir mais confortável. Então, por que não tentar?

 

Alguns lugares serão mais fáceis de se adaptar, dependendo da linguagem, das barreiras culturais e assim por diante. Mas existem algumas dicas gerais que sempre serão úteis, seja para você que já passou algum tempo no país ou para você que é um completo iniciante.

 

1. Faça aulas extracurriculares

 

Você conhecerá seus novos colegas de classe apenas como consequência do seu tempo na faculdade, como fazer trabalhos em conjunto por exemplo, mas esteja ciente de que as universidades podem ser bastante limitadas. Na maioria das vezes, as pessoas tendem a fazer seu grupo de amigos e ficar sempre com eles, e não há nada de errado com isso, mas pode reprimir o conhecimento real do lugar e de seus habitantes.

 

Também é fácil para um aluno confiar que sua faculdade lhe proporcionará a melhor educação, mas o mais corajoso vai além das paredes para aprender. Então, mate dois coelhos com uma cajadada só: faça uma aula que você normalmente não esperaria de si mesmo e veja se você não conhece pessoas diferentes para aprender mais ainda com eles.

 

2. Perca-se

 

Quando você explora sua nova cidade, sem dúvida, você será atraído para os maiores espetáculos e os marcos mais conhecidos, mas (e isso geralmente é um conselho repetido), muitas vezes é melhor aproveitar a estrada menos percorrida.

 

Desça uma rua em que normalmente você não ande, passe um dia sem o seu telefone e se perca. Você ficará surpreso com a beleza e imaginando o que poderá encontrar. Pode ser que você tenha que recorrer a nativos para receber orientação ou pedir indicações, mas não é exatamente sobre este contato que estamos falando aqui?

 

3. Seja um voluntário

 

Frequente uma função comunitária como uma reunião ou mesmo apenas ofereça alguma ajuda voluntária em uma biblioteca ou escola local. Você aprenderá muito sobre o estilo de vida local e isso poderá abrir portas para atividades sociais.

 

As comunidades apreciam esse esforço extra, e se você tiver uma tarde disponível, por que não fazer algo para ajudar os outros? Afinal, agora esta é a sua comunidade também.

 

4. Não se preocupe em ser diferente

 

O mundo seria um lugar tedioso se fôssemos todos iguais. Portanto, seja você mesmo! Com certeza isso vai exigir uma dose de confiança, mas é assim que se constrói relacionamentos. Se você acha que vai se envergonhar, confie em seus novos amigos para corrigi-lo.

 

Do mesmo modo, você não deve julgar as diferenças de outras pessoas. Todo mundo tem sua própria maneira de fazer as coisas e todos nós fazemos algo que provavelmente pareça estranho para outras pessoas – principalmente quando há diferenças culturais envolvidas. Então, observe os hábitos culturais do seu novo amigo e você aprenderá novos costumes, hábitos e tradições.

 

5. Compartilhe sua própria cultura e costumes

 

Assim como você gostaria de aprender com seu novo ambiente, é provável que sua nova comunidade goste de saber como são as coisas de onde você veio. Então, enquanto você for amigável e evitar ser muito invasivo, tente compartilhar os costumes de sua própria cultura. Pergunte sobre as preferências e hobbies locais, mas também esteja preparado para compartilhar alguns dos seus próprios interesses.

 

6. Seja paciente

 

É preciso tempo para se adaptar a um novo lugar, aprender um novo modo de vida e entender uma nova cultura. Não se apresse para formar uma opinião ou esperar ser compreendido imediatamente.

 

Tire algum tempo para conhecer este novo lugar, pratique e estude seu curso, faça novos amigos e divirta-se. Com o tempo, você certamente se encontrará mais e mais em casa, em seu novo lar.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Saiba como aproveitar e melhorar sua interação com os habitantes locais

Editor - colaborador

Dê uma olhada...