Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

4 bolsas de estudo pelo mundo com inscrições abertas

Quatro opções de bolsas de estudo variadas - para jornalismo e direito internacional, mestrados e programas para professores nos EUA, Canadá, Espanha e Holanda

4 bolsas de estudo pelo mundo com inscrições abertas
831

As bolsas de estudo estão por todos os lugares. Não cansamos de dizer que quem procura acha! Neste caso, é a pura realidade. Sabemos que o processo pode ser complicado e exigir diferentes pré-requisitos, mas não há como negar que as oportunidades existem em diversos formatos. Para comprovar, mais uma vez reunimos mais quatro opções de bolsas de estudo distintas pelo mundo com processos de inscrição abertos. Vamos lá?

 

E atenção! Caso você leia este artigo após o prazo final das inscrições de 2019, fique atento aos próximos períodos de seleção porque essas bolsas de estudo costumam ser semestrais ou anuais. Assim você terá bastante tempo para se preparar até ano que vem!

 

Estudar nos Estados Unidos

 

1. Bolsas de estudo de Jornalismo da ONU em Nova York

 

A organização sem fins lucrativos Dag Hammarskjöld Fund for Jornalists, criada por correspondentes da ONU, está recebendo inscrições para o seu programa de bolsas de estudo para jornalistas profissionais até o dia 1º de março de 2019.

 

O programa aceita a participação de jornalistas de rádio, televisão, impresso e internet de países em desenvolvimento (América Latina, África e Ásia) que atualmente estiverem trabalhando para organizações de mídia.

 

Os requisitos são os seguintes:

 

  • Ter entre 25 e 35 anos;
  • Demonstrar interesse e comprometimento com as relações internacionais;
  • Ter interesse em transmitir uma melhor compreensão das Nações Unidas aos seus leitores e audiência;
  • Ter proficiência na língua inglesa (as conferências da ONU são realizadas em inglês);
  • Ser empregado como jornalista profissional tanto efetivo quanto freelancer;
  • Ter a aprovação da organização midiática que o emprega para passar três meses em Nova York como correspondente da ONU;
  • Ter um acordo de comprometimento da organização midiática que o emprega de que os relatórios desenvolvidos durante o período em Nova York serão usados e que continuarão a ser pagos pelos serviços;

 

Todos os anos, quatro jornalistas são selecionados pela Dag Hammarskjöld para participar da sessão internacional da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. A bolsa de estudo cobre as passagens aéreas, acomodações em Nova York e seguro saúde e ainda inclui um auxílio para as despesas diárias dos participantes, como alimentação e transporte. (A bolsa não se responsabiliza por gastos pessoais, como ligações.)

 

Em 2019, os selecionados viajarão para Nova York no começo de setembro e permanecerão até novembro para participar da 74ª sessão da Assembleia.

 

Saiba mais sobre a bolsa de estudo de Jornalismo da ONU aqui.

 

2. Bolsas de estudo na Espanha pela Fundación Carolina

 

Com inscrições abertas para mais de 700 bolsas de pós-graduações, doutorado, pós-doutorados, mobilidade de professores e estudos institucionais, a Fundación Carolina tem como foco a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pela ONU com objetivo de usar o ensino superior e a pesquisa científica como contribuição central para um planeta mais sustentável.

 

Por isso, as bolsas de estudo da fundação são abertas a praticamente todas as áreas do saber em ciências, tecnologia ciências sociais e políticas. “Esta é a nossa proposta: com a sua formação em uma pós-graduação e seu trabalho de pesquisa, você também pode ajudar a tornar realidade a Agenda 2030”, informa o site oficial da Fundación Carolina.

 

As bolsas são as seguintes:

 

  • 283 bolsas de estudo para pós-graduações (incluindo mestrados);
  • 100 bolsas de estudo para doutorados e pós-doutorados de curta duração;
  • 66 bolsas de estudo para mobilidade de professores;
  • 165 bolsas de estudo para estudos institucionais;
  • 109 renovações de bolsas de estudo para doutorados.

 

As bolsas para professores brasileiros são organizadas com a Junta de Andalucía e universidades da comunidade Andaluzia, na Espanha, e selecionam docentes e pesquisadores brasileiros para desenvolver uma pesquisa de curta duração de um a três meses na Espanha. As bolsas de doutorado são oferecidas em parceria com instituições educacionais da América Latina, porém, em 2019, não há a participação de nenhuma instituição do Brasil.

 

As inscrições acontecem até o dia 7 de março para pós-graduações e até o dia 5 de abril para todas as outras opções de bolsas de estudo. Todo o processo é feito online pelo próprio site da Fundación Carolina.

