Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Como aproveitar ao máximo uma feira de Intercâmbios

As perguntas, a melhor roupa, como abordar os representantes, e várias outras dicas de como aproveitar feiras de intercâmbio internacionais

Como aproveitar ao máximo uma feira de Intercâmbios
1174

Você está pensando em ir para alguma feira de intercâmbio este ano? Não sabe como se preparar? Bem, não se preocupe! Nosso guia prático vai te ajudar detalhando tudo o que você precisa saber antes de ir a uma delas.

 

1. Complete seu registro

 

Quem gosta de filas? Acho que nenhum ser humano neste vasto planeta Terra. Então, para evitá-la, é melhor você completar seu registro antes de chegar ao evento e já ter seu convite em mãos. Desta forma você pode pegar uma fila menor já que não precisa preencher o formulário de inscrição. Faz sentido, né?

 

2. Prepare algumas perguntas

 

Não se esqueça, nessas feiras as instituições fazem tudo que podem para ajudá-lo a tomar a decisão certa. Mas é melhor você preparar uma lista de perguntas para as quais você gostaria de respostas de antemão para suavizar o processo tanto quanto possível. As perguntas podem incluir opções de bolsas de estudo no exterior, acomodações em potencial, apoio geral ao estudante, línguas frequentemente faladas no país de seu interesse ou como os cursos se diferem dos daqui do Brasil. Lembre-se que os representantes estão lá para ajudá-lo, mas primeiro você tem que ajudar a si mesmo.

 

3. O que vestir?

 

Roupas casuais e confortáveis. Em cidades mais quentes o ideal é uma calça jeans e uma camiseta. Traga também um casaco, às vezes o ar condicionado da feira pode estar um pouco frio para agradar os expositores de países de climas gelados! Em cidades mais frias, já venha com o casaco, claro, porém com roupas mais frescas por baixo. Quando a feira lota muito, pode ficar um pouco quente, então você pode deixá-lo na mochila, outro item também necessário.

 

4. Como chegar

 

Nada pior que você chegar num evento e descobrir que você está atrasado, ou que você perdeu tudo que queria ver. Então planeje com antecedência. Google Maps, Waze, Uber - há muitas maneiras de chegar em algum lugar hoje em dia. Se você ainda está tendo dificuldade, entre em contato com os organizadores da feira e sem dúvida, eles ficarão felizes em te ajudar.

 

5. O que devo levar?

 

Leve água. Traga sua chave, seu celular, dinheiro, identidade. Isso é o essencial. Mais importante ainda, traga qualquer documento que você achar que será necessário: passaporte, certificados, histórico de notas, informações do que você está estudando no momento, coisas assim. Isso poderá adiantar seu processo de viagem na feira e ajudará o representante da universidade.

Traga também uma bolsa. Você provavelmente receberá vários panfletos e catálogos sobre as universidades e os cursos, então é melhor trazer algo para levar tudo embora. Uma mochila pode ser também, algo que seja confortável para você. Ou melhor ainda, traga alguém com você para dividir todas suas dúvidas e questionamentos. Afinal, é uma decisão importante na sua vida.

 

6. Como aproveitar a feira de forma eficiente

 

Vá preparado. É mais fácil dizer isso do que fazer, claro, mas tente ver com antecedência no site da feira a lista de expositores que estarão no evento e verificar quais são de maior interesse para você. Assim você pode ir diretamente para aqueles que mais te atraem, mas tenha cuidado, os estandes mais populares podem ficar muito cheios, especialmente em horários de pico. Fique atento também aos horários dos seminários.

 

Se a feira estiver lotada, apenas certifique-se de estar ciente do que acontece ao seu redor.

 

7. Divirta-se!

 

Essas feiras são uma chance para explorar as possibilidades e os seus sonhos. Os representantes e agências irão te dar informações e te ajudarão a encontrar seu intercâmbio perfeito. Permita-se a conhecer outros países que você não havia considerado, e pense com calma na sua escolha. Ninguém espera que você feche seu intercâmbio imediatamente, a não ser que você já vá esclarecido e decidido a ir para alguma instituição específica. Você terá o contato de todas as pessoas com quem conversou na feira e poderá interagir com ela depois do evento também.

 

Leia mais:

5 vantagens de participar de uma feira de estudante internacional

Conheça alguns webnars voltados para quem deseja estudar fora

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como aproveitar ao máximo uma feira de Intercâmbios

Editor - colaborador

Dê uma olhada...