
Todos os anos, a QS lança uma nova edição das melhores universidades do mundo por área de estudo. O QS World University Rankings by Suject avalia centenas de instituições de ensino superior em 51 disciplinas divididas em cinco categorias:
- Artes e Humanas;
- Engenharia e Tecnologia;
- Ciências da Vida e Medicina;
- Ciências Naturais;
- Ciências Sociais e Gestão.
Como as áreas de Artes e Design são algumas das mais populares entre os usuários do Hotcourses Brasil, resolvemos listar aqui as melhores universidades do mundo segundo o ranking QS, que se enquadra na categoria Artes e Humanas. Confira a seguir!
1. Royal College of Art, Reino Unido
Fundada em1837, a Royal College of Art (RCA) é a mais antiga universidade de Arte e Design do mundo em funcionamento contínuo. Graças à sua tradição de inovação e excelência em educação nas áreas criativas, ela foi eleita a melhor do mundo nas áreas de Arte e Design no ranking da QS pelo quinto ano consecutivo.
A RCA é uma instituição de pós-graduação, ou seja, nela você pode cursar mestrados e doutorados de Artes, Arquitetura, Humanas, Comunicação e Design, além de incorporar disciplinas de STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática –, o que é mais um dos seus diferenciais.
2. University of the Arts London, Reino Unido
A Universidade de Artes de Londres (UAL) é uma instituição pública de pesquisa da capital do Reino Unido. Além de ser a maior especialista de Artes e Design da Europa, ela ficou em segundo lugar no mundo pelo segundo ano consecutivo no ranking QS.
A universidade é formada por seis faculdades diferentes, que também oferecem cursos nas áreas de Moda, Comunicação, Mídia, Teatro, Design de Interiores, Design Gráfico etc. Ela proporciona aos seus estudantes a chance de aprender, criar, pesquisar e inovar em uma ampla variedade de disciplinas de bacharelados a doutorados.
3. Parsons School of Design at The New School, Estados Unidos
A Parsons está localizada em Nova York, um centro global artístico, empresarial e de design. Ela ajuda seus estudantes a desenvolverem os conhecimentos e habilidades necessários para se manterem relevantes e inovarem na sociedade em rápida evolução, com muito contato direto com parceiros na indústria e experiências práticas.
Em 2013, a Parsons inaugurou um campus internacional em Paris, onde os estudantes podem cursar bacharelados de Artes e Design.
4. Rhode Island School of Design (RISD), Estados Unidos
A Escola de Design de Rhode Island (RISD) é uma faculdade de Artes Plásticas e Design localizada em Providence. Na ativa desde 1877, ela recebe mais de 2.300 estudantes do mundo inteiro todos os anos interessados no seu ensino criativo com trabalhos práticos em estúdios e laboratórios.
Os seus 19 bacharelados e mestrados são rigorosos e ministrados nas áreas de Arquitetura, Design, Belas Artes e Ensino das Artes.
5. Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos
O MIT é a melhor universidade do mundo de acordo com o mais recente ranking geral da QS. Nas áreas de Artes e Design, o instituto ficou em quinto lugar graças à sua Escola de Humanas, Artes e Ciências Sociais e à de Arquitetura e Planejamento, que juntas oferecem cursos nas áreas de Teatro, Música, Escrita Criativa, Estudos Midiáticos e muito mais.
Entenda por que o MIT é uma das melhores universidades do mundo.
6. Politecnico di Milano, Itália
Fundado em 1863, o Politécnico de Milão é uma das melhores universidades técnicas da Europa e a maior instituição de Engenharia, Arquitetura e Design da Itália, com mais de 45.000 estudantes de mais de 100 países. Um dos fatores para isso é que quase todos os seus cursos de pós-graduação são ministrados em inglês.
Com sete campi em Milão e cidades próximas, ela é formada por 12 departamentos e quatro escolas; e dá ênfase à pesquisa, que acontece também em um conjunto de laboratórios de última geração.
7. Aalto University, Finlândia
Na Aalto Univresity, as ciências e as artes encontram a tecnologia e os negócios. A missão dessa instituição finlandesa é construir uma sociedade inovadora a partir de descobertas revolucionárias profundamente integradas ao design eao pensamento empreendedor, que permitam soluções sistêmicas e o aceleramento de mudanças positivas.
Jovem, fundada apenas em 2010 a partir da junção de três universidades na região metropolitana de Helsinque, capital da Finlândia, a Aalto foca o ensino interdisciplinar e o aprendizado por meio de projetos práticos em áreas de Tecnologia, Negócios, Artes, Design e Arquitetura.
Leia também: O processo seletivo na Finlândia
8. The Glasgow School of Art, Reino Unido
Fundada em 1845, a Escola de Arte de Glasgow, na Escócia, é uma das poucas escolas de arte independentes restantes no Reino Unido, já tendo formado alguns dos artistas, designers e arquitetos mais influentes do mundo.
O seu ensino acontece amplamente em estúdios, orientado pela prática, atraindo estudantes talentosos do mundo inteiro apaixonados e preocupados com a cultura visual.
9. School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos
Há mais de 150 anos, a Escola das Artes do Instituto de Chicago (SAIC) lidera a educação acadêmica de artistas, designers e acadêmicos nos Estados Unidos. Localizada no centro de Chicago, Illinois, ela mantém um programa de pós-graduações em Belas Artes consistentemente eleito entre os melhores do país.
A SAIC adota uma abordagem interdisciplinar para suas graduações, mestrados e doutorados e tem instalações modernas, incluindo galerias de arte e um museu.
10. Pratt Institute, Estados Unidos
Com cursos que evoluíram ao longo das décadas desde a sua criação em 1887, o Pratt Institute é um dos epicentros mundiais e multiculturais das Artes, Cultura, Design e Negócios. Localizado em Nova York, os seus campi em Brooklin e Manhattan servem como núcleos criativos para estudantes do mundo inteiro.
Encontre o seu curso de Arte & Design no exterior
Chegou o momento de escolher onde estudar Arte e Design no exterior. E nós temos uma ferramenta excelente que lhe ajudará a encontrar resultados de acordo com as suas preferências e objetivos. Use o nosso Selecionador de Cursos!