Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

5 dicas para se inscrever em uma bolsa de estudo no exterior

5 dicas para entender o processo, os requisitos de seleção e as chances de se destacar na sua inscrição em uma bolsa de estudo no exterior.

5 dicas para se inscrever em uma bolsa de estudo no exterior

Estudar no exterior é, sem dúvida, uma experiência extremamente gratificante. Mergulhar em um novo ambiente, conquistar os seus objetivos acadêmicos e profissionais, conhecer pessoas do mundo inteiro. Tudo nessa experiência contribui positivamente ao seu desenvolvimento em todos os âmbitos. No entanto, sempre há a questão do dinheiro. Seja qual for o seu destino, há despesas diferentes envolvidas, desde a taxa de matrícula e valor do curso até o custo de vida, como acomodação e alimentação. É aqui que entra a bolsa de estudo.

 

Conseguir uma assistência financeira pode ser o que você precisa para colocar os seus planos de estudar no exterior em prática. E nós queremos que as suas chances sejam as maiores possíveis! Por isso, temos as cinco dicas principais para a sua inscrição.

 

Catálogos universitários: estudar no exterior

 

1. Atenção ao prazo final

 

Nós sabemos que essa dica parece óbvia, mas ela tem uma influência gigantesca na primeira impressão que você causa nos recrutadores e na sua probabilidade de receber a bolsa. Então vamos lá: a primeira informação que você precisa ao decidir se inscrever em uma bolsa de estudo é o prazo final. Ao saber a data exata, comece a se preparar com o máximo de antecedência possível.

 

Você precisará de uma série de documentos obrigatórios, inclusive a sua personal statement e, provavelmente, cartas de referência. Ou seja, tem aspectos da inscrição que dependem de outras pessoas – e os que dependem só de você exigirão tempo e atenção para serem produzidos.

 

Uma boa sugestão é criar um cronograma pessoal de datas importantes e determinar prazos. Assim, você se mantém organizado – em especial se você estiver se inscrevendo em diferentes bolsas de estudo com diferentes prazos. Ter um plano é fundamental para não se perder no tempo e entre tantos documentos.

 

Além disso, você não precisa enviar a sua inscrição exatamente na data final. Preparar-se com tempo também significa conseguir se inscrever com antecedência. E isso pode lhe posicionar na frente da fila quando as inscrições forem analisadas.

 

E atenção: ao enviar sua inscrição após o prazo final, na grande maioria dos casos, você perde a chance de concorrer à bolsa de estudo.

 

2. Entenda os critérios de seleção

 

Depois de pesquisar suas oportunidades e identificar possíveis bolsas de estudo, o segundo passo mais importante é verificar se você tem o que é preciso para concorrer. É sempre melhor escolher as opções nas quais você tem uma chance justa e para saber isso você deve verificar com atenção todos os critérios de seleção de cada bolsa.

 

Uma boa dica é entender por que a universidade ou organização está oferecendo a oportunidade. Para atrair mais estudantes de países em desenvolvimento? Para estudantes com potencial de liderança? Por mérito acadêmico para quem tem um alto desempenho escolar? Por necessidade financeira para quem quer estudar no exterior, mas não tem os recursos necessários? Para estudantes com histórico esportivo que gostariam de continuar a carreira de atleta na universidade?

 

As razões são diversas! Entendê-las lhe ajudará a discernir se você atende a todos os requisitos e a melhor forma de estruturar sua inscrição. Faça uma lista de cada um dos critérios de seleção para conseguir dar a atenção personalizada a cada um deles.

 

E se você ainda estiver em dúvida se é um candidato em potencial, pesquise sobre:

 

  • Os objetivos da bolsa de estudo;
  • Bolsistas selecionados previamente;
  • Perfil da universidade, organização ou empresa que oferece a bolsa;
  • Termos e condições.

 

Esses aspectos serão suficientes para entender se você tem uma chance justa de ser selecionado.

 

Como se inscrever em bolsas de estudo no exterior

 

3. Atenção aos detalhes

 

Não subestime a importância de observar os detalhes da sua inscrição. Apesar de nem sempre garantir que tudo esteja perfeito, ter mais tempo para preencher o formulário com certeza lhe permite se dedicar com calma, item a item, e revisar quantas vezes for necessário.

 

Tente seguir essas dicas:

 

  • Leia o formulário do início ao fim atenciosamente antes de começar a preenchê-lo;
  • Depois, o preencha na íntegra seguindo todas as instruções;
  • Forneça todos os documentos exigidos corretamente nos lugares indicados;
  • Verifique as informações sobre como enviar o formulário;
  • Revise, revise e revise de novo antes de enviar – se puder, peça a alguém que leia o formulário também, para tentar evitar qualquer erro.

 

Prestando atenção aos detalhes e seguindo cuidadosamente as informações, você terá menos probabilidade de cometer um erro ou deixar de informar algo importante que prejudique as suas chances de ser selecionado.

 

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com o provedor da bolsa para esclarecê-la. E lembre-se: quem ler a sua inscrição perceberá todo o esforço que você dedicou a ela!

 

4. Personalize a sua inscrição

 

Aproveite as oportunidades certas na sua inscrição para mostrar a sua personalidade e se destacar dentre os demais candidatos. Não existe uma fórmula definida para esse passo, mas o que você pode fazer é aproveitar sempre que possível para demonstrar o seu preparo e perfil. Uma inscrição genérica não vai lhe favorecer.

 

Embora seu conjunto único de circunstâncias e características seja valioso, é importante que se enquadre no contexto da bolsa de estudo. Mais especificamente, os detalhes que você usará para destacar sua personalidade devem ter a ver com os critérios de seleção da bolsa. É liderança que eles querem? Use exemplos que lhe mostrem como um líder em potencial.

 

A sua personal statement, por exemplo, é uma excelente forma de se destacar e explicar porque você deve ser selecionado. Com isso, chegamos à última dica...

 

5. Escreva uma excelente personal statement

 

Essa redação pode ter diferentes nomes: personal statement, essay, motivation letter, entre outros. Mas, no geral, elas representam a mesma coisa. Ela é a sua chance de expor o seu caso e demonstrar porque você é um candidato em potencial.

 

No entanto, leia as instruções do formulário sobre a redação. Em alguns casos, você pode escolher o seu tema, em outros a organização sugere um tópico específico ou uma pergunta que deve ser respondida no seu texto.

 

Outro ponto importante é saber o limite de palavras ou caracteres, porque, ultrapassá-lo pode significar a desqualificação da sua redação.

 

Temos uma série de artigos que lhe ajudarão com a sua personal statement:

 

 

Encontre a sua bolsa de estudo no exterior

 

Agora que você já tem as dicas mais importantes para uma forte inscrição, use o nosso banco de dados para encontrar opções de bolsas de estudo no exterior!

 

(Artigo original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA