Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

As áreas de Estudos Sociais e Mídia no exterior

O que significa cursar Estudos Sociais e Mídia, principalmente no exterior, e quais carreiras você pode seguir

As áreas de Estudos Sociais e Mídia no exterior
1090

Os “estudos sociais” significam um estudo integrado das ciências sociais e humanas para promover a competência cívica. Basicamente, trata-se do estudo da sociedade e das nossas relações com as pessoas ao nosso redor. Um dos grandes influenciadores do nosso comportamento é a mídia, que continua a se enraizar em nossas vidas – televisão, cinema, música, games, jornais, revistas e a internet.

 

O papel destes meios ao moldar nossa sociedade, tanto para o bem quanto para o mal, é algo que deve ser discutido profundamente, possibilitando, assim, a instrução adequada sobre os efeitos da mídia em nossas vidas e os recursos para analisarmos e lidarmos com eles.

 

Por que estudar Estudos Sociais e Mídia/Comunicação?

 

Mídia é possivelmente uma das mais contemporâneas oferecidas por universidades do mundo inteiro. Ela está em constante evolução para acompanhar as mudanças incessantes da sociedade e das mídias. Sendo assim, se a sua vontade é estudar uma área moderna e em transformação contínua, Estudos Sociais e Mídia pode ser a escolha certa para você.

 

A mídia é e sempre será fascinante. Câmeras e luzes, headlines e furos jornalísticos, redes sociais, celebridades, digital influencers, vídeos e músicas... Tudo isso já faz parte do nosso cotidiano. As carreiras associadas à mídia, como relações públicas, publicidade e jornalismo, são interessantes, criativas e até mesmo exclusivas. Portanto, qualquer curso que resulte em uma carreira nestes setores é extremamente popular entre estudantes do mundo inteiro.

 

No entanto, não é só pelo “glamour” da mídia; nós estamos nos tornando cada vez mais conscientes sobre a sua presença e influência em nossas vidas. (Não é à toa que a fantástica série Black Mirror tornou-se tão popular recentemente, com o lançamento da sua terceira temporada!) Com o conhecimento das técnicas e métodos da área, é possível ter a capacidade de fazer uma análise crítica sobre o que consumimos ao invés de aceitá-las e adotá-las imediatamente em nossas vidas.

 

Este curso seria ideal para mim?

 

Apesar de soar ideal, este curso não é só para aqueles que adorariam passar o dia todo assistindo a séries e filmes na Netflix ou então atualizando redes sociais. É muito mais do que isso! Cursos de mídia estudam nosso comportamento como criadores e consumidores. É uma área de estudo para quem gosta de questionar constantemente os hábitos da sociedade e os meios de comunicação, ao invés de simplesmente aceitá-los como certo e consumi-los sem moderação.

 

Muitos procuram esta área acadêmica por uma série de atributos, como criatividade, inovação, influência e notoriedade. Entretanto, as carreiras de estudos sociais e midiáticos são extremamente competitivas e exigem um forte desempenho acadêmico. Um estudante desta área deve ser proativo e aproveitar qualquer oportunidade para ganhar experiência prática. Outra coisa muito importante são os contatos que você faz durante os estudos, que poderão ajudá-lo a encontrar uma primeira vaga e adentrar o mercado.

 

Se você se interessa em entender o nosso comportamento como sociedade, vai adorar os estudos sociais. Questões sérias e importantes como etnia e gênero estão no cerne dos cursos desta área, por isso, é necessário estar disposto a manter a mente aberta, participar de debates (às vezes controversos) e avaliar constantemente as suas ideias.

 

Quais áreas eu posso estudar dentro de Estudos Sociais e Mídia?

 

 

Quais carreiras eu posso seguir?

 

Isto vai depender muito do curso que você escolher. Com base na lista acima, você pode se tornar:

 

  • Antropologista
  • Produtor
  • Diretor
  • Roteirista
  • Jornalista
  • Bibliotecário
  • Fotógrafo
  • Assessor de imprensa
  • Político

 

Há também algumas funções bastante atuais, como gerente de mídias sociais e midiólogo.

 

Leia também:

A área de Humanas no exterior

A área de Engenharia no exterior

A área de Educação e Treinamento para Professores no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

As áreas de Estudos Sociais e Mídia no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23588

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

9641

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

3474