Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

Bolsas de estudo pelo mundo

MBA para mulheres, pesquisas para profissionais experientes, vagas para professores de inglês... Conheça algumas das bolsas de estudo pelo mundo com inscrições abertas

Bolsas de estudo com inscrições abertas pelo mundo
1184

Todos os meses, instituições, entidades, organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais, etc. abrem novos processos seletivos para bolsas de estudo pelo mundo inteiro. As oportunidades são amplas e variadas, mas também concorridas e exigentes. Portanto, aconselhamos que você leia completa e cuidadosamente as informações e regras das bolsas de estudos que listaremos abaixo antes de começar o seu processo de inscrição.

 

Algumas delas combinam estudos e trabalho, por isso exigem experiência profissional dos candidatos. Na maioria dos casos, a proficiência no inglês também será essencial. Se você perder o prazo final para se candidatar, fique atento para novas datas de inscrição, porque todas as oportunidades apresentadas aqui acontecem anualmente.

 

1. Chevening Scholarships e Fellowships, no Reino Unido

 

As inscrições para o ano letivo de 2019/2020 das famosas bolsas de estudo Chevening Fellowships estão abertas até o dia 6 de novembro de 2018. O programa oferece diferentes tipos de bolsas de estudo válidas para cursos de mestrados e MBAs em universidades do Reino Unido.

 

As inscrições devem ser feitas pelo sistema da Chevening Awards, no botão “Apply” específico na página do país de origem do candidato. Antes de começar a preencher o seu formulário, certifique-se de ter todos os requisitos necessários. Para se inscrever, você precisa:

 

  • Ter um passaporte válido ou um documento de identidade nacional;
  • Históricos acadêmicos e certificados de conclusão (graduação e pós-graduação, se aplicável);
  • Três escolhas diferentes de cursos de mestrados no Reino Unido;
  • Os nomes e informações de duas pessoas que possam servir de referência (se você for selecionado pelo programa, essas pessoas terão de providenciar uma carta de recomendação para a sua inscrição. Você deve fazer o log in no sistema da Chevening e solicitar as referências; a solicitação vai gerar um email para as duas pessoas listadas por você previamente e elas deverão providenciar a recomendação até o dia 25 de fevereiro de 2019).

 

Além disso, você também pode optar por providenciar:

 

  • Comprovação de proficiência na língua inglesa, se já tiver prestado algum teste oficial e atingido o resultado mínimo necessário;
  • Oferta de vaga em um mestrado de uma universidade no Reino Unido, caso você já tiver passado pelo processo seletivo e tiver sido admitido.

 

É possível enviar a sua inscrição inicial sem esses dois itens acima e fazer o upload deles posteriormente até o dia 11 de julho de 2019. No entanto, é importante saber que se você for selecionado no programa Chevening, estes dois documentos serão essenciais para conseguir a sua bolsa de estudo e devem ser enviados até julho para permanecer no processo.

 

Antes de se escrever, você já deve ter selecionado três opções diferentes de mestrados oferecidos por universidades britânicas. Você pode escolher três cursos de uma mesma instituição ou três cursos similares de instituições diferentes. O importante é que eles apresentem as seguintes características:

 

  • O mestrado ou MBA deve ser integral;
  • Ter início no termo de outono, normalmente entre setembro e outubro;
  • Ser um curso didático, conhecido como Taught Master em inglês (diferente de cursos focados em pesquisa);
  • O curso deve resultar em uma qualificação acadêmica de mestre;
  • Os estudos devem ser no Reino Unido;
  • Ter entre nove e 12 meses de duração;
  • É proibido ser a distância/online, de meio período ou ser um doutorado.

 

Clique aqui para saber mais sobre as bolsas de estudo Chevening e aqui para fazer a sua inscrição.

 

2. MBA para mulheres na Suíça

 

MBA para mulheres

 

A empresa Nestlé criou uma bolsa de estudo de MBA com base em necessidade financeira específica para estudantes do sexo feminino em uma das melhores universidades da Suíça, o Institute of Management Development (IMD).

 

O IMD é comprometido em incentivar a diversidade em seus cursos integrais, oferecendo suporte e assistência aos candidatos que tiverem o perfil adequado, mas não tiverem os recursos financeiros necessários para bancar pelos estudos do MBA no Instituto.

 

A Nestlé Scholarship for Women (Bolsa de Estudo da Nestlé para Mulheres) dá preferência a estudantes mulheres de países em desenvolvimento. Colaboradoras da Nestlé ou empresas subsidiárias não podem se candidatar. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2018.

 

Juntamente com os documentos obrigatórios, cada candidata deve escrever e enviar uma redação de no máximo 750 palavras sobre o seguinte tema: “Muitos argumentam que uma diversidade maior na equipe de gerência de uma organização é benéfica para os lucros e para os clientes. O que você recomendaria para alcançar esta maior diversidade?”.

 

A bolsa tem o valor de 25.000 francos suíços, o que equivale a aproximadamente 90.000 reais. As candidatas precisam, primeiramente, se inscrever e ser admitidas no programa de MBA do IMD antes de preencher o formulário da bolsa de estudo e também serem capazes de comprovar necessidade financeira.

