
A Engenharia de Produção desenvolve processos que transformam a matéria-prima em produtos prontos. Ela se refere aos projetos intricados e planejamentos cuidadosos necessários para criar qualquer produto, integrando desde o uso inicial do material bruto até os detalhes finais da produção para tornar o resultado disponível ao consumidor em larga escala, pronto para ser comercializado, sempre tendo em mente a produtividade e a rentabilidade.
Engenharia da produção: o que estuda?
A Engenharia da Produção envolve atividades como planejamento; coordenação do uso de recursos; análise de produtividade, processos e sistemas; aplicação de métodos, equipamentos e ferramentas; controle de custos; segurança no trabalho; entre outras. Como uma área da engenharia, os estudantes aprendem sobre sistemas elétricos e mecânicos e desenvolvem habilidades em comum sobre solução de problemas, comunicação, tecnologia da informação, trabalho em equipe, etc.
Normalmente, ela é dividida em três áreas principais – manutenção, otimização e instalação. O engenheiro de produção pode:
- Garantir que o processo de produção seja o mais rápido e barato possível;
- Estudar e comparar diferentes materiais para encontrar o balanço Ideal entre qualidade e custo;
- Monitorar o consumo de energia e o nível de poluição emitida pela produção;
- Garantir que a produção atenda às demandas e prazos específicos;
- Detectar problemas no processo de produção e agir como uma conexão entre departamentos para que sejam resolvidos.
Conheça outras áreas de engenharia.
O curso de Engenharia de Produção no exterior
Todos os cursos de engenharia costumam possuir uma grade de matérias obrigatórias mais gerais. Depois dos primeiros semestres, a graduação fica mais específica e, em alguns casos, permite que o estudante opte por uma especialização, seja em construção, mecânica, automotiva, ambiental, têxtil, etc.
Chamado de Production ou Manufacturing Engineering no exterior, o curso varia de acordo com o país, instituição e nível de estudo. O Bacharelado de Ciências em Engenharia da Produção da Arizona State University, oferecido pela sua Escola de Engenharia Ira A. Fulton, nos Estados Unidos, tem uma grade curricular bastante prática e com trabalhos em equipe. Os estudantes podem optar por disciplinas mais técnicas e eletivas, como produção de circuitos integrados e programação CNC.
O Bacharelado da University of New South Wales, na Austrália, é uma combinação da Engenharia Mecânica e da Produção. O site oficial da Universidade diz: “Quando nós dizemos que os engenheiros da produção ‘desenvolvem’ produtos, nós literalmente queremos dizer que eles desenvolvem o produto, assim como as máquinas que o criam”.
De acordo com o site, o bacharelado envolve “o melhor dos dois mundos”: um diploma em Engenharia Mecânica com uma especialização em Engenharia da Produção, com focos eletivos em tecnologia industrial e automação, finanças e tomadas de decisão, design de processos de produção, design assistido por computação, e fabricação. O curso, de quatro anos de duração, também possui um treinamento prático de 60 dias na indústria.
Os bacharelados de Engenharia costumam ter módulos de estágio obrigatório para que o estudante se gradue com experiência real e contatos profissionais.
Engenharia de Produção é o curso certo para você?
A Pittsburgh State University lista as seguintes qualidades e características necessárias para escolher a Engenharia de Produção como sua área de estudo:
- Tem interesse de saber como as coisas funcionam;
- Ser comunicativo;
- Ter uma ótima ética de trabalho;
- Ter aptidão para mecânica;
- Ter competências nas disciplinas de matemática, ciências, inglês e aplicações de computador;
- Ter vontade de estudar matérias técnicas.
Prepare-se para várias disciplinas de física, matemática e química, além de outras mais técnicas de programação, computação, estatísticas, termodinâmica, etc.
Áreas da Engenharia de Produção
Os engenheiros de produção estão presentes em todas as fases da produção, desde as matérias-primas até os produtos finais. Ao concluir uma graduação de engenharia da produção, você pode encontrar facilmente empregos nos setores privado e governamental, em indústrias automotivas, indústrias manufatureiras, indústrias de processamento de alimentos, empresas de TI, indústrias de construção, indústrias de refino e muitos outros ambientes profissionais.
Os engenheiros de produção têm grande demanda nas indústrias de manufatura na implementação, desenvolvimento e gerenciamento de novos processos de produção, montagem e manuseio.
Encontre o seu curso de Engenharia no exterior
Encontre o seu curso de engenharia da produção no exterior com a ajuda da nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. É fácil de usar e você encontra resultados de acordo com os seus interesses, objetivos e orçamento.
Leia mais: 3 mitos sobre as áreas de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática