
Por G.A.T.E. Team
Com um longo horizonte de vida acadêmica pela frente, os estudantes que terminam o high school, enfim, estão descobrindo que não precisam ter pressa para entrar na universidade. Por isso, programas como o Gap Year ganham cada vez mais popularidade entre os universitários, especialmente nos Estados Unidos: de acordo com o Council for International Educational Exchange, Harvard tem visto um aumento de 33% no número de alunos que fazem um Gap Year.
O Gap Year, como definido pela American Gap Association, envolve o período sabático em que alunos tiram um tempo dos estudos formais e partem para uma experiência de autoconhecimento, deixando a sua zona de conforto e abraçando desafios que podem fazer toda a diferença para a sua vida profissional.
As vantagens de fazer um Gap Year
Segundo pesquisa feita pela American Gap Association em 2015, 98% dos estudantes entrevistados afirmam que fazer um período sabáticoos ajudou em seu desenvolvimento pessoal, enquanto 84% deles dizem que o Gap Year os auxiliou a adquirir habilidades úteis para a vida profissional. Chama a atenção, ainda, o fato de que 77% dos entrevistados afirmam ter encontrado um propósito de vida após o programa.
“Nos tornamos mais sábios e bem informados quando saímos da nossa zona de conforto e abrimos a mente para conversar com pessoas que têm a vida dramaticamente diferente da nossa”, justifica Chris Yager, fundador e diretor executivo do programa Where There Be Dragons, organização líder em educação multicultural, que oferece programas de Gap Year relacionados à cidadania global, à liderança e ao autoconhecimento.
“Estudos têm mostrado que os alunos de Gap Year tendem a superar seus colegas em todas as métricas, devido às habilidades e valores adquiridos durante o programa”, afirma Renan Zorer, coordenador de produtos do STB e responsável pelos programas de Gap Year da Where There Be Dragons, oferecidos com exclusividade pelo STB no Brasil.
De acordo com Robert Clagett, ex-oficial sênior do departamento de admissões de Harvard, estudantes que optam por fazer um período sabático também experimentam diversos benefícios pessoais. “A maioria deles se apresenta de uma maneira mais madura e focada, além de serem muito mais conscientes do que pretendem fazer durante a faculdade”, disse em entrevista ao site Business Insider.
Abaixo, listamos outros cinco benefícios indiscutíveis que um período de Gap Year pode trazer. Confira:
1. Autoconhecimento
A liberdade de tomar as decisões sozinho e a coragem de desafiar a si mesmo a cada dia são alguns dos princípios do Gap Year. Nesse período, é comum que os estudantes descubram mais sobre os seus gostos e criem novas expectativas para o futuro.
2. Novas habilidades
Aprender uma coisa nova a cada dia é uma missão durante o período sabático. O programa expõe os estudantes a diversas situações diferentes, aumentando o seu senso de responsabilidade e fazendo com que adquiram inúmeras novas habilidades.
3. Novas amizades
A saudade de casa faz com que os estudantes aproveitem muito mais a companhia de quem está ao seu redor, construindo amizades com pessoas de diversas nacionalidades. Isso, certamente, amplia muito a visão de mundo de cada um, além de gerar laços para a vida inteira.
4. Novos objetivos
Período que envolve muitas descobertas e autoconhecimento, o Gap Year também possibilita que os estudantes tenham mais tempo para descobrir o que realmente querem antes de começar a vida universitária. Assim, entram para a faculdade muito mais seguros de si, de suas escolhas e de sua verdadeira vocação.
5. Novas experiências
Durante o Gap Year, os estudantes passam pelas mais diversas situações e experiências, o que permite que eles amadureçam, criem responsabilidades e ampliem seus horizontes, entendendo melhor a perspectiva de outras culturas e construindo memórias incomparáveis.
Leia mais:
Exames de proficiência: é melhor se preparar no Brasil ou exterior?
A importância do trabalho voluntário na seleção das universidades
Os desafios dos primeiros meses em uma universidade americana