Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

5 vantagens e desvantagens do curso online

5 vantagens e desvantagens (com sugestões de soluções) de se fazer um curso online

5 vantagens e desvantagens do curso online

desmentimos os principais boatos sobre os cursos online, agora vamos falar sobre as suas vantagens e desvantagens. Estamos incentivando o aprendizado a distância como um plano B para os seus estudos no exterior durante a pandemia, que impossibilitou as viagens internacionais por tempo indeterminado. No entanto, seríamos injustos ao dizer que vai ser tudo muito fácil. Da mesma forma que você enfrenta vários desafios ao estudar no exterior, este formato de curso também demanda adaptação e tem os seus próprios requisitos.

 

Com certeza, algumas pessoas terão mais facilidade do que outras com o método online. No entanto, é possível se adaptar. Leia as vantagens abaixo e aprenda a lidar com as desvantagens para que não se tornem empecilhos aos seus estudos.

 

5 vantagens de um curso online

 

5 vantagens de cursos online

 

1. Você decide onde e quando estudar

 

Sem precisar se locomover até uma escola ou campus universitário, você escolhe onde e em qual horário assistir às aulas e estudar. Na biblioteca, na cafeteria, na casa do seu amigo, no seu quarto... Com o isolamento social, o espaço ficará limitado à sua casa, mesmo assim, você ainda tem a liberdade de escolher o cômodo e o horário dos estudos.

 

Isso é particularmente bom para quem tem que trabalhar e também quem tem pico de produtividade em um horário específico do dia. Quem sente mais disposição de manhã, pode acordar cedo para estudar. Já as corujinhas tem a liberdade de estudar até de madrugada, se assim preferirem.

 

2. Você estuda no seu próprio ritmo

 

Normalmente, para um curso acadêmico online – ou seja, uma graduação ou pós-graduação –, a universidade exige de dez a 15 horas de estudos por semana em meio período ou até 35 horas semanais em período integral. Mas é você que decide como dividir estas horas no seu dia e seguir com o programa de acordo com o seu ritmo de acordo com a sua rotina.

 

3. Você não precisa de muita coisa

 

Um aparelho móvel e conexão à internet. Pronto! Você está preparado para o seu curso online.

 

Embora seja recomendado ter um laptop ou PC para facilitar uma série de aspectos dos estudos a distância, normalmente você também consegue acessar todos os materiais de um celular ou tablet. As universidades usam plataformas virtuais e, na maioria das vezes, elas são adaptadas para aparelhos móveis. Se esse não for o caso do seu curso, entre em contato com a sua instituição para pedir orientação.

 

4. Você desenvolve uma série de habilidades

 

Com um curso online, você desenvolve uma série de habilidades importantes para a sua carreira e vida pessoal, como gestão do tempo, planejamento e independência.

 

5. Você economiza

 

O valor de um curso a distância é bem mais em conta do que um presencial, embora ainda haja um investimento substancial no caso de escolher uma universidade estrangeira. No entanto, você economiza com passagens aéreas, moradia, transporte e custo de vida.

 

Mesmo para quem não pretendia estudar fora, o curso online significa não precisar achar um meio de locomoção até à faculdade todos os dias.

 

5 desvantagens de um curso online

 

5 desvantagens de um curso online

 

1. Sensação de isolamento

 

Sentir-se isolado ou desconectado dos outros é uma das principais preocupações de quem considera um curso online. De fato, não haverá o convívio em sala de aula que é bastante enriquecedor – para aprender com os outros, fazer amizades e contatos profissionais, etc.

 

Solução: Se isso for um problema para você, escolha uma universidade que faça transmissão ao vivo das aulas e incentive a interação entre os alunos. Como já explicamos no outro artigo, você nunca estará realmente sozinho: a instituição costuma ter uma série de ferramentas e recursos para atender ao seu corpo discente a distância, de orientação a fóruns de discussões. Faça uso de todas as ferramentas ao seu dispor!

 

2. Desmotivação

 

Sem ter um horário fixo de aula e a necessidade de regularidade de frequência no campus, pode ser que depois de algum tempo você comece a se sentir desmotivado a estudar em casa.

 

Isso é comum, acontece mesmo. Não se sinta mal caso não consiga estudar ou as distrações vençam a sua concentração.

 

Solução: O importante é, aos poucos, recuperar a vontade. Tenha um horário fixo para estudar todo dia e diminua as distrações do ambiente – por exemplo, desligue a TV e peça para ninguém te interromper por meia hora (ou uma hora, o quanto for necessário).

 

Leia nossas 6 dicas para estudar em casa durante a pandemia.

 

3. Feedback mais demorado

 

Em alguns cursos online, há realmente a falta de um feedback mais imediato em relação aos seus trabalhos. Neste caso, você precisará ter paciência e esperar que os seus professores os avaliem e depois entrem em contato com você.

 

Solução: Se possível, procure um canal direto com os professores (um email, um chat ou até mesmo telefone), caso tenha dúvidas mais urgentes que atrapalhem o andamento e evolução dos seus estudos. Caso contrário, você precisará esperar pelo feedback no tempo certo. Até mesmo em cursos presenciais, há o gap entre entregar o trabalho e esperar pela nota, não há muito a se fazer nesse caso.

 

4. Conexão ruim

 

Desvantagem do curso online: conexão ruim, Verifique sempre a sua conexão antes de começar uma aula virtual.

 

Este talvez seja o problema mais sério: sem conexão, não tem como estudar online. Geralmente, as universidade sugerem que, se houver problemas com a internet na sua casa, você procure um ambiente com uma boa conexão wi-fi, como uma biblioteca pública. De fato, é um bom conselho, no entanto, no momento atual, é inviável sair de casa e frequentar ambientes públicos.

 

Solução: Ligue para a companhia e peça uma orientação. Se for o caso, solicite uma visita técnica (lembrando de manter as regras de segurança quanto ao Covid-19, como distância mínima e higienização das superfícies). Se o seu problema não for resolvido, entre em contato com a sua universidade para explicar a situação e pedir orientação.

 

5. Viga agitada

 

Se a sua vida é agitada, um curso online é a melhor opção – como dissemos nas vantagens, você encaixa os estudos na sua rotina e não o contrário. No entanto, se você tem muitos afazeres ao longo do dia, pode encontrar dificuldades de balancear os estudos com demais compromissos.

 

Solução: É hora de colocar as suas habilidades de gestão em prática:

 

  • Tenha um horário fixo de estudos ao longo do dia;
  • Delegue ou postergue as atividades menos importantes;
  • Mantenha uma agenda ou planner para não se esquecer de nenhum compromisso (como tarefas e prazos de entrega);
  • E lembre-se: se você escolheu estudar é porque tinha um porquê. Não deixe que a correria do dia a dia te afaste do seu objetivo!

 

Leia também:

Como usar a Técnica Pomodoro para melhorar concentração e produtividade

3 tipos importantes de autoavaliação para estudantes universitários

A rotina de 10 minutos para se preparar para estudar

5 dicas para conciliar estudos e trabalho

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.2K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.6K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.6K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.6K