Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Aprendizado online e coronavírus: explore suas oportunidades de cursos online

O aprendizado online é uma alternativa acessível e eficiente em situações como a atual, com a pandemia do coronavírus, que impossibilitam as aulas presenciais. Entenda suas possibilidades!

Aprendizado online e coronavírus: a alternativa acessível para os seus estudos

O mundo foi ficando cada vez mais conectado com o avanço da tecnologia. Nós passamos uma enorme porção do nosso tempo online, assistindo a séries e filmes, interagindo em redes sociais, conversando pelo Whatsapp, aprendendo algo no YouTube, etc. Por mais que o excesso de contato com o seu celular seja, de fato, prejudicial por vários motivos, no momento turbulento que estamos passando, todas essas ferramentas virtuais estão a nosso favor. Ainda mais se você quiser estudar em 2020.

 

Com a grande possibilidade de usar a tecnologia para compartilhar conhecimento, não é de se espantar que o aprendizado online se desenvolveu tão rápido no ensino superior nos últimos anos. E quando a pandemia se instalou esse ano, universidades do mundo inteiro foram capazes de continuar a atender o seu corpo discente em um ambiente virtual adaptado.

 

Isso fez com que um mundo de novas possibilidades surgisse em poucos meses, inclusive o de realizar o seu sonho de fazer um curso internacional.

 

Como ficou o cenário do aprendizado online?

 

Uma das principais preocupações quando se fala em estudar online é não haver a mesma interação cara a cara que o método tradicional de ensino e se isso diminui a eficiência do processo de aprendizado e retenção de conteúdo. Os estudantes talvez se preocupem se não terão contato com professor e instrutores, e até mesmo com outros alunos.

 

Isso até pode ser verdade, dependendo do curso que você escolher. Os cursos online têm diversas estruturas, modelos e métodos de ensino, geralmente otimizados para maximizar a interação e colaboração entre a comunidade estudantil (mesmo que os alunos estejam espelhados pelo mundo).

 

Graças ao avanço significativo da tecnologia de streaming, que facilitou imensamente ferramentas como vídeos online, chat e interatividade em tempo real, a necessidade de contato virtual com professores e colegas de estudos já foi abordada de maneira satisfatória.

 

Portanto, se para você a interação é importante no seu curso online, busque alternativas de instituições que oferecem cursos com aulas ao vivo, trabalhos em grupo virtuais, discussões por Zoom, chats, reuniões virtuais e individuais com instrutores e várias outros recursos já existentes para o aprendizado online.

 

Aprendizado online por streaming

 

Aprendizado online por live streaming

 

O live streaming (que significa “transmissão ao vivo”, mas o termo normalmente é usado em inglês no Brasil) é uma das tecnologias mais comuns usadas para simular uma aula presencial em um ambiente acadêmico. Você tem a oportunidade de interagir com seus professores e outros alunos em aulas transmitidas online em tempo real.

 

Além de receber feedback instantâneo por meio de diferentes ferramentas usadas para avaliações e também para o professor identificar se os seus estudantes estão conseguindo acompanhar o conteúdo lecionado antes de passar para o próximo. E essa é uma das maiores razões pelas quais é tão mais fácil fazer um curso online hoje em dia.

 

E se eu tiver que faltar?

 

Em alguns casos as aulas ficam gravadas. Se você perder um live streaming, poderá acessar tranquilamente um portal ou site do seu curso e assistir ao vídeo depois.

 

Várias universidades também adotaram aulas no formato webinário, que incentiva a participação ativa da comunidade estudantil, especialmente para que possam tirar todas as dúvidas em tempo real.

 

Ao perder a transmissão ao vivo, você acaba perdendo também a chance de participar e fazer perguntas. No entanto, o upload dos vídeo-aulas em algum site ou portal também faz com que você não fique para trás no conteúdo dado. Afinal, aula dada é aula estudada – e o aprendizado de uma aulinha que seja pode ser essencial para o desenvolvimento do curso.

 

Neste caso, é importante verificar se a instituições proporciona outros canais de contato com o seu corpo docente, como um chat, um email ou um grupo de Whatsapp para você tirar as dúvidas sobre a aula que você assistiu sozinho.

 

Outras vantagens do streaming

 

A interação possibilitada pelo streaming é mais pessoal entre os estudantes e os professores. Às vezes há até vídeo-chats individuais para conversar sobre tópicos específicos e discutir algo que não tenha ficado muito claro durante a aula.

 

Isso é particularmente essencial aos estudantes de pós-graduação que costumam ter menos aulas e mais trabalhos independentes de pesquisa. As reuniões online agendadas com seus supervisores são momento de informar sobre o andamento do projeto e decidir os próximos passos.

