Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Como encontrar o seu MBA no exterior

Chega um ponto em sua carreira em que um MBA pode dar aquela alavancada necessária. Mas como escolher o curso certo? O principal é saber quais são as suas motivações.

Como encontrar o MBA certo para você no exterior
254

Escolher um curso de MBA no exterior não é uma decisão fácil. O programa da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, por exemplo, uma das escolas de negócios mais conceituadas do mundo, custa mais de US$ 100.000 por dois anos de estudos. Mas as taxas de ensino não serão o único fator decisivo. Fazer um MBA em outro país significa que você ficará afastado do mercado de trabalho por pelo menos um ano, às vezes mais. Por isso, será essencial escolher a escola de negócios certa e o curso mais adequado dentre a enorme oferta atual – e que podem influenciar todo o futuro da sua carreira.

 

MBA nos Estados Unidos

 

 

Verdade seja dita, você não precisa necessariamente de um MBA para ter sucesso na sua carreira. No entanto, não há dúvidas de que, em um mercado de trabalho que fica cada vez mais exigente e competitivo, ter um programa como o MBA no currículo, especialmente um cursado no exterior, pode ajudar a destacar o profissional dos demais, seja para conseguir uma promoção ou conseguir um novo rumo em outra parte do mundo.

 

Como um MBA exige um investimento significativo tanto de dinheiro quanto de tempo, escolher a escola errada pode lhe custar muito. A escola certa não precisa ser necessariamente aquelas bem colocadas nas primeiras posições de rankings mundiais, apesar de isso ser, sim, um indicador de qualidade. O fator principal para fazer uma escolha certa é compreender verdadeiramente os seus motivos para querer cursar um MBA e como eles influenciarão a sua decisão.

 

“Eu quero dar um novo rumo à minha carreira”

 

A maioria das pessoas bem-sucedidas que concluem um MBA usa o curso para fortalecer habilidades e experiências que eles já tinham antes de começar os estudos. Poucos empregadores selecionarão um profissional sem experiência prévia só por causa de um MBA no currículo. Ou seja, o MBA funciona como uma ferramenta adicional para quem já tem conhecimentos e habilidades adquiridos com uma carreira em andamento.

 

Por este motivo, se a sua intenção for fazer um MBA para mudar de carreira e começar em uma área totalmente diferente da sua, você precisará escolher entre as melhores escolas do mundo, analisando a grade curricular com cuidado para verificar que o curso incluirá qualquer tipo de experiência prática, como um estágio. Mesmo assim, é importante ter em mente que o MBA funcionará como um trunfo no seu currículo, juntamente às suas demais experiências e histórico educacional, e não o bilhete de ouro que garantirá a sua entrada no mercado.

 

“Eu quero abrir meu próprio negócio”

 

Nenhuma escola ensinará totalmente como ser um empreendedor bem-sucedido – de fato, muitos acreditam que empreender não é uma qualidade que pode ser ensinada, apesar de diversas universidades do mundo todo já provarem o contrário. Talvez quem tenha um tino para negócios consiga uma vantagem inicial, no entanto, um MBA ajudará a desenvolver as habilidades empreendedoras que você já possui.

 

Neste caso, as melhores escolas seriam as que tiverem um corpo docente formado por uma combinação de acadêmicos tradicionais e profissionais com vivência do “mundo real”, que já tiveram ou têm seus próprios negócios bem-sucedidos, para trazer toda essa experiência de primeira mão às salas de aula e fornecer um insight verdadeiro sobre o mercado de trabalho. Também seria ideal pesquisar por escolas com uma população estudantil diversa, com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.

 

“Eu quero ganhar mais/conseguir um emprego melhor”

 

MBA no exterior

O ideal é encontrar um MBA que proporcione habilidades e conhecimentos que você precisará a longo prazo. Dificilmente ele fará uma enorme diferença se você estiver começando em uma nova carreira sem que tenha experiência prévia.

 

Os salários iniciais da grande maioria das profissões não são tão atraentes para quem está no começo da carreira, mesmo para quem tem um MBA. O valor real do curso só se manifestará após um período de tempo. Por isso, a melhor opção é encontrar uma escola que lhe ajude a desenvolver as habilidades e aptidões que você precisará a longo prazo, não imediatamente após a conclusão do curso.

 

A localização da escola também é importante. Você deverá considerar onde você se enxerga em alguns anos, porque fazer um MBA no exterior pode abrir portas profissionais no país ou em outros lugares do mundo, dependendo do seu destino de estudo, principalmente se você fizer vários contatos e conseguir trabalhar durante o curso.

 

“Eu quero aumentar a minha rede de contatos profissionais”

 

A maioria das pessoas que concluem um MBA dirá que o aspecto mais útil de cursar uma escola de negócios foi o networking. Se esse é o seu motivador principal, pense sobre o tipo de contatos que você quer ter para ajudar na sua carreira. Diversas escolas nas melhores posições em rankings, especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido, tomam medidas para formar turmas diversas que resultam em contatos de todas as partes do mundo.

