Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

5 razões para fazer um mestrado no exterior

Por que você deve considerar um mestrado no exterior como o próximo passo acadêmico e profissional?

5 razões para fazer um mestrado no exterior

Estudar no exterior pode ser uma oportunidade fantástica de conhecer novas pessoas, ampliar seus horizontes, vivenciar uma nova cultura acadêmica e aprender mais sobre você mesmo. Mas fazer uma graduação no exterior exige um grande investimento financeiro e de quatro anos da sua vida em outro país. Por isso, sabemos que é uma opção pouco acessível. Por outro lado, um mestrado no exterior pode ser exatamente o que você está procurando!

 

Para ajudá-lo a entender por que e a tomar a sua decisão, listamos abaixo cinco das várias razões principais pelas quais um curso de pós-graduação no exterior pode ser a escolha certa para você.

 

1) Ganhe uma perspectiva internacional

 

5 razões para fazer um mestrado no exterior

 

Estudar no exterior significa interagir com muitas pessoas diferentes e desenvolver uma mente aberta para novas ideias, tradições e culturas. Esse tipo de experiência de vida é inestimável para o seu desenvolvimento pessoal e para se candidatar para empregos internacionais, se a sai intenção for construir uma carreira no exterior.

 

Muitos empregadores procuram candidatos que possam demonstrar esta consciência cultural e internacional, por isso é um grande trunfo para ter no seu currículo.

 

Você também terá a chance de interagir com pessoas do mundo todo que compartilham dos mesmos interesses. Essa é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e obter inspiração com o conhecimento e os objetivos de outras pessoas.

 

Você pode até descobrir que estudar no exterior mudará suas percepções e valores, alterando, portanto, suas ideias sobre o que deseja alcançar pessoal, acadêmica e profissionalmente.

 

De modo geral, estudar no exterior o expõe a novas formas de vida que desenvolverão sua aceitação das pessoas e perspectivas, o que irá lhe beneficiar você e também a todos ao seu redor.

 

2) Experimente novos métodos de ensino

 

5 razões para fazer um mestrado no exterior

 

Cada país tem seu próprio currículo, qualidade de ensino e métodos acadêmicos. Isso significa que sua experiência atual de educação pode ser bem diferente da de outra pessoa. Estudar no exterior lhe dá a oportunidade de experimentar novos métodos de ensino, pesquisa e expectativas.

 

Na pós-graduação, geralmente se espera que os alunos trabalhem de forma mais independente do que em graduações, o que pode ser um choque no início, se você não estiver acostumado com isso. No entanto, cada universidade será diferente em suas exigências e abordagem para ensinar os alunos de mestrado.

 

Algumas aulas podem incentivar o debate entre os alunos, o pensamento crítico e a pesquisa independente. Você também pode precisar se ajustar à relação entre professor e aluno, porque em algumas universidades é comum uma interação muito maior entre os discentes e seus estudantes, graças às, em especial, turmas pequenas com discussões abertas regulares. Enquanto outras podem ter uma abordagem mais formal e distante.

 

Ajustar-se a um novo ambiente de aprendizado é uma experiência excelente para ampliar sua mente e sair de sua zona de conforto.

 

3) Ganhe experiência de trabalho em um novo país

 

5 razões para fazer um mestrado no exterior

 

Em alguns países, os graduados têm a oportunidade de permanecer no destino de estudos para encontrar trabalho. No Canadá, por exemplo, se você estudou um curso com duração de pelo menos oito meses, pode solicitar uma Autorização de Trabalho de Após a Graduação e permanecer no país por dois anos adicionais para conseguir um trabalho. Consequentemente, a experiência profissional no Canadá pode então ser usada ao se inscrever para residência permanente, se você decidir que deseja se estabelecer por lá.

 

Leia também: Trabalhar após os estudos nos principais destinos do mundo

 

Muitos alunos optam por fazer um mestrado com o objetivo de permanecer para trabalhar no exterior após a conclusão dos estudos, pois esse tipo de experiência é altamente valorizado pelos empregadores.

 

Você também pode preferir o novo estilo de vida, o salário médio, as perspectivas de emprego e a qualidade de vida de um determinado país como motivos para estudar nele. Claro, não sempre há garantia de que você terá permissão para trabalhar após o conquistar seu diploma, pois isso depende de outros fatores. Mas, desde que você atenda aos requisitos do país, terá uma boa chance.

 

 Por isso, pesquise bastante entre suas opções antes d tomar sua decisão.

 

4) Melhore suas habilidades no idioma

 

5 razões para fazer um mestrado no exterior

 

Claro, depende de onde você escolhe estudar, mas muitas universidades oferecem cursos de inglês para estudantes internacionais. Portanto, estudar no exterior significa desenvolver suas habilidades no idioma que você escolher, tanto na forma escrita quanto falada.

 

Embora possa parecer assustador no início, estudar um mestrado no exterior vai obrigá-lo a se comunicar com outras pessoas em inglês (ou outro idioma estrangeiro). Essa é uma das melhores maneiras de aperfeiçoar a sua proficiência, pois você estará cercado por outras pessoas que também estão conversando no idioma.

 

Embora seja tentador se socializar com pessoas que falam a mesma língua que você, certifique-se de tentar se misturar com habitantes locais ou estrangeiros e falar inglês o máximo possível durante sua estadia no exterior.

 

Isso será extremamente importante quando for se candidatar a empregos ou a outros cursos em diferentes países.

 

Leia também: As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

 

5) Explore um novo país

 

5 razões para fazer um mestrado no exterior

 

Mudar-se para um novo país pode parecer um novo começo. Novas ruas, comidas, experiências e pessoas para conhecer. Essa é uma parte muito interessante de estudar no exterior, pois você pode passar o seu tempo fora das salas de aulas absorvendo uma nova cultura.

 

Por exemplo, se você optar por estudar nos Estados Unidos, poderá desfrutar de grandes porções de fast food; ou se o Reino Unido for seu destino preferido, visite os famosos pontos de referência e desfrute de uma xícara em um café.

 

Essas experiências são tão importantes quanto obter uma nota alta e devem ser levadas em consideração na sua decisão de fazer um mestrado no exterior.

 

Que tipo de experiência você está procurando? Você gostaria de estudar em um país com clima quente? Você quer morar em um lugar com muitos museus e galerias de arte? Se você tem interesse em visitar um determinado país, estudar um mestrado pode ser a oportunidade perfeita de conhecê-lo enquanto obtém uma qualificação e melhora suas perspectivas de emprego.

 

E agora?

 

Então, agora você pode estar se sentindo inspirado para se inscrever para um mestrado no exterior. Mas qual é o próximo passo? Use nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos para alinhar suas qualificações e preferências a uma universidade e curso para iniciar o processo!

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.3K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.9K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K