 

As universidades estão aptas ao desafio do aprendizado online?

 

A resposta é sim. Apesar de as aulas presenciais ainda serem consideradas uma necessidade o ensino superior, com o coronavírus e a impossibilidade de estar fisicamente no campus, esta percepção tem começado a mudar. A tecnologia disponível e, consequentemente, o acesso instantâneo a recursos e ferramentas de cuidadosa curadoria facilitaram significativamente a oferta de cursos online e o aprendizado no ambiente virtual.

 

Isso se estende, inclusive, ao processo de avaliação. Há formas de testes e tarefas online que acompanhar o desenvolvimento do estudante ao longo de toda a duração do curso – como exames com consulta, prova oral, dissertações, etc. Adicionalmente, a conectividade proporciona ainda outros canais para se manter sempre em contato, como email, redes sociais e uma variedade de recursos acadêmicos.

 

Resumindo: você tem cesso a uma abundância de conhecimento até mais do que em cursos presenciais, afinal, você pode estar online quando e onde quiser.

 

O que as universidades fazem para garantir a qualidade dos seus cursos online?

 

A educação online avançou muito na última década. Com o avanço, as universidades se viram obrigadas a reunir uma equipe de especialistas para oferecer a melhor experiência virtual possível – afinal, é o nome da instituição em jogo e pode influenciar na sua reputação.

 

As universidades contam com:

 

  • Profissionais especializados no aprendizado e ensino online;
  • Designers de aprendizado online;
  • Designers de experiência do usuário;
  • Designers instrucionais;
  • Desenvolvedores de softwares;
  • Desenvolvedores de conteúdo;
  • Profissionais de tecnologia da informação.

 

Uma grande porção desse time dedica-se à pedagogia da experiência online para que melhore e potencialize o aprendizado. Você encontrará elementos da gamificação e a inclusão de redes sociais nas aulas, por exemplo.

 

As ofertas online das instituições também têm o benefício adicional de abranger estudantes que, de outra forma, não poderiam se matricular na universidade. Por isso o ensino online está tão em alta: ele proporciona um plano B para quem quer começar ou continuar os estudos, mas por alguma razão não pode se locomover até a instituição para aulas presenciais. No momento, a pandemia é a enorme razão e a sua saúde é muito mais importante.

 

Lecionar e aprender online significa que as universidades e os estudantes podem continuar com sua instrução, independentemente da situação.

 

O que esperar do meu curso online ministrado por uma universidade?

 

Como estudar um curso internacional sem sair de casa

 

Como você vai acessar suas aulas, recursos, avaliações e cronograma de aulas online? É muito provável que a sua universidade use algum tipo de sistema de gestão do aprendizado, que lhe permitirá utilizar uma série de ferramentas online. Você terá o seu próprio perfil em um portal ou site e nele encontrará tudo o que precisa para dar andamento ao seu curso, das aulas e materiais às avaliações.

 

Estes são os sistemas mais usados por universidades do mundo inteiro:

 

  • Blackboard Collaborate: plataforma de salas de aulas virtuais e ambiente de aprendizado;
  • Moodle: Ambiente de aprendizado online personalizado;
  • Sakai: Plataforma de aprendizado online para ensino, pesquisa e colaboração.

 

Algumas instituições também usam sistemas online próprios, uns mais fáceis de mexer que outros. Mas para isso as instituições mantém um departamento dedicado à orientação e atendimento de qualquer estudante com dúvida ou dificuldade de interagir/navegar pelo portal, além de apostilas e documentos online que pode lhe servir de guia a qualquer hora.

 

Na maioria dos casos, os sistemas são projetados para serem intuitivos e de interface simples, permitindo uma experiência fluida e sem grandes problemas.

 

Como me comunicar online com eficiência?

 

Sempre informe o seu coordenador ou instrutor se estiver tendo qualquer dificuldade com o seu curso online, seja com acesso ou conectividade, para não atrasar o cronograma dos seus estudos com algo que a sua universidade pode te ajudar.

 

O tipo da sua experiência online dependerá do aparelho que você usa e da sua rede de internet. Certos aspectos do processo, como envio de tarefas, avaliação e webinários interativos funcionam melhor em um laptop ou desktop, enquanto o acesso ao conteúdo pode ser feito de qualquer aparelho.

 

Leia também:

5 vantagens e desvantagens de cursos online

5 fatos sobre cursos online

Guia essencial, como escolher o seu curso online

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.2K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.6K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.6K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.6K