Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área de Design Gráfico no exterior

Comunique-se visualmente com uma graduação de Design Gráfico no exterior: a grade curricular e as possíveis carreiras na área

A área de Design Gráfico no exterior
1159

Se você tem uma quedinha pelo design ou é apaixonado pelas artes, talvez possa curtir o Design Gráfico. Esta área evoluiu imensamente nos últimos anos e tornou-se bastante popular entre estudantes universitários, formando profissionais altamente criativos e preparados para o mercado de trabalho em diversos setores.

 

Visão geral da área e do curso

 

Um curso acadêmico ou técnico na área de Design Gráfico é flexível e prepara os estudantes para os setores criativos e culturais, com uma compreensão abrangente em artes, mídia e design. Além de ter uma veia artística, o profissional precisa gostar muito também de tecnologia e estar disposto a se atualizar constantemente em relação a linguagens e programas inovadores.

 

O designer gráfico aprende sobre belas artes, design, marketing de produtos e mídias para desenvolver senso estético e habilidades em comunicação visual – layout de sites, identidade de marcas, animação, relação com o cliente, etc. É por isso que, apesar de conter teoria, o curso costuma ser bastante prático, com muitas aulas em estúdios. No geral, o Design Gráfico serve para comunicarmos visualmente. O profissional precisa ter desenvoltura em uma série de programas de criação e edição de imagem/texto/vídeo, como Photoshop, Illustrator, 3D Studios Max, Adobe Premiere, entre outros.

 

Estrutura e conteúdo típico do curso

 

A grade curricular de uma graduação de Design Gráfico no exterior pode variar bastante, de acordo com o país. Normalmente, incluem disciplinas básicas de arte digital, multimídia criativa, comunicação digital, gestão de projetos, teorias do design, práticas e ética profissionais, entre outras. Os estudantes adquirem habilidades e conhecimentos mais sutis, porém muito importantes, como pensamento lateral, brainstorming, cores e tipografias.

 

A graduação no exterior, assim como no Brasil, costuma durar quatro anos, no entanto, em período integral. O Bacharelado de Artes em Design Gráfico da University of Edinburgh (Universidade de Edimburgo), por exemplo, oferece uma grade curricular bastante interdisciplinar, com projetos, pesquisas, colaborações, workshops e trabalhos em estúdio. Entre as disciplinas mais específicas da área, a Universidade exige que os alunos cursem narrativas visuais, o design e a sociedade, modernismo, questões do cinema contemporâneo, entre outras. A partir do terceiro ano, o estudante tem mais liberdade para escolher que rumo seus estudos tomarão.

 

Na LaTrobe University, ma Austrália, o Bacharelado de Artes em Design Gráfico dura três anos. Segundo o site oficial da instituição, “os graduados deste curso trabalham em diversas indústrias, incluindo mídia, gestão, política social, educação e desenvolvimento comunitário”. O curso combina aulas tradicionais teóricas com seminários, vídeos online e podcasts. Além da grade curricular obrigatória, o estudante pode escolher cursar disciplinas eletivas de humanas e ciências sociais, como arqueologia, línguas, artes cinematográficas, política, sociologia e história.

 

Além dos requisitos de admissão gerais, para estudar esta área no exterior, o estudante internacional precisa comprovar proficiência adequada na língua inglesa com uma nota no IELTS, TOEFL ou outro teste aprovado pela universidade. Por ser uma área artística que envolve criatividade e inovação, possivelmente o candidato deva providenciar um portfólio de trabalhos prévios como parte do processo seletivo.

 

Com a graduação, os estudantes terão um portfólio completo de novos projetos realizados durante o curso, que poderá ser usado para se candidatar a vagas na área ou para oferecer serviços freelancer, o que é bastante comum entre designers gráficos.

 

Outras universidades internacionais que oferecem cursos de Design Gráfico:

 

 

Carreias em Design Gráfico

 

A conclusão bem-sucedida de um curso de Design Gráfico pode levar a carreiras em diversos setores:

 

  • Design;
  • Embalagens;
  • Publicidade e propaganda;
  • Marketing;
  • Varejo;
  • Multimídia;
  • Cinema e televisão;
  • Produção de vídeo;
  • Gráficas;
  • Editoras.

 

É por isso que as “disciplinas de estúdio” são tão importantes durante a graduação! A grande maioria dos trabalhos relacionados à área é bastante prática e envolve projetos em equipe e horas no computador.

 

Pesquise cursos de Design Gráfico no exterior pelo nosso banco de dados aqui.

 

Leia mais:

A área de estudo de Relações Públicas no exterior

Crie e revolucione na internet com um curso de web design no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área de Design Gráfico no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...