Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

Bolsas de estudo de Engenharia pelo mundo

Cinco opções de bolsas de estudo para graduações, mestrados e doutorados de Engenharia pelo mundo

Bolsas de estudo de Engenharia pelo mundo

Interessado em um curso de Engenharia no exterior? Aqui vai mais uma seleção de bolsas de estudo para estudantes internacionais em quatro países diferentes, para graduações, mestrados e doutorados.

 

É importante que você saiba que essas opções listadas abaixo são apenas algumas entre as dezenas de bolsas disponíveis pelo mundo. Como sempre ressaltamos, tudo é questão de muita pesquisa para encontrar a oportunidade mais adequada para você!

 

Bolsas de estudo de engenharia pelo mundo

 

1. Queen Mary University of London, Reino Unido

 

A Queen Mary é uma instituição líder mundial com cinco campi em Londres, no Reino Unido, e cursos nas áreas de Medicina, Ciências Sociais e Humanas, Direito, Odontologia, Ciências e Engenharia.

 

A sua Faculdade de Ciência e Engenharia oferece a Queen Mary Global Excellence Scholarship, uma bolsa de estudo global de excelência para estudantes internacionais interessados em cursar um dos bacharelados do departamento.

 

A seleção acontece automaticamente durante a sua inscrição na graduação, portanto, não será necessário se candidatar à bolsa, o que significa também que não há um prazo de inscrição específico. Você precisa se atentar às datas da seleção nos bacharelados da Faculdade de Ciência e Engenharia da Queen Mary e escolher a universidade como a sua primeira opção no UCAS, serviço centralizado de inscrições no Reino Unido.

 

Além disso, não há número limitado de bolsas de estudo. Todos os candidatos considerados adequados pela instituição recebem o desconto de £ 2.000 nas taxas de estudo do primeiro ano.

 

O objetivo da bolsa é atrair os estudantes não europeus mais talentosos do mundo à Queen Mary. De fato, 50% de todos os seus alunos são estrangeiros!

 

Para se inscrever online, você precisa:

 

  • Ter atingido o equivalente à média A*AA no A-Level britânico;
  • Ser classificado como estudante estrangeiro pagante das taxas de ensino integrais da Queen Mary;
  • Estar se candidatando ao primeiro ano de uma graduação da Faculdade de Ciência e Engenharia;
  • Como a bolsa representa um desconto nas taxas de ensino do primeiro ano, você deve ser capaz de bancar pelo restante do curso.

 

Entre em contato com a Queen Mary University of London para saber mais.

 

2. Imperial College London, no Reino Unido

 

Mais uma oportunidade de bolsa de estudo no Reino Unido, mas essa é para pós-graduações! A Imperial College London é a 11ª melhor universidade do mundo, segundo a mais recente edição do famoso Times Higher Education World University Ranking. A instituição é especializada nas áreas de Ciências, Engenharia, Medicina e Negócios; e tem como missão melhorar a sociedade.

 

O Departamento de Engenharia Química da ICL oferece até dez bolsas de estudo integrais todos os anos para candidatos de doutorado (PhD) que conseguirem comprovar excelência durante o processo de seleção.

 

Se você gostaria de concorrer à bolsa e cursar um doutorado de Engenharia Química em uma das melhores universidades do Reino Unido, precisa ter um diploma de mestrado equivalente à First Class Honours, de acordo com a classificação britânica, em Engenharia Química ou em outro campo da Engenharia ou ciência relacionada.

 

As bolsas de estudo da ICL duram 42 meses; estão abertas a candidatos britânicos e do mundo inteiro; e cobrem as taxas de ensino completas do doutorado e uma contribuição anual de £ 21.400 sem impostos para bancar o custo de vida no Reino Unido durante os estudos.

 

Para se candidatar:

 

  • Você precisa se inscrever ao doutorado de Engenharia Química pelo processo online da Imperial. Atenção: a bolsa é válida para o curso chamado Chemical Engineering Research – Full Time.
  • Inclua na inscrição os seus históricos completos de todos os cursos acadêmicos previamente concluídos.
  • Você também precisará comprovar proficiência no inglês e informar o contato de email de duas pessoas que sirvam como referência, sendo que pelo menos uma delas deve estar ligada ao meio acadêmico como, por exemplo, um orientador de projeto ou tutor pessoal. A Imperial entrará em contato direto com elas, desde que os endereços eletrônicos sejam institucionais (da universidade onde lecionam, por exemplo) e não pessoais.

 

Um júri acadêmico avalia as inscrições e seleciona os candidatos que demonstrarem as melhores realizações acadêmicas e maior potencial. Os pré-selecionados são chamados para uma entrevista e, se você passar por essa fase, recebe uma lista de projetos e supervisores disponíveis para selecionar duas opções diferentes à sua escolha.

 

A Imperial entra em contato com o supervisor e verifica se ele lhe considera adequado ao projeto. A universidade se responsabiliza em encontrar um programa para cada bolsista selecionado.

 

As inscrições para as PhD Scholarships in Chemical Engineering são recebidas sempre em dois prazos finais diferentes:

 

  • No dia 31 de outubro para início do curso em outubro do ano seguinte ao da inscrição;
  • No dia 31 de janeiro para início do curso em outubro do mesmo ano da inscrição.

 

Saiba mais aqui.

 

3. Australian National University, na Austrália

 

Classificada como a melhor da Austrália, pelo ranking mundial da QS, a Australian National University (ANU) é reconhecida internacionalmente pela sua excelência em ensino e pesquisa acadêmicos.

