Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

A diferença entre as bolsas de estudo oferecidas no exterior

Aprenda os termos relacionados às diferentes bolas de estudo disponíveis em universidades no exterior, como scholarship, bursary e grant

A diferença entre as bolsas de estudo oferecidas no exterior
458

Há diferentes formas de bancar o seu curso (ou pelo menos parte dele) com a ajuda de institutos e organziações, do governo nacional ou de outros países, ou da própria universidade. O nome mais comum das bolsas de estudo no exterior é scholarship. Mas, de maneira geral, há mais dois tipos comuns: grant e bursary. Qual é a diferença entre eles?

 

Os três tipos têm duas coisas em comum:

 

  • São formas de assistência financeira para estudantes;
  • Exigem algum tipo de inscrição.

 

E possuem duas diferenças principais:

 

  • A forma com que são concedidas;
  • Os critérios para a seleção dos bolsistas.

 

1. Scholarship

 

As scholarships normalmente são concedidas com base no mérito acadêmico, excelência ou potencial em algum campo específico (como esportes ou artes), ou necessidade financeira.

 

A bolsa de estudo costuma ser uma redução no valor das taxas de ensino do curso (chamadas de tuition fees em inglês) e pode conter também um estipêndio para ajudar com outras despesas e custos de vida do estudante, como acomodação, passagens aéreas e alimentação. Ou seja: as scholarships podem ser desde um desconto de US$ 500 a US$ 1.000 nas taxas de ensino até 100% do valor do curso cobrindo também todos os gastos do estudante. Isto varia muito de acordo com a instituição que a concede.

 

Uma forma de aumentar as suas chances de conseguir uma scholarship de mérito acadêmico é manter um desempenho exemplar nos estudos desde cedo (durante todo o ensino médio ou até antes). Algumas instituições dão prioridade a candidatos com talentos específicos, por exemplo, em química, em algum esporte ou em trabalhos voluntários e participação na comunidade.

 

Estas bolsas de estudo podem receber diferente nomes. Veja alguns exemplos:

 

  • Entrance ou Admission Scholarships: bolsas de estudo de admissão para novos estudantes de graduação; geralmente não exigem uma inscrição a parte, basta passar pelo processo seletivo padrão para algum curso da universidade e o estudante já é automaticamente avaliado para a bolsa de estudo;
  • Renewable Scholarships: bolsas de estudo renováveis caso o bolsista consiga manter um desempenho adequado durante o curso;
  • Athletic/Sports Scholarships: bolsas de estudo atléticas/esportivas; geralmente exigem algum tipo de vídeo, referência ou teste prático dos estudantes a fim de comprovar a desenvoltura em algum esporte específico;
  • In-Course Scholarship: bolsas de estudo concedidas para estudantes veteranos que já estão cursando a universidade a pelo menos um ano.
  • External Scholarship: bolsas de estudo concedidas por organizações externas (eu não fazem parte da universidade).

 

2. Bursary

 

Este termo é mais comum no inglês britânico. A bursary é uma bolsa de estudo concedida principalmente com base em necessidade financeira. Sendo assim, os candidatos precisarão comprovar uma série de fatores, como a condição financeira de sua família, e mostrar que o salário de seus pais é abaixo de uma média estipulada pela universidade.

 

Mesmo assim, o candidato também precisará de alguns requisitos acadêmicos para ser selecionado.

 

3. Grant

 

A tradução literal de grant é “concessão” ou “doação”. Esta bolsa é como um “presente monetário” com algum objetivo bem específico, como, por exemplo, para estudar no exterior ou conduzir alguma pesquisa científica.

 

Normalmente, são concedidas diretamente pelas universidades, que analisam o pedido dos candidatos e decidem qual merece o apoio financeiro. Por isso, você precisa ter um propósito específico e argumentos que se destaquem para se inscrever em uma grant – algo que só aquele país ou universidade pode oferecer à sua pesquisa.

 

Outros termos financeiros:

 

  • Fellowship: Bolsa de estudo específica para cursos de pós-graduação, geralmente com o propósito de financiar pesquisas acadêmicas;
  • Loan: Empréstimos estudantis, geralmente concedidos pelo governo ou por bancos; os termos e condições variam, mas o estudante deverá pagar de volta a quantia recebida.

 

Com informações do Student World Online.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A diferença entre as bolsas de estudo oferecidas no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.