 

Apenas uma bolsa de estudo é concedida por ano, por isso, capriche na sua inscrição. Saiba mais aqui.

 

3. Bolsas de Estudo Fulbright para professores de português

 

Ensinar português nos Estados Unidos

 

O Fulbright Brasil está com inscrições abertas para 20 bolsas de estudo para brasileiros interessados em lecionar a língua portuguesa nos Estados Unidos. O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) tem nove meses de duração e envia os bolsistas selecionados a universidades dos EUA para auxiliarem no ensino do português e cursarem aulas sobre a cultura e a história do país, entre outras disciplinas que queiram estudar.

 

Os benefícios desta bolsa de estudo irão variar de acordo com a instituição norte-americana na qual o bolsista estiver, podendo incluir:

 

  • Estipêndio mensal;
  • As passagens aéreas de ida e volta dos Estados Unidos;
  • Seguro saúde limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exchanges);
  • Seminário de orientação em São Paulo antes de partir;
  • Taxa do visto J-1.

 

Para concorrer a uma das 20 bolsas de estudo do programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), você precisa dos seguintes requisitos:

 

  • Ser de nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade americana;
  • Ter bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, tendo concluído o curso após 31 de dezembro de 2013;
  • Ter proficiência adequada no inglês, com certificado de um dos testes a seguir com data posterior a 1 de julho de 2017: nota mínima de 550 no TOEFL-iTP, nota mínima de 79 no TOEFL-iBT, ou nota mínima de 6.0 no IELTS;
  • Morar no Brasil durante todo o processo de seleção;
  • Não receber ou já ter receber alguma bolsa de estudo ou benefício financeiro da Comissão Fulbright, outra agência ou entidade brasileira para qualquer programa semelhante.

 

As inscrições vão até o dia 23 de setembro de 2018 e devem ser feitas pelo site oficial.

 

4. Bolsas de estudo para profissionais experientes em Washington D.C.

 

Bolsas de estudo para profissionais experientes

 

O Wilson Center, localizado em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, é um importante fórum político apartidário do país com a missão de abordar questões globais por meio de pesquisas independentes e diálogos abertos. No Centro, acadêmicos e especialistas pesquisam tópicos de relevância nacional e internacional a fim de construir uma ponte entre o mundo acadêmico e o da política pública e informar e desenvolver soluções para os problemas e desafios do país.

 

O Wilson Center está com inscrições abertas até o dia 1º de outubro de 2018 para aproximadamente 20 bolsas de estudo voltadas para profissionais especialistas em suas respectivas áreas. Com duração de nove meses, o programa permitirá que os selecionados conduzam pesquisas e escrevam sobre seu campo de especialização, enquanto interagem com formuladores de política do Centro e de Washington.

 

A seleção dos bolsistas é feita por meio de uma competição internacional, a Fellowship Competition. Os interessados devem se inscrever e enviar uma proposta relevante à política que discuta desafios essenciais enfrentados pelos Estados Unidos e pelo mundo.

 

Os requisitos para se inscrever no Fellowship Program do Wilson Center são os seguintes:

 

  • Ser cidadão ou residente permanente de qualquer país;
  • Ter um passaporte válido e ser capaz de obter um visto J-1 para os Estados Unidos;
  • Ser um/uma profissional com habilidades e experiências excepcionais em uma ampla variedade de prática, inclusive nas áreas acadêmicas, de business, governo, jornalismo, direito e outras profissões;
  • Para os candidatos acadêmicos, ter um doutorado (Ph.D ou J.D.) – o diploma deve ser recebido até a mesma data que marca o fim das inscrições;
  • Para os candidatos acadêmicos, ser capaz de comprovar suas conquistas acadêmicas com publicações além da sua tese de doutorado;
  • Ser um profissional ativo ou “decisor político” com um nível equivalente de experiência profissional;
  • Ter proficiência na língua inglesa para poder participar de intercâmbio de ideias entre os demais bolsistas.

 

O Centro não aceita propostas de pesquisa de natureza partidária, em defesa de alguma causa ou nas áreas das ciências naturais, artes visuais, música e dança; também não procura por projetos de edição de textos, trabalhos ou documentos ou de preparo de apostilas, antologias, traduções e autobiografia.

 

As inscrições são avaliadas internamente pelo Wilson Center, e externamente, por especialistas com experiências relevantes. A decisão final deve receber o aval do Comitê de Bolsas de Estudo do Conselho de Administração de acordo com os fundos disponíveis. Os bolsistas terão um escritório mobiliado onde trabalhar e receberão um estipêndio mensal, passagens aéreas (inclusive para parceiro/a e filhos, caso viaje com a família) e parte do seguro saúde.

 

Saiba mais no site oficial do Wilson Center.

 

Leia mais:

A diferença entre as bolsas de estudo oferecidas no exterior

A melhor forma de pedir por uma bolsa de estudo no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Bolsas de estudo com inscrições abertas pelo mundo

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.