Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

As universidades mais sustentáveis do mundo

Se você se importa com o planeta, a sua universidade também deveria, certo? Conheça as instituições que mais se preocupam com o meio ambiente a seguir!

As universidades mais sustentáveis do mundo

Os apelos às ações contra a mudança climática ganharam um ímpeto nos últimos anos, com a sustentabilidade se tornando uma prioridade para muitos países do mundo inteiro. Como uma preocupação crescente para governos de todas as partes, as universidades também começaram a criar planos de ação e a melhorar seus hábitos e políticas internas em prol do meio ambiente.

 

Estudar sustentabilidade no exterior

 

Assim, se você se preocupa com um estilo de vida sustentável e com a proteção do nosso planeta, este pode ser um fator decisivo na hora de escolher a sua universidade no exterior. Outra ideia é, na hora de definir seu destino de estudo, considerar quais países apresentam um bom desempenho em sustentabilidade como parte de seu processo de tomada de decisões.

 

Com intuito de esclarecer sobre esse assunto e listar as melhores universidades em sustentabilidade, usamos o Times Higher Education Impact Rankings de 2020 como base, verificando especificamente as seguintes categorias:

 

  • Ação climática;
  • Energia limpa e acessível;
  • Cidades e comunidades sustentáveis.

 

Essas classificações da Times avaliam as universidades em relação de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

Os ODS da ONU fazem parte da Agenda 2030 de metas globais, amplas e independentes, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas do mundo todo.

 

São 17 desafios:

 

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água potável e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Trabalho decente e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

 

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, diz a página das Nações Unidas Brasil.

 

A seguir, conheça as melhores universidades do mundo no quesito sustentabilidade em três categorias, de acordo com o Times Higher Education Impact Rankings de 2020.

 

1. Ação Climática

 

Esta categoria do ranking de impacto da Times Higher Education (THE) mede as pesquisas sobre mudanças climáticas conduzidas pelas universidades, o seu consumo de energia e as suas estratégias para lidar com os efeitos das mudanças climáticas no mundo.

 

O Canadá é o mais bem colocado em ação climática, com quatro universidades entre as dez primeiras nesta categoria. A University of British Columbia, por exemplo, tem como objetivo uma redução de 100% nas emissões de gases de efeito estufa até 2050.

 

Da mesma forma, a Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, pretende ser completamente livre de combustíveis fósseis até 2035. Essa universidade holandesa também incentiva menos consumo de carne no campus com a introdução da famosa campanha conhecida como “segunda sem carne”. O objetivo é que opções de comidas vegetarianas e veganas se tornem padrão no campus.

 

Estudar sustentabilidade no exterior

 

Esses são apenas alguns exemplos de projetos em andamento em importantes instituições que atuam contra as mudanças climáticas.

 

As principais instituições nesta categoria, segundo a Times Higher Education, são:

 

1. University of British Columbia - Canadá

2. Vrije Universiteit Amsterdam - Holanda

3. University of Tasmania - Austrália

4. University of Victoria - Canadá

5. Peter the Great St Petersburg Polytechnic University – Rússia

6. University of Helsinki - Finlândia

7. University of Buffalo – Estados Unidos

8. University Laval - Canadá

9. Simon Fraser University - Canadá

10. Pontifical Bolivarian University – Colômbia

 

2. Energia limpa e acessível

 

Essa categoria está relacionada à pesquisa de medidas de energia limpa e acessível, políticas sobre o consumo de energia e os esforços da universidade para promover a eficiência energética na comunidade local.

 

Como você pode ver nas classificações abaixo, a Universidade de Tongji na China é a melhor em energia limpa e acessível, enquanto a Austrália tem o maior número de instituições entre as dez primeiras nesta categoria.

 

A Monash University, em particular, tem como objetivo se tornar a primeira universidade movida a energia 100% renovável da Austrália. Já a University of Queensland tem a maior capacidade de geração de energia solar entre todas as universidades australianas.

 

Estudar sustentabilidade no exterior

 

Na Nova Zelândia, na University of Auckland, a pesquisa em energia alternativa/renovável é conduzida no próprio Centro de Energia da universidade, que é financiado pelo Energy Education Trust of New Zealand.

 

As melhores universidades nesta categoria, segundo a Times Higher Education, são:

 

1. Tongji University - China

2. National Changhua University of Education - Taiwan

3. Universidade de São Paulo (USP) - Brasil

4. UNSW Sydney - Austrália

5. University of Auckland – Nova Zelândia

6. Peter the Great St Petersburg Polytechnic University – Rússia

7. Monash University – Austrália

8. The University of Queensland - Austrália

9. University of Newcastle - Austrália

10. Aalborg University – Dinamarca

 

3. Cidades e comunidades sustentáveis

 

Esta categoria do ranking de impacto da Times Higher Education avalia as pesquisas das universidades sobre sustentabilidade, incluindo estratégias internas para melhorar a hábitos sustentáveis e dentro da comunidade em geral na qual a instituição está inserida.

 

Como você pode ver abaixo, o Canadá e o Reino Unido dominam as dez primeiras posições, seguidos por Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Estados Unidos. Na University of Sydney, os pesquisadores estudam métodos para gerenciar o aumento das temperaturas na Austrália causado pelas mudanças climáticas. Outros projetos incluem o Festival de Urbanismo anual administrado por funcionários e alunos da Universidade.

 

Na Trinity College Dublin, Irlanda, a pesquisa é conduzida no Future Cities Research Centre, onde os projetos estudam questões de sustentabilidade sobre infraestrutura urbana, como resíduos, água, energia e sistemas de transporte.

 

A universidade também foi premiada com uma “bandeira verde” de An Taisce, o fundo nacional da Irlanda, em reconhecimento aos seus esforços em direção a uma comunidade universitária mais sustentável. Esse prêmio é baseado em vários fatores, como envolvimento dos alunos, biodiversidade, gestão de resíduos, reciclagem, alimentos sustentáveis, entre outros.

 

Estudar sustentabilidade no exterior

 

As dez melhores universidades na categoria cidades e comunidades sustentáveis, segundo a Times Higher Education, são:

 

1. Simon Fraser University - Canadá

2. University of Sydney – Austrália

3. University of Otago - Canadá

4. University of North Carolina at Chapel Hill – Estados Unidos

5. Trinity College Dublin - Irlanda

6. Newcastle University – Reino Unido

7. King’s College London - Reino Unido

8. University of British Columbia - Canadá

9. University of York - Reino Unido

10. Massey University – Nova Zelândia

 

Estudar sustentabilidade

 

Se se interessa por sustentabilidade e considera transformá-la em uma carreira acadêmica e profissional, há diversos cursos, especializações e possibilidades diferentes de estudos pelo mundo, como, por exemplo:

 

 

Como você pode ver, várias áreas de estudo envolvem sustentabilidade, como Direito, Geografia, Política, Negócios, Ciências, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Depende dos seus interesses e objetivos, mas esses exemplos acima já lhe darão uma ideia dos tipos de cursos que você poderá escolher.

 

E, claro, você também pode procurar por cursos mais focados em sustentabilidade, como mudanças climáticas, proteção ambiental, planejamento urbano e muito mais.

 

Esperamos que o nosso artigo lhe ajude a encontrar uma universidade que combine com os seus valores e planos futuros!

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K