 

Isto é especialmemte útil se você tiver intenção de seguir uma carreira internacional após o MBA, diferente, por exemplo, se você pretende focar sua carreira no setor público do seu próprio país.

 

“Eu quero ter uma experiência internacional”

 

Não basta decidir-se por um MBA no exterior. Tem que saber exatamente onde você quer estudá-lo e por que! Se a sua motivação é ter uma experiência internacional, deve focar a sua pesquisa na confiabilidade da instituição, na disponibilidade de intercâmbios internacionais e viagens de estudo, e também em quais países os seus ex-alunos conseguiram oportunidades após a conclusão do MBA.

 

Considere ainda em qual idioma você gostaria de estudar – português, inglês ou outra língua estrangeira – de acordo com os seus planos de carreira futuros. Praticamente todos os cursos de MBA considerados os melhores do mundo são ministrados em inglês mesmo em países não anglófonos, mas morar e estudar em países como França, Alemanha ou China pode te destacar no mercado local e, dependendo da sua área, isso será bem interessante para a sua carreira, principalmente se você conseguir estudar também o idioma nacional.

 

A localização da escola é um fator determinando do tipo de conhecimentos que ela oferece aos estudantes devido à sua proximidade a certas indústrias. Por exemplo, escolas em Chicago, Nova York ou Londres regularmente conseguem receber palestrantes convidados de diversas instituições financeiras aglomeradas nestas regiões. Do mesmo modo, há escolas localizadas próximas a centros aeroespaciais, indústrias de luxo ou biotech. Tudo vai depender do que você espera dos seus estudos. Na hora de escolher o seu MBA no exterior, analise bem a região onde ela está localizada e verifique quais vantagens ela te proporcionará.

 

“Eu quero ter uma experiência internacional e desenvolver meus conhecimentos com um MBA, mas sem me quebrar financeiramente”

 

Wharton School

O MBA de dois anos da Wharton School, uma das melhores escolas de negócios do mundo, custa mais de US$ 100.000.

 

Obter um MBA no exterior é realmente caro. No entanto, se você estiver disposto a pesquisar além das escolas mais famosas e considerar opções em ascensão e com boas perspectivas, você encontrará ofertas muito atraentes.

 

Há uma variedade de escolas que decidem manter as taxas de ensino relativamente mais baixas, e algumas inclusive criam novas opções de financiamento para candidatos internacionais. A própria Harvard baseia-se em cooperativas de crédito; a Duke assumiu as despesas com os empréstimos estudantis. Na Europa, a Insead e a Vlerick oferecem elas mesmas um esquema de empréstimos e baixos juros aos seus estudantes com base no futuro potencial de ganho e dá a eles até sete anos após a formatura para saldar a dívida.

 

Apesar de todas estas novas possibilidades, o empréstimo deve ser o seu último recurso para não correr o risco de se endividar. Uma alternativa mais atraente é encontrar opções de bolsas de estudo para estudantes internacionais. A maioria das escolas de negócios seleciona bolsistas com base em mérito, ou seja, aqueles com os melhores desempenhos acadêmicos e experiências profissionais.

 

“Eu quero me especializar”

 

Outro fator digno de nota é a especialização da escola. Quase toda instituição foca em um nicho de especialização, como, por exemplo, empreendedorismo, finanças, marketing, organizações sem fins lucrativos, mercado imobiliário, gestão e saúde. As escolas que possuem um ramo de especialização costumam manter contato direto e parcerias com a indústria relacionada para proporcionar experiências valiosas de trabalho aos estudantes.

 

Por isso, identifique em qual área de especialização você tem interesse – em contraste com um MBA mais genérico – e pesquise por escolas focadas neste nicho.

 

Conclusão

 

Ao pesquisar por escolas de negócios no exterior para encontrar o MBA mais adequado para você, vá além dos rankings mundiais e pense nos critérios que importam especificamente para você e sua carreira – como destino de estudo, especialização, valor do curso, bolsas de estudo, localização, suas habilidades e conhecimentos atuais e objetivos profissionais.

 

Faça uma pesquisa minuciosa até chegar a uma lista de mais ou menos cinco escolas que te agradam e saiba mais sobre a experiência de estudo oferecida por cada uma delas e como elas te ajudarão a alcançar o seu potencial tanto pessoal quanto profissional durante e após a conclusão do MBA.

 

Mãos a boa! Comece sua pesquisa agora mesmo pelo banco de dados do Hotcourses Brasil: MBAs no exterior.

 

Leia também:

Por que fazer um MBA no exterior?

Os diferentes tipos de MBA

Por que estudar empreendedorismo na Europa?

Os 10 melhores MBAs do Canadá

 

Fonte: Com informações do artigo de Khairunnisa Saprik para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Como encontrar o MBA certo para você no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

24594

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

12140

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

7376

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

5563