 

Primeiro, crie o seu log in no site e depois clique “Inicia Sesión”. Para se inscrever, selecione o mestrado ou curso de seu interesse na tela central e clique em “Solicitar”. Se a sua intenção for se inscrever em mais de um curso, clique em “Nueva solicitud” e escolha o programa desejado.

No caso dos doutorados e estudos institucionais, as inscrições são feitas pelas instituições educacionais da América Latina com as quais a fundação tem convênio.

 

Saiba mais sobre as bolsas de estudo na Espanha da Fundación Carolina aqui.

 

3. Bolsas de estudo de Direito da ONU na Holanda

 

Estudar na Holanda

Imagem: Jardins do Palácio da Paz das Nações Unidas, em Haia, na Holanda. (iStock/Ankorlight)

 

O International Law Fellowship Programme é um programa de bolsas de estudo da ONU organizada pela Divisão de Codificação do Escritório de Assuntos Jurídicos das Nações Unidas, com o objetivo de oferecer treinamento de alta qualidade em uma ampla variedade de tópicos sobre direito internacional. Graças à natureza interativa da sua proposta, os bolsistas podem compartilhar experiências e ideias a fim de promover maior compreensão sobre questões contemporâneas relacionadas à área.

 

O programa seleciona até 21 participantes todos os anos e é direcionado a profissionais qualificados de países em desenvolvimento e economias emergentes, especialmente colaboradores do governo e professores de direito internacional. Os bolsistas participam de um curso de verão de seis semanas no Palácio da Paz em Haia, na Holanda, reconhecido como a “sede do direito internacional”, onde frequentam aulas e seminários organizados pela Divisão de Codificação e também participam da sessão pública da Academia de Direito Internacional de Haia.

 

Para se inscrever, você precisa destes requisitos:

 

  • Ter um histórico na área de direito com experiência profissional em direito internacional;
  • Providenciar um certificado médico que constate sua boa saúde;
  • Preencher um formulário de inscrição respondendo às perguntas em inglês de maneira clara e detalhada;
  • Preencher uma “Carta de Transmissão” que deverá ser assinada por um diretor da instituição que empregar o candidato;
  • Comprovar proficiência na língua inglesa: certificado de um teste de inglês oficial, diploma de cursos conduzidos no idioma, extensa experiência de trabalho em inglês, entre outros documentos.

 

A inscrição deve ser enviada ao email ilfp@un.org até o dia 20 de fevereiro de 2019. As bolsas de estudo cobrem passagens aéreas, acomodação, seguro médico, participação no curso, materiais de estudo e a taxa de registro na Academia de Direito Internacional de Haia. Os bolsistas também recebem um auxílio para as despesas diárias.

 

Saiba mais sobre as bolsas de estudo de Direito da ONU aqui.

 

4. Bolsas de estudo de Jornalismo do Banff Centre no Canadá

 

O Banff Centre for Arts and Creativity recebe inscrições até o dia 27 de fevereiro para o seu programa de Jornalismo Literário que acontece entre os dias 1º e 27 de julho m Banff, na província de Alberta no Canadá. A residência proporciona a oportunidade para trabalhar em manuscritos, receber consultoria individual e participar de discussões em grupo, inclusive com professores com experiência como editores e com escritores convidados.

 

A bolsa de estudo oferecida pelo Banff é integral, o que significa que inclui o valor completo do curso, acomodação e refeições. Além disso, os bolsistas podem se qualificar para um auxílio-viagem e uma ajuda de C$ 2.000 para a duração da residência.

 

O Banff Centre procura por profissionais experientes e ativos com portfólio em áreas diversas da escrita impressa e eletrônica, capazes de escrever com lógica e vigor:

 

  • Escritores de ficção e não ficção;
  • Jornalistas;
  • Críticos ou curadores freelancers;
  • Artistas;
  • Acadêmicos.

 

O formulário deve ser preenchido online e incluir uma proposta de projeto, currículo, referências, amostras de trabalhos, etc. No final do programa, cada participante deverá ter concluído um rascunho final e publicável de 5.000 a 7.5000 palavras.

 

Saiba mais sobre as bolsas de estudo de Jornalismo Literário do Banff Centre aqui. O curso de Tradução Literária Internacional do Centro também oferece bolsas de estudo integrais.

 

Leia também:

Bolsas de estudo pelo mundo

4 bolsas de estudo pelo mundo com inscrições abertas no início do ano

4 bolsas de estudo nos Estados Unidos

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

4 bolsas de estudo pelo mundo com inscrições abertas

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.