Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Melhores universidades mais jovens do mundo, segundo THE

Cansado de ver as mesmas instituições nos rankings mundiais? Conheça as 5 melhores universidades do mundo de apenas 50 anos de idade.

As 5 melhores universidades mais jovens do mundo

Ao pesquisar por universidades no exterior, você provavelmente vai ouvir falar muito sobre as instituições mais renomadas do mundo. Aquelas que têm um longo histórico acadêmico e de reputação mundial, como a Oxford, a Harvard e a Stanford. (Sabemos bem por que nós mesmos falamos muito sobre elas!) Embora essas universidades dominem os ranking por bons motivos, há várias universidades mais jovens que também merecem reconhecimento, apesar de não terem uma história tão prolífica.

 

Se você se interessa em conhecer outras instituições de ensino superior de alta qualidade, mas não tão conhecidas ainda como os três exemplos citados acima, nós demos uma olhada no ranking Best Young Universities in the World 2020 da Times Higher Education: a lista das melhores universidades do mundo de até 50 anos de idade.

 

Essa classificação avalia a pesquisa, o ensino, a perspectiva internacional e o intercâmbio de conhecimento das instituições, usando a mesma metodologia do ranking mundial geral.

 

Vamos ver quem ficou nas cinco primeiras posições?

 

Estudar no exterior: encontre a sua universidade

 

Entenda como funcionam os rankings das universidades mais jovens do mundo.

 

1.Hong Kong University of Science and Technology, Hong Kong

 

Fundada em 1991, a Hong Kong University of Science and Technology, também conhecida pela sigla HKUST, já ocupa a 56ª posição mundial no Times Higher Education World University Rankings 2021 (THE) e é sempre considerada a melhor instituição de Hong Kong. Ou seja, ela tem um renome mundial sem nem completar 50 anos de idade!

 

Como o seu nome sugere, a HKUST é especializada em ciência e tecnologia. Ela conduz pesquisas inovadoras de importância mundial e oferece um ensino acadêmico de alta qualidade. A universidade também tem opções excelentes de cursos em engenharia, negócios, administração e ciências humanas.

 

A HKUST ocupa a 26ª posição no Global University Employability Ranking 2020, o ranking de empregabilidade global após a graduação da THE, e a 2ª na Grande China. Uma pesquisa de empregos entre os alunos que concluíram a graduação na universidade revelou que 76,1% estavam em vagas de tempo integral e 13,7% continuaram estudos em uma pós-graduação.

 

Entre em contato direto com a HKUST para saber mais.

 

2. Nanyang Technological University, Singapura

 

Também inaugurada em 1991, a NTU ocupa a 47ª posição no ranking mundial da THE, lado a lado de instituições de longa data – uma prova concreta do seu rápido desenvolvimento.

 

Ela é também uma das universidades mais conceituadas da Ásia, com especialização em tecnologias digitais. Isso é facilmente notável em seu campus inteligente, que se esforça no uso da tecnologia digital para melhorar a experiência de aprendizagem e de vida dos estudantes, professores e colaboradores.

 

Um bom exemplo disso é o ônibus elétrico autônomo da NTU que foi criado usando inteligência artificial, ciência e tecnologia. Não é à toa que o seu campus é classificado com frequência entre os 15 melhores campi do mundo.

 

Muitos graduandos da NTU garantem empregos ainda durante o último ano de estudos na universidade em importantes empresas multinacionais, como GlobalFoundries, Hewlett Packard, Advanced Micro Devices, Ciba Vision e várias outras.

 

3. Université PSL (Paris Sciences & Lettres), França

 

Apesar de ter sido fundada apenas em 2010 e ganhado o status de universidade em 2019, a PSL conseguiu o impressionante resultado de ser classificada entre as três melhores universidades mais jovens do mundo.

 

Ela é formada por 11 faculdades diferentes e mantém vários parceiros na França e no mundo, incluindo a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, a Les Beaux-Arts de Paris e o Institut Louis Bachelier. Isso permite que a PSL forneça oportunidades de estudos e experiências em uma ampla variedade de disciplinas.

 

Dois terços dos 17.000 alunos da PSL escolhem continuar em um mestrado ou doutorado na universidade. Ela também é a quarta melhor instituição da França para empregadores que buscam recrutar graduados preparados para o mercado de trabalho, segundo o ranking da THE de 2020.

 

4. Sant’Anna School of Advanced Studies – Pisa, Itália

 

Desde a sua criação em 1987, a Scuola Superiore Sant'Anna, em Pisa, na Itália, ganhou uma reputação pela sua especialização em ciências aplicadas. O processo de admissão na Sant’Anna é particularmente rigoroso e espera-se que os alunos provem sua proficiência em dois idiomas, além de terem as melhores notas nos exames de seleção.

 

Entre os ex-alunos notáveis da universidade, estão um dos primeiros-ministros da Itália, Giuliano Amato, e o aclamado neurocientista Giuliano Tononi. Em 2019, a Sant’Anna registrava 1.870 alunos matriculados em pós-graduações e cursos de educação continuada.

 

5. Korea Advanced Institute of Science and Technology, Coreia do Sul

 

O Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, mais conhecido como KAIST, ocupa o 96º lugar mundial, segundo o ranking geral da Times, e a 5ª posição entre as Melhores Universidades Jovens de 2020.

 

O KAIST é considerado um líder em ensino e pesquisa científica, tornando-se uma universidade internacionalmente influente nas áreas de ciência, tecnologia, matemática, engenharia e negócios em um curto período.

 

Fundada 1971, ela é composta por cinco faculdades e acolhe 10.500 alunos do mundo todo. Uma vez graduados, eles partem para conduzir e produzir pesquisas em instituições de importância mundial, incluindo MIT, Harvard, UCLA e Caltech.

 

Além disso, uma grande parte dos seus graduados também encontra empregos em empresas como Samsung, LG, Hyundai e SK Telecom. Outra porção cria o seu próprio negócio depois de estudar no KAIST. Em 2018, já se registravam 1.832 start-ups criadas pelas seus graduados.

 

Conheça as bolsas de estudo integrais oferecidas pelo KAIST, a Coreia do Sul.

 

5 melhores universidades mais jovens do mundo

 

Encontre o seu curso no exterior

 

Esperamos que você tenha encontrado o que estava procurando. Mas se quiser aprofundar a sua pesquisa, sugerimos a nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. Com ela, você filtra a pesquisa de acordo com os seus objetivos, preferências, orçamento e desempenho escolar para encontrar os melhores resultados para você. É fácil e rápida de usar!

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.1K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K