
À procura de um diploma que lhe permita exercitar a sua criatividade e, ao mesmo tempo, melhorar suas perspectivas de carreira? Neste artigo, selecionamos cinco áreas criativas gerais que podem resultar em diversas possibilidades profissionais – elas são a prova de que uma graduação não precisa ser só teoria e pouca prática.
Há muitos cursos por aí que lhe darão a liberdade de se expressar de maneiras inovadoras e lhe prepararão com todas as habilidades necessárias para a carreira dos seus sonhos.
1. Mídia
Um diploma de Mídia ou Artes Midiáticas pode ser o primeiro passo para uma carreira em televisão, rádio, jornalismo, editoração, relações públicas e comunicação. O curso de graduação em Mídia no exterior dura de três a quatro meses e resulta em um leque extenso de habilidades e conhecimento.
Mas o que exatamente significa estudar Mídia? Apesar de isso depender de cada universidade, as disciplinas mais comuns são as de:
- Cinema e Arte;
- Entretenimento;
- Mídia e Sociedade;
- Ética da Mídia;
- Mídias Digitais;
- Tecnologias de Mídia;
- Rádio;
- Podcasts;
- Fotografia;
- Vídeo.
Esse tipo de curso atrai pensadores criativos e interessados em storytelling – quem gosta de contar histórias interessantes usando diferentes meios, métodos e tecnologias. O mercado de trabalho midiático é bastante competitivo, por isso, é interessante encontrar uma universidade que ofereça módulos práticos e estágios obrigatórios durante a graduação para se formar com alguma experiência.
Atualmente, estudar Mídia também pode significar estudar as redes sociais. Embora elas tenham recebido críticas com forte embasamento (vocês assistiram ao documentário O dilema das redes?), não há como fugir delas. Talvez essa seja a sua chance de estudá-las para fazer a diferença e transformá-las em ambientes mais saudáveis.
O rápido crescimento de marcas globais como Netflix, Spotify, Amazon Prime e várias outras só comprovam que o setor tem ainda muito a oferecer a quem se forma na área de Artes Midiáticas.
Leia também: 5 empregos que não existiam há 10 anos
Exemplos de universidades com cursos de Mídia:
- The Hong Kong Polytechnic University, em Hong Kong;
- University of Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos;
- Ulster University, no Reino Unido.
2. Fotografia
Um campo criativo como a Fotografia fornece uma variedade de oportunidades de carreiras que, de jeito nenhum, se limitam a “apenas” tirar fotos. Ter um olhar afiado para detalhes, desenvoltura com diferentes softwares e programas de edição e conhecimento dos fundamentos do design são algumas das coisas que você adquirirá em um bom curso de Fotografia.
Você poderá trabalhar como:
- Designer gráfico;
- Ilustrador;
- Editor de imagens e vídeos;
- Estilista;
- Fotógrafo;
- Diretor de arte;
- Animador;
- Publicitário;
- Fotojornalista;
- Operador de câmera.
Além de ser uma área altamente criativa, você aprenderá também o lado técnico e teórico da fotografia, como, por exemplo, a manutenção de câmeras, as diferentes lentes, iluminação, etc.
É bom estar ciente que, ao escolher a área de Fotografia, você precisará manter-se atualizado em relação às novas tecnologias e tendências. Também será importante, desde o começo, encontrar o seu estilo e construir um portfólio de trabalhos, em especial para dar início à sua carreira.
Mas as habilidades em artes visuais que você adquirirá no curso serão amplamente transferíveis! Saber mexer no Photoshop, Premier Pro, Illustrator e InDesign lhe ajudará a conquistar diferentes trabalhos criativos.
Exemplos de universidades com cursos de Fotografia:
- Sheffield Hallam University, no Reino Unido;
- Deakin University, na Austrália;
- University of Hartford, nos Estados Unidos.
3. Arte
Um diploma de Arte no exterior costuma ser chamado de Bacharelado em Belas Artes (Bachelor of Fine Art), mas as especializações são diversas:
- Escultura;
- Pintura;
- Gravura (Printmaking);
- História da Arte;
- Artes Plásticas;
- Ilustração.
Um curso de Artes de qualquer tipo lhe ajudará a desenvolver suas habilidades artísticas em diversas disciplinas práticas. Você trabalhará a autoexpressão, a interpretação do trabalho de outros artistas, o pensamento crítico e a capacidade de olhar o mundo ao redor com curiosidade e interesse genuínos.
Além disso, a parte teórica servirá para aprender sobre a arte ao longo da história da humanidade e como identificar obras de diferentes períodos. O conteúdo do curso varia de acordo com cada instituição, no entanto, um diploma de Belas Artes pode incluir módulos de:
- Printmaking;
- Cerâmica;
- Fotografia;
- Pintura;
- Cinema;
- Prática em Estúdio;
- História da Arte.
Por ser um curso amplamente prático, a admissão geralmente exige a apresentação de um portfólio de trabalhos prévios. Desde antes mesmo de começar a sua graduação, tornar-se um artista plástico completo requer determinação, perseverança, curiosidade e uma mente aberta.
Nesta linha de trabalho, você precisará estar sempre em busca de novas maneiras e meios de apresentar seu trabalho a novos públicos. Há diferentes carreiras relevantes para quem se forma em Belas Artes com uma visão artística:
- Curador de galeria de arte;
- Artista plástico;
- Professor;
- Arteterapeuta;
- Ilustrador;
- Diretor de arte;
- Designer da moda.
Exemplos de universidades com cursos de Arte:
- University of Canberra, na Austrália;
- Governors State University, nos Estados Unidos;
- University of Aberdeen, no Reino Unido.
4. Música
Construir uma carreira em música não é fácil e não exige necessariamente um diploma acadêmico. Mas há diversos benefícios de estudar Música em uma graduação se você acredita que essa é a sua vocação. Como a maioria das áreas criativas, você tem diferentes opções na hora de escolher o seu curso:
- Produção Musical
- Teatro Musical;
- Negócio da Música;
- Engenheiro de Som;
- Composição.
Os cursos de música estão disponíveis em universidades, faculdades e conservatórios, que são institutos mais especializados e focados na performance. No processo seletivo, prepare-se para um exame prático, como uma audição, ou então para enviar o seu portfólio.
Uma graduação em Música, além de libertar o seu lado criativo, ajudará a construir a sua identidade, autoestima e administrar a sua carreira artística. As habilidades adquiridas podem ser usadas em carreiras de:
- Produtor;
- Músico;
- Professor de música;
- Engenheiro de som;
- Técnico de som;
- Coreógrafo;
- Gerente de eventos.
Exemplos de universidades com cursos de Música:
- City, University of London, no Reino Unido;
- JMC Academy, na Austrália;
- Maynooth University, na Irlanda.
5. Cinema
Considera-se um cinéfilo? Quer aprofundar o seu conhecimento sobre a sétima arte? Uma graduação de Cinema é o seu lugar! A indústria é extremamente competitiva e requer networking, portanto, recomendamos que você encontre uma universidade que mantém um bom relacionamento com empresas do setor e ofereça módulos de estágios, para você construir os seus conhecimentos práticos e uma rede de contatos na área.
Uma graduação de Cinema costuma incluir disciplinas de:
- Produção Cinematográfica;
- Cinematografia;
- Crítica de Cinema;
- Roteiro;
- Análise Crítica;
- História do Cinema;
- Cinema pelo Mundo;
- Documentários;
- Gênero e Cinema.
Se você tem pretensão de se tornar diretor, roteirista, produtor, técnico, editor, casting, continuísta, figurinista, cenógrafo, etc., essa é a sua melhor opção. Mas como essas funções são altamente desejáveis e competitivas, muitos recém-graduados começam como assistentes, autônomos ou freelancers.
Com a internet, abriu-se um leque de possibilidades para produzir e publicar conteúdo nessa área de maneira independente. O céu é o seu limite!
Exemplos de universidades com cursos de Cinema:
- Keiser University, nos Estados Unidos;
- University of Auckland, na Nova Zelândia;
- University of Bradford, no Reino Unido.
Leia também:
Um curso de Humanas é a escolha certa para você?
Os benefícios de um curso interdisciplinar no exterior
Encontre um curso e carreira que combinem com a sua personalidade
Da graduação à pós-graduação: o que você precisa para continuar os estudos acadêmicos?
(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)