Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

As melhores escolas de música do mundo

Você quer uma carreira em música? Então se inspire com as sete melhores universidades do mundo para estudar música.

As 7 melhores escolas de música do mundo

Embora não seja obrigatoriamente necessário ter um diploma acadêmico para construir uma carreira musical bem-sucedida, o ambiente acadêmico é um ótimo lugar para conhecer pessoas que pensam como você, conviver com profissionais da indústria e ganhar experiência em composição, execução e muito mais.

 

Existem algumas escolas de música de prestígio espalhadas pelo mundo inteiro. Se a sua intenção é ter a melhor experiência possível, talvez você deva considerar estudar música no exterior.

 

Aqui neste artigo, reunimos um resumo de algumas das melhores universidades do mundo para esta área de estudo segundo o QS World University Rankings 2021 e o The Complete University Guide Rankings 2021. Esperamos ajudá-lo a encontrar o caminho mais adequado para você.

 

Ah, e prepare-se para uma audição caso resolver estudar música em uma dessas escolas (ou qualquer outra, na verdade). Um teste prático é quase sempre padrão no processo seletivo de cursos nas áreas de artes, como música, teatro e dança.

 

Estudar música no exterior

 

1. The Juilliard School - Nova York, Estados Unidos

 

A cidade de Nova York é um cenário inspirador para os alunos de música da Juilliard School, um dos grandes destaques mundiais das artes. Ela é um conservatório particular com cursos de bacharelado e mestrado em música, além de graduações em dança e teatro.

 

Fundada em 1905, a Juilliard School é internacionalmente conhecida por formar músicos e intérpretes excepcionalmente talentosos, o que a torna uma das melhores escolas de música do mundo. Ex-alunos famosos da Juilliard incluem Robin Williams, John Williams e Nina Simone. Impressionante, né?

 

Quem consegue passar pelo processo seletivo concorridíssimo da Juilliard, que inclui audições, pode escolher entre uma série de áreas de graduação e pós-graduação, como:

 

  • Instrumentos: baixo, piano, guitarra, harpa, órgão, percussão, piano, instrumentos de corda, entre outros;
  • Artes vocais;
  • Estudos do jazz;
  • Composição;
  • Regência.

 

2. Universidade de Música e Artes Cênicas, Viena – Viena, Áustria

 

A University of Music and Performing Arts, Vienna (ou em alemão Universität für Musik und darstellende Kunst Wien), também conhecida pela sigla MDW, é uma das maiores e mais prestigiadas instituições de música e artes cênicas do mundo.

 

Ela tem um grupo de alunos de mais de 3.000 alunos de mais de 70 países e oferece, atualmente, 105 cursos de graduação em 24 departamentos acadêmicos. Há opções em musicoterapia, regência, música de câmara, educação musical e muito mais.

 

O site oficial da MDW informa que a instituição busca selecionar os alunos mais talentosos e dedicados do mundo. Isso significa que não há uma cota para estudantes internacionais e a seleção é totalmente aberta a todos.

 

A universidade também está localizada na bela Viena, capital da Áustria, que é rotineiramente eleita uma das melhores cidades do mundo para se viver.

 

Leia também: Estudar na Áustria

 

3. Royal College of Music - Londres, Reino Unido

 

Com apenas 840 alunos, o conservatório musical Royal College of Music (RCM) atrai indivíduos talentosos de mais de 55 países ao redor do mundo, na ativa desde 1883.

 

Quer pretenda ser intérprete, maestro, compositor ou educador, a RCM é altamente especializada, com professores que construíram carreiras musicais de sucesso e estão acostumados a trabalhar r com os alunos mais talentosos de cada geração para instigar seu potencial artístico.

 

Durante os estudos, você pode fazer parte de uma das cinco orquestras da RCM, duas bandas de jazz e uma escola de ópera, além de oportunidades de se apresentar em locais de prestígio em Londres, Inglaterra e pelo mundo.

 

Ex-alunos famosos incluem Vaughan Williams, Britten e Leopold Stokowski.

 

4. Royal Academy of Music - Londres, Reino Unido

 

Também em Londres, a Royal Academy of Music (RAM) é a escola de música mais antiga da Grã-Bretanha autorizada a outorgar diplomas acadêmicos. Estudaram nela músicos de prestígio como Elton John, Simon Rattle e Felicity Lott, para citar alguns.

 

A RAM faz parte da University of London, uma das maiores universidades do Reino Unido, com mais de 120.000 alunos. Os seus estudantes podem escolher entre vários departamentos, incluindo instrumentos de metal, violão, jazz, ópera, órgão, estudos vocais, piano e inúmeros outros.

 

“Oferecemos aulas sob medida em vários formatos e gêneros, produzindo talento, fluência e flexibilidade. É por isso que os alunos e graduados da Academia conseguem contratos com grandes gravadoras internacionais, como Deutsche Grammophon, Decca e Sony Music”, conta o site oficial da RAM.

 

5. Curtis Institute of Music - Filadélfia, Estados Unidos

 

O Curtis Institute of Music é um conservatório particularmente seletivo: há apenas cerca de 165 estudantes matriculados por ano. Isso permite uma experiência educacional mais personalizada e contato direto com professores conceituados.

 

O Instituto tem uma abordagem prática; ele incentiva que os seus alunos treinem e se apresentem o máximo possível ao longo dos estudos. Os cursos incluem metais, composição, regência, violão, harpa, órgão, piano, cordas, estudos vocais e vários outros.

 

Assim como em todas as escolas dessa lista, os alunos devem se inscrever e fazer um teste para obter a admissão. Há opções de bacharelados, mestrados, diplomas de pós-bacharelado, certificados de estudos profissionais e jovens aprendizes.

 

6. Royal Conservatoire of Scotland - Glasgow, Escócia

 

O Royal Conservatoire of Scotland (RCS), conservatório real da Escócia, oferece cursos de música, teatro, dança, produção e cinema. A escola trabalha em parceria com a University of Glasgow, University of St Andrews e a University of Edinburgh, além do National Theatre of Scotland e da BBC Scotland. Isso proporciona aos alunos oportunidades de trabalhar, praticar e interagir com profissionais do setor.

 

O RCS também recebeu o título de melhor instituição de ensino superior para empregos após a graduação, segundo a HESA. A pesquisa revelou que 99,2% dos graduados do conservatório estavam empregados ou cursando uma pós-graduação em até seis meses após se formarem.

 

Leia também: Guia do estudante internacional: Glasgow, na Escócia

 

7) New York University – Nova York, Estados Unidos

 

O departamento de música da New York University oferece graduação, pós-graduação e diplomas com honra. Os alunos também podem escolher entre especializações ou minors em música na NYU. (Ou seja, se formar em outra área, mas ter uma formação secundário em música.)

 

Com a sua localização na cidade de Nova York, os alunos estão rodeados por ambientes de prestígio, gravadoras, revistas de música e muito mais, proporcionando estágios e outras oportunidades de aprendizagem prática – sem contar um emprego após a graduação para dar início à sua carreira internacional.

 

Durante um curso de música na NYU, você pode esperar aprender sobre teoria musical, a história da música, música africana, ópera contemporânea e várias outras disciplinas.

 

7 melhores escolas de música do mundo

 

Gostou? Encontre o seu curso no exterior!

 

Esses são só apenas sete exemplos das possibilidades de escolas de música no exterior. Há inúmeras outras em diversos países, formatos e áreas. Se a sua intenção é estudar música no exterior, use o nosso Selecionador de Cursos para encontrar a opção mais adequada de acordo com as suas preferências, objetivo e orçamento.

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.1K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K