Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

5 fatos sobre cursos online

5 fatos sobre cursos online: verdades e boatos sobre estudar online ou a distância, um plano B para os seus estudos no exterior durante a pandemia do Covid-19.

5 fatos sobre cursos online: boato ou verdade

Há diversos benefícios de estudar online. Isso já é um fato! No entanto, se você nunca teve experiência prévia com o formato ou se já faz tempo desde que estudou, é comum ter dúvidas ou preocupações quanto à eficiência do método.

 

Como temos incentivado, um curso online de uma universidade internacional é um bom plano B para os seus estudos enquanto ainda não for seguro viajar para o exterior. Entretanto, com a pandemia do Covid-19, a enorme maioria das instituições do mundo fechou as suas portas em quarentena, como contenção da doença e proteção aos estudantes e colaboradores, sob orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A solução de grande parte delas para evitar o atraso dos programas já em andamento foi adotar alguma versão do formato virtual temporariamente. Isso significa que estudar online já é a realidade forçada de estudantes do mundo inteiro.

 

Independentemente se você escolher ou for obrigado a fazer o seu curso online ou a distância, há certos aspectos que precisam ser esclarecidos a fim de tirar o maior proveito da experiência.

 

Entenda o que é verdade e o que é boato deste formato em alta e entenda os diferentes benefícios que ele pode te trazer.

 

1. A flexibilidade e a gestão do tempo são os principais benefícios

 

5 fatos sobre cursos online

 

O grande benefício do curso online é, de fato, a flexibilidade de encaixar os estudos na sua vida e demais compromissos, como trabalho e família, e não o contrário. A gestão do tempo será uma habilidade importante desenvolvida neste processo que, inclusive, influenciará no sucesso dos seus estudos.

 

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Por quê?

 

No geral, espera-se uma dedicação de dez a 15 horas por semana em um curso acadêmico online, como graduação ou certificado de pós-graduação. Isso significa que você será responsável pelo planejamento da sua semana e quanto tempo dedica às suas sessões de estudo. E, para que isso não dê errado, você será o seu próprio motivador.

 

2. Fazer um curso online é uma atividade solitária

 

5 fatos sobre cursos online

 

Embora você possa estar fisicamente só em casa durante os estudos, você nunca estará sozinho de verdade. As universidades têm uma série de serviços e recursos disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana para atender à demanda:

 

  • Portal virtual com vídeos, textos, apostilas, livros, links, etc.
  • Fóruns de discussões com outros estudantes;
  • Email, Skype e linhas gratuitas de assistência, caso enfrentar qualquer dificuldade com o curso;
  • Contato direto com professores e instrutores;
  • Biblioteca eletrônica;
  • Exercícios e quizzes;
  • Blogs e redes sociais;
  • Entre diversos outros...

 

Algumas universidades têm aulas em tempo real. Você precisará estar logado em uma hora específica do dia (de acordo com o fuso horário da instituição) para assistir às aulas por videochamada ou qualquer outro método de transmissão. Dessa maneira, você pode participar ativamente das aulas, comentar, tirar dúvidas, conversar com o docente e outros colegas de estudos, independentemente da localização de cada um.

 

Há também diversos casos de universidades que ainda exigem projetos em grupo, com o incentivo à colaborarão e interação virtual entre pessoas do mundo inteiro, em fuso horários diferentes, utilizando todas as ferramentas ao seu alcance – do email aos aplicativos de chamadas coletivas e videoconferências.

 

Ou seja, você terá muito suporte e diversas chances de participar ativamente do curso, sempre em contato com a universidade. Você não está sozinho e muito menos esquecido pela instituição!

 

3. O curso online é mais fácil do que o presencial

 

5 fatos sobre cursos online

 

Talvez o maior facilitador de um curso online são as provas com consulta – afinal, não há garantia de que, ao prestá-la em casa, você não olharia o material das aulas e as universidades não são ingênuas. No entanto, não se engane achando que vai ser mais fácil se formar por causa disso!

 

Diversas formas são empregadas para acompanhar a evolução de cada estudante. Os portais online têm ferramentas e mecanismos de verificação de conclusão de itens e módulos necessários à conclusão de cada área de estudo e, por fim, do curso. E mesmo com testes online, você deve atingir um nível suficiente para conseguir se formar.

 

No caso de uma graduação, por exemplo, você ainda desenvolverá o seu trabalho de conclusão, sob a orientação de um professor, e passará pelos mesmos rigorosos padrões de avaliação de uma banca acadêmica.

 

Em alguns casos, as universidades adotam os exames presenciais. Isso significa ter de ir até o campus para prestar os testes em fim de semestre e/ou apresentar o seu TCC. Entretanto, no momento atual de isolamento social em tempo indeterminado, é provável que esse tipo de curso misto (online/presencial) passe para 100% online.

