Essenciais
Estude no exterior : Vida de estudante

8 características comuns entre engenheiros

Características e habilidades importantes para a carreira do engenheiro e que são desenvolvidas em graduações de Engenharia no exterior.

8 características comuns entre engenheiros

Você está considerando uma graduação de Engenharia? Um bom ponto de partida para escolher a sua área de estudo é verificar quais das suas características e habilidades combinam com as necessárias para a profissão. Algumas áreas exigem qualidades e competências específicas. Isso não significa que você não possa desenvolvê-las ao longo do curso, mas é interessante ter certa desenvoltura prévia para se identificar mais com as disciplinas estudadas.

 

Tendo isso dito, há características que lhe ajudarão a se tornar um bom engenheiro. Esse tipo de autoavaliação e discernimento é uma parte essencial para qualquer jornada de estudos no exterior.

 

O que um engenheiro faz?

 

Existem diversos ramos e especializações no campo da Engenharia, como Química, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Civil, Mecatrônica, da Gestão, Biomédica, Aeroespacial, de Minas, de Produtos, de Produção, Ambiental, de Software, Geotécnica e muito mais.

 

Dentro de cada uma delas, há uma infinidade de subcategorias, como Engenharia de Computadores, Engenharia de Arquitetura, Engenharia de Alimentos, Tecnologia da Engenharia e Gestão da Engenharia, só para citar algumas. Portanto, as possíveis funções e requisitos específicos variam de acordo com cada especialização.

 

No entanto, de um modo geral, os engenheiros usam a matemática, tecnologia e ciências para melhorar o mundo. Eles projetam edifícios, constroem máquinas ou desenvolvem sistemas ferroviários. O princípio fundamental da Engenharia é encontrar soluções para problemas do cotidiano e da sociedade.

 

8 características comuns entre engenheiros

 

Você se identifica com as características a seguir? Se sim, talvez Engenharia seja uma área de estudo ideal para você. Se algumas ainda não lhe forem muito naturais ou desenvoltas, calma! Você ainda tem chance de ser um excelente engenheiro, tudo que você precisa é tempo, dedicação, disposição e um bom curso de Engenharia!

 

1. Solução de problemas

 

Os engenheiros devem usar suas habilidades de resolução de problemas para criar sistemas e processos mais eficazes. Isso envolve o uso da lógica, bom senso e pensamento analítico para solucionar desafios reais.

 

A solução de problemas está associada a outras características importantes, como resiliência, adaptação, flexibilidade e trabalho em equipe, como explicaremos melhor mais abaixo.

 

Mesmo que você não se sinta confiante no momento em relação à sua habilidade de solucionar problemas, um bacharelado de Engenharia o ensinará a pensar e agir dessa maneira.

 

8 características comuns entre engenheiros

 

2. Inovação

 

Como os engenheiros são contratados para desafiar os processos já existentes e as formas atuais de pensar, grande parte do seu trabalho envolve inovação e criatividade. “Pensar fora da caixa” é uma habilidade extremamente essencial para qualquer engenheiro que queira criar soluções novas e transformadoras para os desafios enfrentados pela sociedade.

 

Os scanners de ressonância magnética, as máquinas de diálise e a navegação por satélite são todos exemplos de feitos inovadores da Engenharia que melhoraram o mundo e facilitaram imensamente a vida cotidiana das pessoas, porque engenheiros pensaram muito além do comum.

 

3. Curiosidade

 

Ser curioso é uma das características mais vitais para se tornar um engenheiro. Você precisará questionar as formas atuais de viver e trabalhar a fim de melhorar e desenvolver novos produtos e ideias.

 

Toda ideia ou criação inovadora tende a nascer a partir da curiosidade, porque é uma grande motivadora para a mudança.

 

4. Atenção aos detalhes

 

Os engenheiros precisam prestar atenção aos detalhes, pois a falta dela pode significar um efeito prejudicial na funcionalidade e eficácia de um projeto. Por consequência, você corre o risco de ser responsabilizado por planos e desenvolvimento complexos que precisam ser seguidos rigorosamente para evitar complicações.

 

O engenheiro bem-sucedido tem um olhar atento aos detalhes, paciência para rever exaustivamente cada passo do projeto e capacidade de planejar com antecedência. Para muitas funções da Engenharia, você lidará com diferentes fases, como conceito, planejamento, implementação e teste. Prestar atenção aos detalhes em todas as etapas é a chave do sucesso.

 

5. Capacidade matemática

 

Enquanto computadores e determinados softwares automatizaram cálculos técnicos para engenheiros, ainda é necessário ter um bom entendimento dos princípios matemáticos.

 

Isso ocorre em parte porque a matemática envolve a solução de problemas que, conforme descrito acima, é um requisito para a profissão. Mais especificamente, a matemática aplicada é usada o tempo inteiro na Engenharia para resolver problemas práticos.

 

6. Trabalho em equipe

 

Ser capaz de trabalhar como parte de uma equipe é outra habilidade essencial ao engenheiro. O trabalho é sempre multifacetado e complexo, o que significa que você precisa criar confiança e respeito em relação à sua equipe a fim de garantir que o projeto seja bem-sucedido e todos trabalhem em direção ao mesmo objetivo.

 

Se os membros da equipe não puderem colaborar em harmonia, isso afetará enormemente a condução do projeto e os seus resultados.

 

7. Comunicação

 

Você é capaz de expressar uma ideia verbalmente e por escrito com confiança? Essa é uma habilidade que você precisará adotar e desenvolver se quiser uma carreira em Engenharia. Os projetos envolvem trabalho em equipe e contribuições de acionistas externos, como funcionários e clientes, o que exige boas habilidades interpessoais.

 

Além disso, você também precisará ser respeitoso quando outras pessoas compartilham suas próprias ideias, promovendo um ambiente acolhedor e aberto a diferentes modos de pensar.

 

8 características comuns entre engenheiros

 

8. Liderança

 

Além de trabalhar bem em equipe, os engenheiros de todas as especializações, em algum momento da carreira, precisam começar a assumir o controle quando lideram o projeto e aconselham outras pessoas envolvidas no trabalho. Isso requer uma autoconfiança e também confiança nos outros.

 

Se você acha que suas habilidades de liderança não são suficientes, encontrar uma universidade no exterior que possua programas de desenvolvimento de liderança e/ou participar de uma sociedade estudantil pode ser uma excelente solução para adquirir as habilidades necessárias.

 

Ser presidente de uma sociedade ou clube estudantil mostra que você consegue assumir a responsabilidade de liderar outras pessoas e é uma ótima experiência para qualquer cargo futuro.

 

E aí? Você tem as habilidades de um engenheiro?

 

Se você se identificou com os oito itens listados acima, temos sugestões de leitura para você se aprofundar na ideia de estudar engenharia:

 

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA