Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área do Design da Moda no exterior

Popularizada pelas redes sociais, o Design da Moda e Têxtil é oferecido como graduação por todo o mundo; conheça algumas opções aqui!

A área do Design da Moda no exterior
829

Alguns lugares são icônicos no mundo da moda: Nova York, Londres, Milão, Paris... Já pensou em fazer a sua graduação ou pós-graduação em uma destas cidades? Estudar Design da Moda no exterior é uma forma de se imergir completamente na magia da área! Você verá rotineiramente as novas tendências pelas ruas e estará em contato com marcas e estilistas famosos internacionalmente.

 

Visão geral do Design da Moda

 

A área do Design da Moda nunca esteve tão em alta, graças às redes sociais. As blogueiras da moda popularizaram a prática de compartilhar dicas, prever tendências, mostrar trabalhos, vender produtos de marcas patrocinadoras e trocar opiniões. As próprias marcas estão mais presentes do que nunca em nossas vidas, nas redes e por todos os lugares – e a um clique do mouse podemos trazê-las para casa pelo e-commerce.

 

Por isso a área é promissora para quem está escolhendo uma graduação. Basicamente, é a profissão responsável pela criação e comercialização da moda –vestuários e acessórios. O Design da Moda é um mercado inovador e criativo, e que pede ousadia e quebra de regras, paradigmas e padrões de seus profissionais. É um curso que exige muito prática. O estudante coloca a mão na massa logo no início e se forma com um extenso portfólio de trabalhos – desenhos, desenvolvimento de produtos, confecções, etc.

 

É uma área bastante influenciada por cultura e tendências sociais e também é influenciadora. O profissional está o tempo todo pesquisando, procurando referência, aprendendo sobre cores, formas, padrões e materiais. Vários cursos de moda envolvem os estudos do design têxtil!

 

Estrutura do curso no exterior

 

Os cursos técnicos ou vocacionais, oferecidos por instituições como faculdades comunitárias e TAFEs (da Austrália), são mais práticos por toda a sua duração. Os bacharelados têm uma grade curricular obrigatória de disciplinas teóricas, como história da arte, negócios, marketing, cultura da moda, entre outras. Cada universidade tem uma grade de matérias diferentes e em países como Estados Unidos e Reino Unido, o estudante tem mais liberdade para montar a sua própria grade no terceiro ano da graduação, deixando-a mais prática e optando por disciplinas eletivas (até mesmo de outras áreas ou faculdades).

 

O curso da Humber College, no Canadá, por exemplo, é ministrado pela Escola de Negócios. “Porque a moda é um negócio internacional, o curso de Diploma de Negócios e Arte da Moda dá ênfase às operações de varejo de perspectivas tanto nacionais quanto internacionais”, explica o site oficial da Faculdade. O curso tem disciplinas de estratégias de marketing, previsão de tendências, merchandising na web, planejamento de eventos, vendas por atacado, entre outras. Além disso, a grade curricular inclui um módulo de estágio obrigatório, para que os estudantes ganhem experiência real no mercado do Canadá.

 

O foco do bacharelado da Hong Kong Polytechnic University, de quatro anos de duração, é em artes. Nos primeiros três semestres, todos os estudantes passam por uma grade de disciplinas em comum sobre as principais atividades da indústria da moda e têxtil; depois disso, podem escolher uma das seis especializações de acordo com a sua preferência pessoal: Design da Moda e Têxtil, Marketing da Moda e Têxtil, Varejo de Moda, Tecnologia da Moda e Têxtil, Moda Íntima, e Design e Tecnologia de Roupas de Malha.

 

O Bacharelado de Artes (com Honras) de Design da Moda e Têxtil da University of Southampton leva três anos para ser concluído e oferece oportunidades em design da moda, malhas, tecidos e estampas. Além de matérias similares às das instituições acima, a Universidade oferece habilidades de pesquisa e comunicação, questões contemporâneas do design da moda e têxtil, prática em estúdio, arte do marketing e branding, futuros do design, negócios e escrita para as indústrias criativas, prática especializada, entre outras. A Southampton também exige a realização de um estágio durante o curso.

 

Estes são apenas três opções dentre infinitas e que demonstram que cada um dos cursos possui grade curricular, enfoque e especialidades diferentes, dependendo do país, tipo de curso, nível de estudo, etc. Por isso, é muito importante que você entre em contato direto com as instituições internacionais para saber qual é o curso ideal para você e o que é necessário para se inscrever.

 

Carreiras

 

O estudante graduado em um curso de Design da Moda pode conquistar vagas em várias funções e mercados pelo mundo todo:

 

  • Estilismo;
  • Produção da moda;
  • Consultoria;
  • Modelagem;
  • Coordenação de moda;
  • Fotografia;
  • Vitrinismo;
  • Direção criativa;
  • Compras;
  • Merchandising visual;
  • Personal stylist;
  • Desenho;
  • Jornalismo da moda;
  • Gerenciamento e negócios da moda.

 

Qual especialização você gostaria de cursar no Design da Moda?

 

Leia mais:

Moda em Londres: o berço das tendências

Aprimore a sua criatividade em um curso de design no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área do Design da Moda no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...