 

4. O sucesso depende de você

 

5 fatos sobre cursos online

 

Da gestão do tempo às distrações, e por mais que você tenha todo o suporte da sua universidade em tempo integral, o sucesso dos seus estudos online depende praticamente só de você. O ambiente de estudos, a resistência às dezenas de distrações, a disciplina, a organização e a dedicação: isso e muito mais são suas escolhas.

 

Para ir bem em um curso presencial, você precisa ir às aulas, prestar atenção nas aulas, estudar e revisar o conteúdo em casa, dedicar-se aos trabalhos, etc. O sucesso também depende de você. No entanto, sejamos sinceros: em casa, você está exposto a mais aspectos que interferem na sua atenção e vontade de estudar.

 

Por isso, ao se comprometer a um curso online é importante levá-lo tão a sério quanto um curso presencial!

 

5. A qualidade do curso online é a mesma que de um curso presencial

 

5 fatos sobre cursos online

 

O empregadores valorizam menos o diploma de quem estudou online? Vai parecer que eu me dediquei menos se eu estudar online? Será que eu só obtenho o conhecimento e as habilidades necessárias para o mercado de trabalho em um curso presencial?

 

Atualmente, a maioria dos empregadores valorizam o aprendizado online por permitir que os seus colaboradores melhorem seus conhecimentos e se qualifiquem ainda mais sem a necessidade de se afastar do trabalho. O resultado é a aplicação de todos os novos aprendizados na prática, o que beneficia tanto o estudante quanto a empresa.

 

Como comprova o número crescente de plataformas educacionais virtuais, várias habilidades práticas podem ser ensinadas online. E, de acordo mencionado acima, no que você tiver dificuldade ou dúvida, haverá sempre recursos acessíveis ao seu dispor.

 

Mas, o mais importante de tudo é que os padrões de qualidade de um curso online são exatamente os mesmos de todos os demais cursos da universidade, independente do formato. A começar pelo processo seletivo: o candidato a uma graduação ou pós-graduação em uma universidade oficialmente reconhecida passa por um intenso crivo de garantia de elegibilidade.

 

Não importa se o curso for online ou presencial, a seleção e a grade curricular são igualmente rigorosos. O andamento dos estudos é acompanhado por meio de trabalhos, tarefas e provas de diferentes formatos. O currículo do curso é rotineiramente avaliado para assegurar a correspondência ao alto padrão nacional e também o oferecimento do rigor acadêmico de todos os programas de estudos equivalentes.

 

Não é só a sua formação que está em jogo, é também a reputação da universidade. Portanto, elas tomam todos os cuidados necessários para que o seu curso online seja sempre da melhor qualidade.

 

Ao término, você recebe o mesmo diploma acadêmico que o de um estudantes presencial. De fato, algumas universidades nem apontam o formato dos estudos no diploma, sem diferenciação.

 

Como encontrar o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

Pela ferramenta de pesquisa gratuita do Hotcourses Brasil, você consegue encontrar todo tipo de cursos online em universidades dos principais destinos de estudo do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, etc.

 

Veja como funciona:

 

1. Faça a sua pesquisa pela home

 

Na home hotcourses.com.br, selecione área de estudo, destino e qualificação de acordo com as suas preferências e depois aperte “enter” ou clique na lupa.

 

Encontre o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

2. Clique em Filtro

 

Na página com os resultados da sua pesquisa, clique em “Filtro” no canto superior esquerdo da tela.

 

Encontre o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

3. Clique em Online/a distância

 

Em “Filtrar seus resultados”, desça a tela até “Opções de estudo” e clique na chave em frente da opção Online/a distância, mudando de “Off” para “On”.

 

Encontre o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

4. Clique em Aplicar

 

Quando a chave ficar On (em verde), é só clicar em “Aplicar” embaixo na tela.

 

Encontre o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

5. Pronto!

 

É isso! Agora é só navegar pelos resultados e encontrar o seu curso online. Se alguma opção na página te interessar, clique em “Ver cursos” para visualizar as opções com mais detalhe de cada universidade.

 

Nos filtros, você ainda pode selecionar a média de taxas de ensino e a nota de inglês de acordo com o seu resultado no IELTS ou TOEFL, caso já tenha prestado uma destas duas provas oficiais de proficiência. Assim, você chega a resultados mais adequados às sus preferências e objetivos.

 

Encontre o seu curso online pelo Hotcourses Brasil

 

Leia também:

6 dicas para estudar em casa durante a pandemia

5 universidades da Austrália com cursos online

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.1K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.3K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.4K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.4K