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Estude no exterior : Financiamento Estudantil

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Letter of financial support: como comprovar a ajuda financeira para pagar um curso no exterior.

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?
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Uma parte importante e uma preocupação comum entre estudantes brasileiros que pretendem estudar no exterior, obviamente, é o valor do curso internacional. Você pode concorrer a uma bolsa de estudo e conquistar uma assistência financeira da própria universidade. Ou então você pode ter um banco, uma instituição financeira, patrocinador ou um parente que lhe preste um suporte.

 

Se este for o seu caso, pode ser que a sua universidade no exterior peça, como parte do processo seletivo, que você comprove com um documento esta ajuda que receberá para manter os estudos pagos em dia. O comprovante pode ser em forma de uma carta ou declaração de suporte financeiro.

 

O que é declaração financeira?

 

Este documento pode receber diferentes nomes:

 

  • Letter of Financial Support ou Financial Assistance Letter (Carta de Suporte Financeiro);
  • Letter of Financial Assistance (Carta de Assistência Financeira);
  • Proof of Financial Support (Prova de Suporte Financeiro).

 

Estes são apenas alguns exemplos. Apesar de aparecerem com diferentes nomes, elas representam a mesma coisa. Trata-se de um documento oficial comprovando que haverá uma quantia em dinheiro disponível ao estudante, pois ele não teria recursos suficientes para pagar o custo específico por conta própria.

 

Enviando a sua “declaração de suporte financeiro” como um documento de suporte com a sua inscrição durante o processo seletivo no exterior, o candidato demonstra que, caso seja admitido na universidade, ele terá o dinheiro ao seu dispor para pagar pelo curso.

 

A sua carta pode precisar de documentos extras que comprovem a situação financeira, como, por exemplo, os extratos bancários da pessoa ou da entidade responsável pelo suporte. Para não deixar de enviar nenhum documento importante, verifique diretamente esta informação com as universidades internacionais nas quais pretende se inscrever. Cada uma pode ter exigências específicas e distintas em relação à declaração de suporte financeiro.

 

Pelo Hotcourses Brasil, você pode entrar em contato direto com as universidades internacionais. Faça o seu log in no site, clique no botão “Mais informações” ou “Contate universidades” encontrado no canto direito superior dos perfis das instituições e escreva a sua mensagem. Aí, o Hotcourses se encarrega de entregar o email ao contato certo para você.

 

Grátis - contate universidades

 

Algumas instituições inclusive aconselham os seus estudantes admitidos a levar estes documentos na viagem ao exterior e mantê-los na mala de mão. É bem possível que seja necessário mostrá-los durante a passagem pela imigração, na chegada ao aeroporto, a fim de comprovar que você tem meios de se manter no país, bancando pelos estudos e custo de vida.

 

O mesmo pode acontecer ao solicitar o seu visto de estudante, antes de viajar. A declaração pode servir de carta de responsabilidade financeira para visto, com o mesmo propósito. Assim, leve-a com você quando for fazer a sua entrevista no consulado.

 

Como escrever uma carta de suporte financeiro?

 

Declaração de suporte financeiro

 

Quem deve preencher a sua carta de suporte financeiro, na verdade, é o responsável ou a entidade que lhe concederá a ajuda financeira. Existem várias maneiras corretas de construir a sua declaração. Veja algumas informações importantes a seguir.

 

1. Exemplos

 

Os sites Learnet e How to write a letter trazem modelos diferentes e bem explicados do que deve ser escrito na sua declaração de suporte financeiro. É sempre interessante usar modelos já prontos para evitar erros, no entanto, não precisa necessariamente copiá-los na íntegra. Você pode analisar a estrutura de três a quatro modelos e usar as partes que atendam às instruções da sua universidade para construir a sua declaração.

 

Depois, passe todas estas informações detalhadas à pessoa que escreverá a carta em seu nome.

 

2. Modelo

 

Todos os modelos são divididos em três partes:

 

  • Introdução: um cabeçalho no qual deve conter o nome e endereço do destinatário ou do remetente, dependendo do caso;
  • Corpo da carta: escrito em primeira pessoa, o responsável deve se apresentar, informar alguns dados pessoais (como algum documento de identidade, data de nascimento e nacionalidade), declarar a quantia à disposição do estudante (mencionando o seu nome completo e também, se possível, o nome da universidade e do curso ao qual o estudante foi admitido), e declarar-se responsável pelo suporte financeiro;
  • Conclusão: uma saudação de despedida (como, Sincerely, por exemplo), o nome completo e a assinatura do responsável; em alguns casos, pode-se incluir também a data em que a carta foi escrita e informações de contato.

 

3. Carta em inglês ou outro idioma estrangeiro

 

Ambos os exemplos dos sites são em inglês, uma vez que você precisará mandar sua carta no idioma oficial da universidade. Portanto, se a original for escrita em português, você providenciará uma tradução, ou seguirá algum modelo já na língua inglesa (ou outro idioma estrangeiro, dependendo do seu destino de estudo) como mencionado no item 1, desde que não se esqueça de mudar os dados e inserir as suas informações pessoais.

 

4. Menção aos documentos extras anexados

 

Na maioria dos exemplos de carta dos sites citados acima, quem irá prestar assistência financeira ao estudante é um parente. Mas o modelo deve servir também se a sua ajuda vier de um banco, patrocinador ou instituição. Ambos citam o envio de documentos extras que comprovem a quantia financeira disponível em dólares ao estudante.

 

Veja o modelo de cada site:

 

Learnet: “Please review the following bank statement(s), showing a total of $_____ in U.S. Dollars.” (Por favor, avalie os seguintes extratos bancários, demonstrando o total de $_____ em dólares.)

 

How to write a letter: “I have enclosed relevant financial documents to verify my financial standing.” (Eu anexei documentos financeiros relevantes para verificar minha situação financeira.)

 

5. Informações extras sobre o estudante

 

O Learnet acrescenta no modelo o SEVIS ID Number do estudante. SEVIS é a sigla para Student and Exchange Visitor Information System (em português, Sistema de Informação do Estudante e Intercambista) dos Estados Unidos. Ele é um documento emitido pela universidade comprovando a admissão e matrícula do estudante estrangeiro.

 

O número é encontrado no formulário preenchido para a concessão de visto de estudante, o I-20. Quando o formulário é impresso, ele vem com código de barra e um único número de SEVIS iniciado pela letra N. Este número deve acompanhá-lo durante todo o seu curso nos EUA. Saiba mais sobre este documento essencial aqui.

 

Portanto, dependendo do seu destino de estudo e leis imigratórias do país, a sua declaração de suporte financeiro pode trazer alguma informação extra sobre a sua admissão e matrícula no exterior.

 

6 dicas para a escrita da declaração de suporte financeiro

 

Declaração de suporte financeiro

 

Converse atentamente com a pessoa que irá escrever a sua carta para acertar todos os detalhes com antecedência. Como mencionamos acima, há uma série de informações que devem constar no documento para que seja válido.

 

Se você estiver em dúvida sobre o que escrever em sua declaração/carta, não hesite em pedir informações diretamente à sua universidade. Eles lhe informarão exatamente o que estão procurando saber pela letter of financial support.

 

Estilo de escrita

A carta deve ser formal, direta e sucinta. Basicamente, como o nome já diz, ela é uma declaração do responsável ou da entidade confirmando o compromisso de fornecer apoio financeiro ao estudante.

As informações

A carta deve conter todas as informações relevantes, como o nome do responsável ou entidade, o nome do estudante, a quantia financeira que estará à disposição (geralmente, referente a um ano acadêmico em dólares ou em outra moeda local), o nome da universidade, entre outras.

Introdução

Comece a carta com o nome e endereço da universidade, e o nome da pessoa a quem deverá ser endereçada a carta, mesmo que eletronicamente. Por exemplo, um recrutador ou um responsável pelos estudantes internacionais da instituição no exterior.

Documentos extras

Se quem for escrever a sua carta for um indivíduo e não uma entidade (banco, credor, instituição financeira ou qualquer outra organização), ele deve anexar também a documentação necessária para comprovar ao destinatário que ele pode cumprir com o compromisso e assegurar a quantia financeira que ele declara estar à disposição do estudante, como, por exemplo, extratos bancários oficiais.

Conclusão

A carta deve ser assinada pelo responsável ou entidade para se tornar um acordo juridicamente vinculativo.

Revisão

Depois de receber a carta do responsável ou entidade, revise-a atentamente para evitar qualquer tipo de erro. Um documento mal escrito ou faltando informações pode ser rejeitado pela universidade. Se a instituição exigir que o responsável ou entidade envie a declaração diretamente a ela, peça para a ler antes de ser enviada.

Fonte: adaptado de How to write a letter. 

 

Modelos de declarações de suporte financeiro

 

A seguir, trazemos dois exemplos completos de declarações de suporte financeiro, com base nos sites Learnet, How to write a letter e outros. Lembre-se sempre que estes são apenas exemplos. É essencial que você não os copie, mas sim use-os como base para escrever a sua carta de acordo com as exigências específicas da sua universidade internacional.

 

Modelo 1:

 

Endereço completo (pessoa ou entidade responsável pelo suporte financeiro)

Data completa

 

To whom it may concern,

 

My name is [nome do responsável], I am the [parentesco ou relação com estudante] of [nome completo do estudante como aparece no passaporte] (SEVIS ID # [Número do SEVIS do estudante]). I support the student’s living expenses and tuition in the United States.

 

Please review the following bank statement(s), showing a total of $ [valor disponível em dólares] in U.S. Dollars.

 

Sincerely,

Assinatura do responsável, data

Nome completo do responsável

Telefone, email

Endereço

 

Modelo 2:

 

Nome da Universidade

Nome do destinatário (um recrutador da universidade, por exemplo)

Endereço da Universidade

 

Dear Mr./Mrs. [Nome do destinatário],

 

I, [nome do responsável], will be providing [nome do estudante] with full financial support during his/her course of studies at the [nome da universidade]. I understand the cost of attending the [nome do curso, por exemplo, Bachelor of Arts in Psychology] is about $ [valor do curso por ano] per year. I am able to fund this amount and this is evidenced by my bank statements which are enclosed.

 

Respectfully yours,

Assinatura do responsável

Nome do responsável

Data completa

 

Note que o modelo apresenta duas opções em “Mr./Mrs.” e em “his/her”, porque estas informações dependem do sexo do destinatário e do estudante.

 

Veja outros 40 modelos de declarações de suporte financeiro aqui.

 

Leia mais:

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?

As diferenças entre as bolsas de estudo oferecidas no exterior

 

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SOBRE O AUTOR

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.