
Você já ouviu falar que quem não está certo sobre qual carreira seguir acaba optando por administração de empresas? Isso é um rumor que ronda os colegiais brasileiros, mas a veracidade da afirmação é duvidável. O momento de dúvida na hora de se inscrever para o processo seletivo de alguma graduação é natural. No entanto, a escolha pela administração deve ser pensada com cuidado como qualquer outra área de estudo.
Isto porque o administrador precisa de uma série de qualificações. Primeiramente, é preciso o tino para os negócios e o espírito empreendedor. É preciso ser bom comunicador e organizador; ser capaz de tomar decisões rápidas e entender do mercado financeiro; gostar e entender de matemática e logística; enxergar a empresa ou organização como um todo e, ao mesmo tempo, compreender todas as suas partes, processos e minuciosidades. Portanto, o administrador tem de ser uma pessoa multitarefa, que se atenta aos detalhes, mas mantém sempre em mente o resultado final.
O perfil de quem faz o curso de administração de empresas é de quem não sabia o que estudar e escolheu o curso por achar que poderia atuar em qualquer área
Já ouviu esta também? Esta afirmação tem certo fundo de veracidade, uma vez que a administração de empresa permite ao estudante a escolha de variados seguimentos. O administrador formado pode optar por trabalhar com logística, recursos humanos, finanças, contabilidade, gestão de produção, qualidade de processos, economia, entre outras. Mas antes de se especializar em uma destas áreas, o estudante tem que estudar todas elas sem exceção, durante a graduação – além de matérias mais genéricas, como sociologia, estatísticas, ciência política, direito, etc.
Por isso, o administrador pode atuar em várias áreas, sim. Mas precisa estudar e entender todas as outras também.
O mercado está saturado de administradores
Como as áreas de especialização para quem é formado em administração de empresa são variadas e amplas, é difícil saturar o mercado. A relação candidato/vaga da FUVEST de 2011– o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) – indica 15,01 para o curso de Administração. O número é baixo se compara a outras áreas como 28,53 de Design e 34,62 de Jornalismo. Comparado às áreas relacionadas à administração, a relação está na média – por exemplo, 11, 57 de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuária.
Sabe uma forma de driblas a saturação de profissionais e se destacar no mercado de trabalho? Estudando uma graduação de administração de empresas no exterior:
Cursos de administração de empresas nos Estados Unidos
Cursos de administração de empresas na Inglaterra
Cursos de administração de empresas na Austrália
Leia mais: