Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

5 passos para ganhar uma bolsa de estudos no exterior

Como encontrar e se inscrever no processo seletivo para bolsas de estudo no exterior

5 passos para ganhar uma bolsa de estudos no exterior
1161

Há um equívoco muito comum sobre estudar no exterior de que esse objetivo pode ser inacessível. Porém existem milhares de bolsas e financiamentos para ajudá-lo a chegar à universidade dos seus sonhos.

 

Claro, você provavelmente ainda terá que desembolsar algum dinheiro para se manter no exterior, mas uma ajuda financeira já ameniza as coisas.

 

Com tantas bolsas de estudos, você terá um pouco de trabalho para se candidatar para cada uma delas, mas aqui estão algumas dicas que podem tornar esse processo um pouco mais fácil.

 

1. Pesquisa

 

Infelizmente, a sua bolsa de estudos não vai cair do céu. Você terá que visitar muitos sites, fazer muitas pesquisas, ler e escrever bastante também. Quanto mais bolsas você solicitar, mais chances de receber o apoio financeiro que precisa.

 

Não existe uma lista única contendo cada bolsa de estudos disponível, embora existam alguns sites, como NAFSA, que reúnem uma ampla variedade delas.

 

Além disso, aqui estão os tipos de bolsas de estudo que você pode procurar:

 

Baseado no local: estas bolsas e financiamentos são criados para atrair pessoas para cidades de países específicos. Eles podem ser fornecidos pela universidade, o governo do país ou mesmo pelo governo de seu país de origem.

Baseado em programas: estas serão anexadas aos cursos específicos, por isso são as mais evidentes se você já decidiu o que gostaria de estudar. Elas podem ser fornecidas por uma instituição de estudo independente ou pela universidade que oferece o programa.

Baseado nos estudantes: dependem do aluno e de sua situação. Podem ser oferecidas por conquistas pessoais (as bolsas por mérito) ou por outros fatores como gênero, raça, religião ou deficiência.

Baseado na organização: as universidades, naturalmente, oferecerão bolsas de estudo, assim como os governos. No entanto, você também deve ficar atento às organizações privadas, sem fins lucrativos ou patrimoniais que também oferecem bolsas de estudo. Geralmente, eles tendem a oferecer bolsas para estudantes por razões pessoais detalhadas acima.

 

Então, seja criativo na sua busca no Google - há algo em sua personalidade, história ou alguma habilidade que você acha que uma instituição pode estar interessada para lhe oferecer uma bolsa de estudos?

 

2. Peça ajuda

 

Você terá muitas informações para peneirar, mas haverá pessoas que podem ajudar. Fale com a equipe de apoio da universidade, muitas têm um escritório para ajudar os estudantes internacionais. Fale com os professores, o escritório de ajuda financeira e com todos os assessores acadêmicos que você possa ter contato.

 

Se você puder falar com essas pessoas pessoalmente, então perfeito - elas podem responder suas perguntas diretamente e você não terá que perder tempo enviando diversos e-mails.

 

Claro que você também pode pedir ajuda aos seus amigos e familiares. Eles conhecem alguém que estudou no exterior? Eles podem ajudá-lo a procurar algo que possa ser bom?

 

Se tudo mais falhar, pergunte diretamente aos financiadores. Eles saberão melhor do que ninguém se a bolsa de estudos será ideal para você, ou se existem outras que eles possam sugerir.

 

3. Adapte o seu currículo

 

Depois de encontrar as bolsas de estudos adequadas, você terá que começar a se inscrever. Seu currículo é vital neste momento. Destaque qualquer experiência internacional que você teve, inclua atividades extracurriculares que você tenha participado e seja conciso.

 

Você também terá que ser diligente com sua carta de apresentação, onde você argumentará por que a bolsa é certa para você. O que funciona melhor é uma carta realmente pessoal, tanto em termos de quem você é quanto pelos motivos para que você deve ser escolhido. Seja entusiasmado - isso realmente aparece em sua escrita.

 

É especialmente valioso se você personaliza sua candidatura - as instituições podem dizer se você apenas copiou e colou, então mencione alguns detalhes individuais.

 

Se a bolsa de estudos for fornecida por um outro país, pesquise como os currículos e as cartas de apresentação são enviadas para lá.

 

4. Permaneça organizado e focado

 

Se você planeja se candidatar a muitas bolsas de estudos, pode ser difícil acompanhar todas as datas e prazos, então mantenha um calendário, cronograma ou um diário útil com todas informações e seus próprios objetivos.

 

Pode ser uma etapa bastante cansativa, mas permaneça vigilante e observe atentamente os detalhes. Se você fez todo o trabalho, o processo de candidatura deve funcionar sem problemas e quanto mais cedo for feito, mais tempo você poderá relaxar quando terminar.

 

É importante checar regularmente o status da sua inscrição no site oficial porque às vezes a organização/instituição pode pedir por documentos adicionais.

 

5. Seja você mesmo

 

Ok, talvez esse conselho seja um pouco cliché demais, mas é essencial ser honesto consigo mesmo e com quem você está se candidatando durante esse processo. É melhor não fingir ter uma habilidade particular ou qualquer experiência que não seja real. Seja direto e se você estiver entusiasmado com alguma coisa, deixe transparecer.

 

Os provedores de bolsas de estudos querem saber que seu dinheiro está indo para as pessoas certas, então seja honesto sobre por que você acha que você merece. Se você obtê-la, ótimo, mas se não, não se decepcione, há muitas outras bolsas para se inscrever e alguma pode dar certo.

 

Se tudo mais falhar e você não encontrar o que precisa para ajudá-lo a estudar no exterior, sempre há outras opções. Você poderia tentar crowdfunding em sites como o FundMyTravel ou descobrir se você pode trabalhar quando você for para o exterior, mesmo que seja apenas um trabalho como ajudante ou de babysitting.

 

Mantenha-se organizado, trabalhe duro, peça ajuda se precisar e seja honesto. Essas regras irão atendê-lo bem, não apenas na sua busca pela bolsa de estudos, mas para toda a sua vida. Então boa sorte!

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 passos para ganhar uma bolsa de estudos no exterior

Editor - colaborador