 

Para os interessados em fazer uma pós-graduação de Engenharia na Austrália, a ANU oferece a International Postgraduate Excellence Scholarship pela sua Faculdade de Engenharia e Ciência da Computação.

 

Todos os anos, seis bolsas de estudo parciais são concedidas de acordo com o desempenho acadêmico prévio de candidatos internacionais segundo os seguintes critérios de elegibilidade:

 

  • Ser considerado um estudante estrangeiro de acordo com os termos expressos no Education Services for Overseas Students Act 2000.
  • Receber uma oferta de admissão em um Diploma de Pós-Graduação ou Mestrado Profissional (Master by coursework) da Faculdade de Engenharia e Ciência da Computação da ANU. Ou seja, você precisará passar pelo processo seletivo do seu curso de pós-graduação de interesse e ser admitido antes de ser considerado à bolsa de estudo.
  • Começar um curso de Diploma de Pós-Graduação ou Mestrado Profissional na Faculdade pela primeira vez.

 

Os candidatos são considerados automaticamente com base em mérito acadêmico, desde que completem o formulário de inscrição no curso de pós-graduação da ANU correta e integralmente, com todos os documentos de suporte necessários.

 

Cada bolsa equivale a no máximo 50% das taxas de ensino de um ano de um Diploma de Pós-Graduação ou Mestrado Profissional; mas não cobrem os gasto com passagens aéreas, seguro saúde ou custo de vida na Austrália.

 

Entre em contato com a Australian National University para saber mais.

 

4. Eiffel Scholarships para estudantes internacionais na França

 

O programa de excelência Eiffel Scholarship foi criado pelo Ministério para Relações Europeias e Estrangeiras da França com o intuito de atrair estudantes internacionais de países em desenvolvimento com os melhores desempenhos às instituições de ensino superior francesas, tanto públicas quanto particulares, inclusive Escolas de Engenharia. As bolsas de estudo são para mestrados e doutorados em áreas de estudo consideradas prioritárias, entre elas a Engenharia.

 

O processo seletivo é um pouquinho diferente das bolsas listadas acima, porque apenas as instituições podem enviar as inscrições online em nome do candidato pelo site Campus France. Para isso, elas precisam selecionar os estudantes em duas fases:

 

1ª fase:

  • Você pode entrar em contato com o departamento de Relações Internacionais da sua universidade de interesse na França por meio de seu site oficial;
  • Ou então entrar em contato com a embaixada da França ou escritório da Campus France no Brasil;
  • Escolha a sua instituição francesa de acordo com o seu projeto de estudo de mestrado ou doutorado;
  • Qualquer instituição francesa de ensino superior é válida.

 

2ª fase:

  • A sua universidade francesa decidirá se apoiará a sua inscrição na Eiffel Scholarship;
  • Caso afirmativo, ela lhe ajudará a preencher corretamente o seu formulário de inscrição;
  • Por último, a instituição enviará a sua inscrição em seu nome ao Campus France para consideração.

 

Qualquer inscrição enviada diretamente pelo estudante será desqualificada.

 

As Eiffel Scholarships são divididas em dois grupos:

 

Mestrados:

  • Para concorrer a uma bolsa de mestrado você deve ter no máximo 25 anos e ser de um país em desenvolvimento;
  • A bolsa concede um subsídio mensal de € 1.181;
  • Duração de 12 a 36 meses.

 

Doutorados:

  • Para concorrer a uma bolsa de mestrado você deve ter no máximo 30 anos e ser de um país em desenvolvimento e industrializado;
  • A bolsa concede um subsídio mensal de € 1.700;
  • Duração de no máximo 12 meses.

 

Há um processo de inscrição aberto no momento, com prazo final no dia 8 de janeiro de 2021. Os resultados definitivos serão publicados no dia 22 de março de 2021.

 

Saiba mais aqui.

 

5. Norwegian Uiversity of Science and Technology, na Noruega

 

A Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) não cobra taxas de ensino de estudantes internacionais que desejam cursar um dos programas de mestrado internacional de dois anos de duração ministrados inteiramente em inglês.

 

Embora não tenha que pagar pelos estudos, você precisará comprovar fundos suficientes para bancar a estadia na Noruega por dois anos. Esse será, inclusive, um dos critérios para a concessão do visto de estudante.

 

Para concorrer, você precisa:

 

  • Ter um bacharelado em uma área relevante com média geral mínima de C;
  • Comprovar proficiência suficiente na língua inglesa com um resultado adequado no TOEFL ou IELTS;
  • Comprovar ter um excelente desempenho acadêmico, uma vez que a admissão na NTNU é bastante competitiva e a seleção é feita de acordo com mérito acadêmico.

 

Além disso, cada mestrado tem critérios específicos de seleção, portanto, você precisará verificar diretamente no site da NTNU de acordo com o curso no qual você pretende se candidatar.

 

Os mestrados internacionais ministrados em inglês estão disponíveis em áreas como Engenharia Química, Engenharia de Energia Elétrica, Engenharia do Petróleo e Engenharia de Materiais, além de outras áreas de ciências.

 

Os candidatos não europeus têm sempre até o dia 1º de dezembro para se inscrever, com início dos os estudos em agosto do ano seguinte.

 

Saiba mais aqui.

 

Estudar engenharia no exterior - Bolsas de estudo

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA