Essenciais
Estude no exterior : Vida de estudante

Natal longe de casa

Estudar no exterior: como aproveitar o Natal longe da família e dos costumes brasileiros

Natal longe de casa
2401

Ao chegar dezembro, a época de alguns dos holidays mais famosos do mundo, Natal e Ano Novo, é hora de comprar presentes, pensar na ceia natalina, tirar amigo-secreto (ou amigo-oculto), e reunir-se com pessoas que amamos. Certo? Mas e se você estiver estudando em outro país durante este período?

 

Esta é uma época em que a homesicknessa saudade de casa - pode definitivamente dar as caras intensamente. Eu mesma cheguei a cogitar viajar para o Brasil para passar a semana do Natal em casa – afinal, em dezembro, já estava nos Estados Unidos há dez meses.

 

Depois de ponderar, cheguei à conclusão de que se eu viajasse justo nestes feriados iria perder a chance de presenciar uma parte importante da cultura e dos costumes americanos - e, inclusive, a oportunidade de passar um Natal com neve de verdade!

 

Tomada esta decisão, no final das contas, foi mais simples do que eu pensava driblar a vontade de estar em casa. E para que vocês, estudantes brasileiros no exterior nesta época natalina, não enfrentem a homesickness, darei algumas dicas que irão ajudá-los a ter um ótimo natal em seu destino de estudo, independente de onde seja.

 

Uma ceia em família

 

Para começar, as tradições natalinas são parecidas em vários países, como foi para mim nos Estados Unidos: arma-se a árvore de Natal; enfeita-se a casa de vermelho, verde e dourado; os presentes são postos debaixo da árvore; a visita do Papai Noel é esperada pelas crianças; e as famílias também se reúnem para a ceia e troca de presentes.

 

Se você estiver em uma homestay, terá a oportunidade de vivenciar de primeira mão uma reunião natalina em uma família nativa. Este foi o meu caso; eu jantei com a minha host family na casa dos pais do meu host dad e, inclusive, ganhei alguns presentes deles.

 

Como eu estava no intercâmbio de au pair, eu criei um projeto com os meninos que eu cuidava e, ao longo do mês de dezembro, eles produziram cartões de Natal artesanais para os pais e os avós, com desenhos e colagens feitos por eles. Foi uma atividade interessante porque, além de deixá-los entretidos com um trabalho manual, os dois também se sentiram satisfeitos ao conseguirem presentear os adultos no Natal.

 

Você pode também preparar alguma receita típica da sua região brasileira para levar à ceia (mas não fique chateado se as pessoas não gostarem, porque nem sempre os estrangeiros estão preparados para o paladar brasileiro). Se você gosta de cozinhar, tente aprender receitas natalinas locais, como os biscoitos de gengibre (gingerbread) e o fudge dos Estados Unidos.

 

Natal pelo Skype

 

Mesmo passando a ceia natalina em outro país, não significa que você precisa estar longe de casa virtualmente. Eu passei boa parte da ceia de Natal conectada ao Skype com a minha família toda reunida no Brasil. Até mesmo participei da revelação do amigo-secreto, de forma online, e enviei o meu presente pelo correio.

 

Esta é a sua chance de aproveitar a distância para inovar um pouco nas celebrações. Que tal mandar cartões natalinos para os familiares e amigos que ficaram no Brasil? Com certeza, as pessoas ficarão muito contentes de receber uma lembrança dessas, principalmente por chegar inesperadamente pelo correio e não fica caro para você.

 

Natal multicultural

 

Natal nos Estados Unidos

 

Agora, se você mora em um dormitório acadêmico ou divide um apartamento com outros estudantes, com certeza já deve ter feito amizades de diferentes nacionalidades. Neste caso, uma boa opção é combinar de fazer uma ceia natalina entre vocês e dividir os seus costumes.

 

Por exemplo: marquem uma janta na véspera do Natal na casa de um de vocês e cada um traz um prato para o jantar e também um presente para o amigo-secreto que sejam típicos de seus países de origem. Seria interessante também ouvir a história de cada um para saber como a data é comemorada em casa país e quais são as tradições mais comuns. Assim, vocês celebram o Natal juntos e ainda aprendem mais uns sobre os outros e sobre o mundo.

 

Para quem é festeiro, como já estarão entre amigos, podem estender a noite em uma balada – vários clubs de cidades grandes costumam preparar festas especiais para o Natal.

 

Apesar de divertido e instrutivo, o Natal no exterior não precisa necessariamente multicultural. Você também pode reunir os seus amigos brasileiros e fazerem uma comemoração do jeitinho que estão acostumado para diminuir a vontade de estar em casa. 

 

Natal no inverno

 

Natal no inverno

 

Aproveite também a grande oportunidade de passar o Natal durante o inverno - caso você esteja estudando em algum país do Hemisfério Norte. No Brasil, os enfeites natalinos, inclusive as árvores, vêm salpicados de imitação de neve enquanto passamos a data no nosso verão escaldante. 

 

Desta vez, você terá a chance de fazer um boneco de neve, usar suéteres e meias com temas natalinos, patinar no gelo, tomar eggnog bem quentinho, abrir os presentes junto à lareira acesa e várias outras coisas que sempre teve vontade, mas que só são tradições no exterior.

 

Presenteie-se

 

E por que não se presentear com algo que só no seu destino de estudo você poderia comprar? Um eletrônico, uma roupa de marca, uma passagem de avião, etc. Afinal,  todos estes itens costumam ser bem mais baratos no exterior do que no Brasil. Se este for o seu plano, pode começar a economizar o quanto antes possível para conseguir realizar esse "auto-presente" em dezembro!

 

Trabalho voluntário

 

E para aproveitar o espírito natalino e o período de férias acadêmicas, que tal fazer parte de um trabalho voluntário de caridade? A Red Cross, por exemplo, realiza diversas atividades que necessitam da ajuda de voluntários durante todo o ano. Em dezembro, costumam reunir uma equipe para comprar presentes com dinheiro doado à entidade, empacotá-los, embrulhá-los e enviá-los a crianças de países carentes.

 

Este é só um exemplo, com certeza você irá encontrar diferentes atividades voluntárias nas igrejas ou bibliotecas públicas da sua vizinhança ou da região. É uma forma de manter-se ocupado durante os holidays e principalmente ajudar ao próximo nesta época tão festiva.

 

Leia também:

Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças

Trick or treats: Halloween nos Estados Unidos

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Natal longe de casa

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.