Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

5 cursos sobre celebridades e cultura pop no exterior

Já pensou estudar a filosofia por trás de Star Wars? E a influência das música dos Beatles? Conheça esses e outros cursos peculiares sobre celebridades e cultura pop no exterior

5 cursos sobre celebridades e cultura pop no exterior
186

Quem é o seu maior ídolo? A sua série preferida? Já pensou poder estudá-los academicamente? Depois da notícia sobre a disciplina “Beyoncé: Performance e Cultura Popular” oferecida pela University of North Carolina at Chapel Hill, nós resolvemos fazer uma lista de cursos e matérias curiosas sobre outras celebridades e ícones da cultura pop disponíveis em universidades internacionais.

 

Lembrando que no ensino superior de alguns países, como Estados Unidos e Reino Unido, os estudantes de graduação tem bastante liberdade para montar a sua própria grade de disciplinas, desde que atendam aos requisitos de créditos acadêmicos da faculdade onde estão matriculados. Por isso, dependendo da área do seu curso no exterior, você pode escolher cursar uma dessas matérias incríveis listadas a seguir!

 

1. Star Wars

 

 

A University of Glasgow, no Reino Unido, oferece regularmente um curso de curta duração de um dia só, por £ 35, com o título “Star Wars e Filosofia: Destino, Justiça e a Metafísica da Força”. Apesar de não valer crédito acadêmico, por seis horas, os alunos imergem no mundo de Guerra das Estrelas, de George Lucas, para estudar a seguinte noção: o que uma pessoa com um destino – um futuro fixo – nos diz sobre a liberdade nas suas ações e quão moralmente responsável ele pode ser considerado por elas.

 

O próximo curso acontecerá no dia 4 de maio de 2018. A melhor parte? Como a aula é bastante requisitada, a Glasgow pretende criar uma versão online dela. Para demonstrar interesse, basta se registrar informando nome e email em Register your interest aqui.

 

Ah! Enquanto estiver na página da Universidade de Glasgow, não deixe de conhecer também o curso "Dr. Who e Filosofia: Viagem no Tempo e a Natureza da Realidade"!

 

2. The Beatles

 

 

A Mount Allison University, do Canadá, tem uma disciplina incrível para os beatlemaníacos. Oferecida pelo departamento de Música e chamada basicamente de The Beatles, nela os alunos abordarão as questões musicais, sociais e culturais que envolvem um dos mais (senão o mais) importantes grupos de rock do século 20, analisando o trabalho das diferentes fases e álbuns da banda.

 

Melhor ainda estudar na terra natal da banda? O Departamento de Música da Liverpool Hope University, no Reino Unido, oferece um Mestrado de Artes (MA) com especialização em The Beatles, Música Popular e Sociedade de 12 meses em período integral ou em 27 meses em meio período com início em janeiro e em outubro.

 

3. Game of Thrones

 

 

O curso “Nosso Medieval Moderno: As Crônicas de Gelo e Fogo como Medievalismo Contemporâneo, da University of British Columbia, no Canadá, usa os trabalhos de George R.R. Martin para examinar o papel do medieval na consciência popular do final do século 20 e início do século 21 e a influência dos livros do autor no imaginário da Idade Média europeia em seus leitores. Os estudantes discutirão temas como política, monstros, história, cavalheirismo, objetos, localizações, religião, sexualidade, raça, entre outros.

 

4. Harry Potter

 

 

A mais bem-sucedida série juvenil de fantasia do mundo, escrita por J.K. Rowling, pode ser estudada em uma série de universidades do mundo. A Durham University, no Reino Unido, por exemplo, tem a disciplina “Harry Potter e a Era da Ilusão” pelo departamento de Educação, equivalente a 20 créditos acadêmicos, com o objetivo de analisar o fenômeno literário em contextos sociais, culturais e educacionais, compreender a popularidade da série e fazer conexões entre Harry Potter e a educação de cidadania.

 

A Lawrence University, nos Estados Unidos, mantém já há algum tempo a matéria “Pensando em Harry Potter”, um curso de história contemporânea com foco na série como um fenômeno cultural. Os estudantes precisam já ter um conhecimento aprofundado sobre os livros da Rowling para explorá-los em relação à história, lendas e mitos, mérito estético e valores éticos contestados, e implicações sociais e políticas.

 

Esses são só dois exemplos de uma lista longa de universidades com cursos sobre Harry Potter, como a Wilfrid Laurier University e Nipissing University, do Canadá; e a University of Texas e Georgetown University, nos EUA.

 

5. Sociologia de Celebridade

 

 

Um curso mais geral sobre a cultura de celebridades atuais, a disciplina de Sociologia de Celebridade da DePaul University, nos Estados Unidos, estuda o papel da mídia e dos fãs na criação de celebridades e considera a fama como uma característica fundamental da nossa sociedade contemporânea. O curso está disponível no catálogo de matérias de Cultura Popular e Estudos Midiáticos da Faculdade de Artes Liberais & Ciências Sociais da DePaul.

 

Leia também:

5 cursos interessantes que estão disponíveis apenas no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 cursos sobre celebridades e cultura pop no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23320

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

9099

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

2859