Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

Fazer um intercâmbio no exterior quase de graça, sim é possível

Essa experiência acadêmica e cultural é uma decisão que deve ser tomada com tempo e disposição.

Essa experiência acadêmica e cultural é uma decisão que deve ser tomada com tempo.

Fazer um intercâmbio acadêmico ou cultural é uma das decisões mais importantes que muitos jovens de todo o mundo têm de tomar, já que ela envolve um grande investimento financeiro. No entanto, atualmente existem várias opções que podem minimizar o seu investimento, dependendo de seus objetivos e aspirações a curto ou longo prazo.

 

Na primeira instância, você deve ter clareza sobre o processo que deseja executar. Um intercâmbio acadêmico e cultural abrange diferentes períodos de tempo. A duração do programa dependerá exclusivamente de seus objetivos pessoais e profissionais. Você pode escolher intercâmbios culturais de seis meses ou um ano. Já em relação aos acadêmicos, isso dependerá do tipo de programa que você quer, incluindo cursos de idiomas (três a seis meses), programas de graduação (aproximadamente quatro a cinco anos) e programas de pós-graduação ou mestrado (um ou dois anos).

 

Além disso, é muito importante que você identifique a cidade e o local em que pretende realizar sua estadia de aprendizado.

 

Intercâmbio cultural

 

Um intercâmbio cultural é um procedimento que permitirá que você mergulhe nas profundezas de uma cultura diferente da sua. Aprender um idioma, fazer trabalho social e apreciar a beleza de outro país de múltiplas perspectivas são apenas alguns dos benefícios dessa decisão. Leve em consideração a duração de cada programa e as condições às quais você está sujeito.

 

Atualmente, várias organizações oferecem bolsas de estudo e facilidades para que você possa realizar essa experiência cultural. Lembre-se das bolsas de estudo e incentivos por mérito acadêmico oferecidos por universidades, entidades governamentais e empresas internacionais. Regularmente, é possível acessar esses tipos de benefícios que reduzirão consideravelmente o nível de gastos no país que você deseja visitar.

 

Além das bolsas, existem maneiras diferentes de economizar durante o processo de intercâmbio cultural. Para isso, você deve considerar diferentes opções de acomodação, entre as quais se destaca a casa de família (homestay), uma escolha com diferentes benefícios consideráveis, graças à imersão cultural que você pode desfrutar no seu intercâmbio.

 

Além de minimizar as despesas de estadia, alguns países, como o Canadá, Suécia e Noruega, oferecem descontos de transporte púbico para estudantes que facilitam sua mobilidade graças ao seu status de estudante internacional. Não esqueça que as alternativas de locomoção pela cidade são amplas e importantes para minimizar os gastos que um intercâmbio cultural irá gerar.

 

Intercâmbio acadêmico

 

Essa experiência é diferente de realizar um intercâmbio cultural. Embora você possa se divertir e mergulhar na cultura de um país estrangeiro, esse processo está focado na realização de um programa curricular mais abrangente, com a intenção de fortalecer áreas específicas da sua profissão. É muito importante que você obtenha conselhos durante este processo, porque ele tem o potencial de mudar e impactar sua vida de maneira positiva.

 

Como mencionamos anteriormente, existem várias maneiras de minimizar os custos que esse processo acarreta. Em um mundo globalizado, onde as fronteiras são cada vez menores, instituições como Fulbright, DAAD, Chevening, Icye e OEA estão apostando no desenvolvimento e pesquisa globais por meio de programas reconhecidos e de longa data que podem aliviar o custo de um programa de graduação ou pós-graduação no exterior.

 

Consulte as condições e a disponibilidade de cada uma dessas instituições que beneficiam milhares de estudantes internacionais todos os anos, para quem o sonho de estudar no exterior só foi possível por causa da bolsa de estuo acadêmica.

 

A DAAD, por exemplo, é uma instituição alemã com mais de 200 programas de bolsas de estudo distribuídos em pelo menos 100 países ao redor do mundo. Aconselhamos que você navegue constantemente no site deles para descobrir qual programa é mais atraente para você, além de conhecer toda a documentação necessária.

 

Por outro lado, se você se considera um líder nato e deseja aprimorar todas as suas habilidades, recomendamos que você explore as oportunidades oferecidas pela Chevening, uma instituição do governo britânico comprometida em treinar líderes em todo o mundo, concedendo bolsas de intercâmbio profissional e mestrado.

 

Outro programa altamente reconhecido em nível internacional é o da OEA. A Organização dos Estados Americanos possui um programa de bolsas acadêmicas em funcionamento desde 1958 e financia estudos de graduação e pós-graduação para estudantes dos países membros desta organização.

 

Muita pesquisa

 

Se seu sonho é estudar no exterior e ter uma experiência internacional inesquecível, graças à globalização e à hiperconectividade, há grandes benefícios para milhões de estudantes em todo o planeta.

 

No entanto, você deve contar com disposição e tempo suficientes para investigar as políticas e condições existentes nas instituições mencionadas. Isto porque, além de obter uma bolsa, existem várias outras opções que permitirão minimizar suas despesas no exterior. Portanto, é possível fazer um intercâmbio quase gratuito. Não pare de sonhar e ouse explorar a magia de uma cultura diferente da sua. A decisão de se tornar um estudante internacional está em suas mãos.

 

ATENÇÃO: Verifique as regras e orientações em relação à pandemia da Covid-19. Visite os sites oficiais das universidade para saber como proceder com o seu processo seletivo e estudos no exterior.

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA